• Nenhum resultado encontrado

Foram selecionados 16 indicadores, julgados mais importantes e diversificados, de modo a representar todas as categorias de indicadores.

A matriz abaixo foi aplicada utilizando o critério de maturidade a seguir.

1. Processos – existem processos para coleta de dados/análise/tomada de decisão, está definida a frequência com que os processos devem ser realizados?

2. Estrutura – existe uma função na estrutura organizacional que tenha a respon- sabilidade formal pela realização dos processos descritos acima?

3. Pessoas – há pessoas capacitadas para a realização dos processos?Elas estão alocadas em tempo integral nesses processos? É pessoal próprio ou terceirizado?

4. Sistemas – os sistemas que suportam os processos são seguros? Propiciam a a- gilidade no tratamento dos dados e análise da informação?

5. Políticas e procedimentos – existem políticas e procedimentos (manual de ope- ração) que orientam o trabalho na operacionalização dos processos?

6. Cultura organizacional – a cultura (valores, crenças, comportamentos espera- dos, liderança, etc.) da empresa propicia e dá suporte integral à realização dos processos?

As respostas foram obtidas de forma aberta e qualitativa e um grau de maturidade foi atribuído pelo respondente, como se segue:

A = Alto grau de maturidade; M = Grau médio de maturidade; B = Baixo grau de maturidade.

INDICADOR Processos Estrutura Pessoas Sistemas Políticas e Pro- cedimentos

Cultura Organizacional

Valor Econômico Direto Gerado (EC1) A A A A A A

Ajuda Financeira Significativa Recebida do Governo (EC4) A A A A A A

Consumo de Energia direta discriminado por fonte primária (EN3) M M M M M M

Consumo de energia indireta descriminado por fonte primária (EN4) M M M M M M

Energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência

(EN7) M M M M M M

Totais de Retirada de água por fonte (EN8) M M M M M M

Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água (EN9) M M M M M M

Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada (EN10) M M M M M M

Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região

(LA1) M M M M M M

Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero

e região (LA2) M M M M M M

Trabalho infantil (HR6) A A A A A A

Trabalho forçado ou análogo ao escravo (HR7) B B B B B B

Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada,

operação e saída (S01) B B B B B B

Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políti-

cas públicas e lobbies (S05) B B B B B B

Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e

serviços sujeitos a esses procedimentos (PR1) B B B B B B

Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigên-

cias (PR3) B B B B B B

Quadro 3 - Resultado da pesquisa sobre grau de maturidade das empresas do setor sucroenergético, nas regiões Centro-Sul do país. Matriz Fundamentos por Indicador – Grau de Maturidade

INDICADOR Processos Estrutura Pessoas Sistemas Políticas e Procedimentos

Cultura Organizacional

Valor Econômico Direto Gerado (EC1)

Ajuda Financeira Significativa Recebida do Governo (EC4) Os indicadores econômicos são melhor assimilados pelas usinas, pois a equipe geralmente jáutiliza essas informações em seu balanço financeiro. Há sistemas adequados para o armazena- mento de informação, treinamentos e equipe específica para esse tipo de trabalho. Nos grandes grupos essas informações são muito importantes para as reuniões de conselho da empresa. Consumo de Energia direta discriminado por fonte primária (EN3)

Consumo de energia indireta descriminado por fonte primária (EN4) Energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência (EN7)

Totais de Retirada de água por fonte (EN8)

Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água (EN9) Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada (EN10)

Está se desenvolvendo uma cultura de coleta e monitoramento dos parâmetros ambientais nas usinas, principalmente pelas exigências legais e participação no Protocolo Agroambiental. Con- tudo, trata-se de um processo mais recente que está sendo assimilado pelas usinas. Geralmente não há pessoas específicas para essa função e o departamento de qualidade acaba por incorporar a atividade de obtenção e monitoramento desses indicadores. Os sistemas utilizados não são sofisticados e muitas vezes armazenam os dados em arquivo Excel por exemplo.

Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região (LA1)

Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região (LA2)

Trabalho infantil (HR6)

Trabalho forçado ou análogo ao escravo (HR7) O setor tem problemas com esse indicador devido principalmente à terceirização da contratação de mão-de-obra rural. Os procedimentos internos necessitam ser melhorados.

Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída (S01)

Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políti- cas públicas e lobbies (S05)

Os indicadores de sociedade precisam ser mais difundidos na cultura organizacional das usinas.

Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos (PR1)

Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências (PR3)

Os indicadores de responsabilidade pelo produto precisam ser mais difundidos na cultura orga- nizacional das usinas.

Quadro 4 - Resultado da pesquisa sobre grau de maturidade das empresas do setor sucroenergético, nas regiões Centro-Sul do país. Matriz Fundamentos por Indicador – Comentários Adicionais

Os resultados mostrados nos Quadros 3 e 4 estão dentro do que se esperava: um alto grau de maturidade nos que se refere aos indicadores econômico-financeiros e uma redução da maturidade no que tange aos indicadores sociais e ambientais. Destaca-se o indicador de Trabalho Infantil (HR6) que apresenta um alto grau de maturidade. No setor que necessita aumentar a velocidade da evolução nos aspectos de gestão social, essa informação é um e- xemplo de como um relatório de sustentabilidade pode criar o círculo virtuoso.

Nota-se claramente que para aqueles indicadores mais objetivos, como o consumo de energia ou de água, a maturidade da aplicação dos fundamentos é maior sem, entretanto, ser alta. Por fim, nota-se pela leitura das informações dos Quadros 3 e 4 que em relação à evolu- ção da maturidade nos indicadores sociais e ambientais, há uma mudança acontecendo no que tange os aspectos ambientais, porém ainda não se nota esse mesmo movimento quando o as- sunto são os aspectos sociais.