• Nenhum resultado encontrado

APLICÁVEIS EM DETERMINADOS ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA, NO QUE RESPEITA A PESSOAL-CHAVE E

A VISITANTEs EM BREVE DESLOCAÇÃO POR MOTIVOS PROFISSIONAIS

1. Os artigos 10.7 e 10.9 não se aplicam às medidas não conformes em vigor incluídas na lista do presente anexo, na medida da não conformidade.

2. As medidas incluídas na lista do presente anexo podem ser mantidas, prosseguidas, prontamente prorrogadas ou alteradas, desde que a alteração não prejudique a conformidade da medida com os artigos 10.7 ou 10.9 existente imediatamente antes da alteração.8

3. Visitantes por motivos profissionais para fins de investimento:

Todos os setores AT: os visitantes por motivos profissionais têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado.

CZ: os visitantes por motivos profissionais para fins de investimento têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado.

SK: os visitantes por motivos profissionais para fins de investimento têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado. É exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

UK: duração de estada permitida: até 90 dias em cada período de doze meses. Os visitantes por motivos profissionais têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado.

EU/CA/Anexo/pt 140

Todos os setores AT:Exame das necessidades económicas.

CZ, SK:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas, no caso de investidores contratados por uma empresa.

DK:estada máxima de 90 dias por cada período de seis meses. Se os investidores desejarem criar uma empresa na Dinamarca enquanto trabalhadores independentes, é exigida uma autorização de trabalho.

FI:os investidores têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, para ocupar cargos de gestão médios ou superiores.

HU:duração máxima de estada de 90 dias quando o investidor não for contratado por uma empresa na Hungria. Exame das necessidades económicas quando o investidor for

contratado por uma empresa na Hungria.

IT:exame das necessidades económicas quando o investidor não for contratado por uma empresa.

LT, NL, PL:a categoria dos investidores não é reconhecida no que respeita às pessoas singulares que representem o investidor.

LV:para a fase de pré-investimento, a duração máxima de estada é limitada a 90 dias por cada período de seis meses. Extensão para um ano na fase de pós-investimento, sujeita a critérios da legislação nacional como o domínio e o montante do investimento realizado.

UK:a categoria dos investidores não é reconhecida: não consolidado.

5. Pessoal transferido dentro da empresa (especialistas e quadros superiores)

Todos os setores BG:o número de pessoas singulares estrangeiras que trabalham junto de uma empresa na Bulgária não pode exceder 10 % do número médio anual de cidadãos da União Europeia contratados pela empresa búlgara em causa. Se o número de pessoas contratadas for inferior a 100, o número pode, mediante autorização, exceder 10 %.

AT, CZ, SK, UK: o pessoal transferido dentro da empresa tem de ser contratado por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado.

FI:os quadros superiores têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos.

HU:as pessoas singulares que tenham sido sócias numa empresa não se qualificam para serem transferidas como pessoal transferido dentro da empresa.

Todos os setores AT, CZ, FR, DE, ES, HU, SK:a formação que será dada em resultado da transferência de um estagiário de nível pós-universitário para uma empresa deve estar relacionada com o grau universitário obtido pelo estagiário de nível pós-universitário.

BG, HU:exame das necessidades económicas.

CZ, FI, SK, UK:os estagiários de nível pós-universitário têm de ser contratados por uma empresa que não seja uma organização sem fins lucrativos, caso contrário: não consolidado.

7. Visitantes em breve deslocação por motivos profissionais

Todas as atividades no anexo 10-D

DK, HR:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo o exame das necessidades económicas, no caso dos visitantes em breve deslocação por motivos profissionais que prestem um serviço no território da Dinamarca ou da Croácia, respetivamente.

LV:é exigida uma autorização de trabalho para as operações/atividades a realizar com base num contrato.

SK:em caso de prestação de um serviço no território da Eslováquia, é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas, para além de sete dias por mês ou 30 dias por ano civil.

UK:a categoria de visitante em breve deslocação por motivos profissionais não é reconhecida: não consolidado.

Investigação e conceção

AT:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas, exceto para atividades de investigadores científicos e estatísticos.

NL:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

Estudos de mercado: AT: é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

É dispensado o exame das necessidades económicas no caso das atividades de investigação e análise até sete dias por mês ou 30 dias por ano civil. É exigido um diploma universitário.

NL:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

Feiras e exposições comerciais:

AT: é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas, para atividades além de sete dias por mês ou 30 dias por ano civil.

EU/CA/Anexo/pt 142

CZ:é exigida uma autorização de trabalho para além de sete dias por mês ou 30 dias por ano civil.

FI:Consoante a atividade, pode ser exigida uma autorização de residência.

SE:é exigida uma autorização de trabalho, exceto para i) pessoas que participem em formação, análise, preparação e finalização de entregas ou em atividades similares no âmbito de uma transação comercial, ou ii) instaladores ou instrutores técnicos no quadro da instalação ou da reparação urgentes de máquinas, por um período de até dois meses, no contexto de uma situação de emergência. Não é exigido um exame das necessidades económicas.

Transações comerciais AT: é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas, para atividades além de sete dias por mês ou 30 dias por ano civil.

FI:a pessoa singular tem de estar a prestar um serviço na qualidade de assalariada de uma empresa situada no território da outra Parte.

NL:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

Pessoal do setor do turismo

NL:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

FI:a pessoa singular tem de estar a prestar um serviço na qualidade de assalariada de uma empresa situada no território da outra Parte.

PL:não consolidado.

SE:é exigida uma autorização de trabalho, exceto para os condutores e o pessoal de autocarros de turismo. Não é exigido um exame das necessidades económicas.

Tradução e interpretação

AT, NL:é exigida uma autorização de trabalho, incluindo exame das necessidades económicas.

PL:não consolidado.

QUALIFICAÇÕES EQUIVALENTES PARA TÉCNICOS DE ENGENHARIA E