• Nenhum resultado encontrado

5. PESQUISA DE CAMPO

5.1. Aplicação do modelo

O modelo preliminar’’ foi aplicado em diversos projetos de desenvolvimento de software, conforme Protocolo de Análise para Estudos de Casos (Apêndice A). Logo em seguida a realização dos estudos de casos e a partir da análise dos resultados foi gerado o modelo final. A aplicação do modelo foi realizada em empresas de desenvolvimento de software de Porto Alegre sediadas principalmente no parque tecnológico Tecnopuc e inclui empresas nacionais e multinacionais.

Com o objetivo de realizar uma análise estatística dos participantes selecionados, foram definidos parâmetros de caracterização das empresas, projetos e respondentes participantes. Para isso, foram desenvolvidos instrumentos de coleta de dados com o objetivo de capturar dados demográficos sobre as características das organizações, projetos e respondentes, de forma a permitir a análise dos mesmos. Abaixo são apresentadas a caracterização dos dados demográficos coletados e na próxima seção uma avaliação estatística das médias mais importantes.

5.1.1. Caracterização dos dados demográficos

Os participantes do estudo foram organizações com atuação em Porto Alegre, RS – Brasil, sendo sua grande maioria sediada no Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Como requisitos básicos da pesquisa, todas as organizações participantes trabalhavam com desenvolvimento de software e possuíam projetos em ambientes de desenvolvimento distribuídos de software. Nesse sentido, foram considerados os projetos

dessas organizações que possuíam em seu escopo a integração de partes ou módulos dos sistemas desenvolvidos em mais de uma unidade de desenvolvimento.

Os dados demográficos foram coletados através dos instrumentos de coletas de dados do modelo, com o objetivo de permitir a caracterização das empresas, projetos e respondentes. O objetivo dessa caracterização era permitir a análise das características das organizações, projetos e respondentes e seu enquadramento com relação aos objetivos do estudo. Além disso, permitir a identificação de empresas, projetos e respondentes com características similares, permitindo seu agrupamento de acordo com as necessidades do estudo. Dessa forma, os critérios de caracterização propostos são separados em dois grupos: Critérios genéricos e critérios específicos.

Os critérios genéricos são mais abrangentes e podem caracterizar as organizações, projetos e respondentes, visando diversos objetivos. Os critérios específicos foram utilizados para determinação dos pesos dos respondentes conforme previsto no modelo.

5.1.2. Caracterização das organizações

As organizações participantes do estudo foram avaliadas através do instrumento de coleta de informações denominado “Dimensão 1 – Dados demográficos da organização e do projeto” de acordo com os critérios apresentados na tabela 9.

Tabela 9 – Critérios de caracterização das organizações.

Critério Tipo Descrição

Tamanho da organização Genérico Número de funcionários da organização Experiência em DDS Genérico Tempo em anos e quantidade de

projetos DDS da organização

Nível de maturidade CMMI Genérico Nível de maturidade da organização de acordo com o modelo CMMI

Certificações Genérico Tipo de certificações da organização e de seus profissionais

A caracterização das organizações não levou em consideração como critério o tipo da organização, uma vez que, para os estudos de casos, somente organizações de desenvolvimento de software foram selecionadas.

5.1.3. Caracterização dos projetos

Os projetos participantes do estudo foram avaliados através do instrumento de coleta de informações denominado “Dimensão 1 – Dados demográficos da organização e do projeto” de acordo com os critérios apresentados na tabela 10.

Tabela 10 – Critérios de caracterização dos projetos.

Critério Tipo Descrição

Tamanho do projeto Genérico Número de participantes na equipe do projeto

Experiência do gerente do

projeto Genérico Tempo de experiência (atuação) do gerente do projeto (GP) em gerenciamento de projetos

Certificações do GP Genérico Certificações do gerente do projeto (GP)

Conhecimento da equipe

em GP Genérico Conhecimento da equipe com relação aos processos do PMBOK Situação atual Genérico Situação atual do projeto com relação aos grupos de processos do PMBOK Ciclo de vida Genérico Ciclo de vida de desenvolvimento de

software utilizado no projeto

A caracterização dos projetos não levou em consideração como critério a existência de ambiente de DDS, uma vez que, para os estudos de casos, somente projetos com desenvolvimento de software em ambiente de DDS foram selecionados.

5.1.4. Caracterização dos respondentes

Os respondentes participantes do estudo foram avaliados através do instrumento de coleta de informações denominado “Dimensão 2 – Dados demográficos do respondente” de acordo com os critérios apresentados na tabela 11.

Tabela 11 – Critérios de caracterização dos respondentes.

Critério Tipo Descrição

Papel no projeto Genérico Principal papel desempenhado pelo participante no projeto

Experiência em DS Específico Tempo de experiência (atuação) do

respondente com desenvolvimento de software (DS)

Experiência em DDS Específico Tempo de experiência (atuação) do

respondente com desenvolvimento distribuído de software (DDS)

Conhecimento em DDS Específico Nível de conhecimento do respondente em DDS Conhecimento do

respondente em GP Genérico Conhecimento do respondente com relação aos processos do PMBOK Grau de instrução Específico Último grau de instrução finalizado pelo

Os critérios específicos foram utilizados para diferenciar as respostas de um indivíduo muito experiente das respostas de um indivíduo menos experiente, com isto, o resultado final leva em consideração a experiência dos respondentes. Para maior confiabilidade dos resultados o modelo atribui um peso a cada participante, considerando o tempo de atuação do respondente em desenvolvimento de software, o tempo de atuação do respondente em desenvolvimento distribuído de software, o grau de instrução e o conhecimento do respondente em DDS.

O papel do respondente no projeto é utilizado para o agrupamento dos papéis em uma das três responsabilidades definidas pelo estudo, conforme tabela 12.

Tabela 12 – Papéis x Responsabilidades. Responsabilidades

Papéis Gerenciamento Desenvolvimento Qualidade

Analista de sistemas X Arquiteto X Designer X Líder de desenvolvimento X Desenvolvedor X Integrador X Líder de teste X Analista de teste X Auditor de processos/SQA X Analista de suporte ao ambiente X

Gerente do projeto ou Líder

do projeto X