• Nenhum resultado encontrado

Aplicação do questionário final, tratamento estatístico e comparação dos resultados

CAPITULO VII Aplicação do jogo

QUESTIONÁRIO FINAL

VII.5.1. Aplicação do questionário final, tratamento estatístico e comparação dos resultados

No final do jogo foi aplicado um questionário final (figura 57) muito semelhante ao questionário inicial, para ser feito um novo estudo estatístico, visando fazer um estudo comparativo em termos de aquisição de conhecimentos. Os resultados obtidos são apresentados seguidamente.

Áreas onde a Geologia é considerada preponderante

Saúde e bem estar; 55%

Ciência ; 9% Construçâo

Civil ; 36%

A primeira questão era para assinala a frase que na sua opinião completava melhor a expressão “A geologia”. Os resultados encontram-se no gráfico seguinte, onde se pode ver que os alunos se dividiram entre as opções A, “é muito importante na vida.” e D, “é essencial ao desenvolvimento. “, não se registando respostas nas outras duas opções, “nada importante na vida” e “não tem qualquer interferência” ( figura 58).

Figura 58 – Representação da importância dada à Geologia, dos alunos das turmas principais, após o jogo.

Na questão que pede para indicar áreas onde consideram que a Geologia tem um papel preponderante, as respostas das turmas principais dividem-se entre a construção civil, saúde e bem-estar e ciência. Nota-se assim uma evolução ao nível dos conhecimentos (figura 59).

Figura 59 - Respostas, das turmas principais, à terceira questão do Questionário Final (Áreas onde consideram que a Geologia tem um papel importante).

A Geologia 40% 45% 50% 55% Percentagem 54% 46%

"Na minha casa há minerais..." 80% 20% 0% 20% 40% 60% 80% 100%

em toda a parte. outros

Os recursos naturais são ilimitados e intermináveis.

Falso 77%

Verdadeiro 23%

A saúde individual é também reflexo do conjunto geológicoonde se está inserido.

Falso 4%

Verdadeiro 96%

Relativamente à questão que pedia para completar a frase “Na minha casa há minerais…”, as respostas foram em 80% dos casos para a resposta “em toda a parte (ou outra sinónima) (figura 60).

Figura 60 – Respostas dadas à questão que pedia para completar a frase “ Na minha casa há minerais…”.

Nas questões em que era pedido para classificar com os valores lógicos verdadeiro e falso, as respostas encontram-se esquematizadas nos gráficos das figuras 61. Na última questão, “Os recursos naturais são ilimitados e intermináveis”, regista-se um influxo ao nível da classificação correcta da mesma, tendo sido a única situação em que isto se verifica.

Figura 61 – Percentagens de respostas às questões de verdadeiro ou falso.

Em termos comparativos podemos dizer que se regista uma melhoria ao nível das respostas dos alunos, excepção para a questão de classificação de verdadeiro ou falso da

"Na minha casa ha minerais..." 0% 20% 40% 60% 80% 100% INICIAL 12% 88% FINAL 80% 20%

em toda a parte. outros

afirmação “Os recursos naturais são ilimitados e intermináveis.”, em que os alunos passaram de uma percentagem de 18% para 23% de respostas incorrectas. A explicação para o sucedido pode estar no facto deste ponto não ter sido devidamente fundamentado no jogo, pois poucas questões eram relacionadas com este tema. O facto de se pretender passar a ideia da importância da Geologia pode ter sido descurado no ponto da limitação dos recursos. Seguidamente pode-se observar as respostas dadas nos dois momentos de aplicação dos questionários: inicialmente, assinalado com o “Inicial” e no final da realização do jogo (“Final”) (figuras 62, 63, 64, 65).

Figura 62 – Comparação das respostas dadas à primeira questão, no Questionário Inicial e no Questionário Final.

Figura 63 – Comparação das respostas dadas à questão “Na minha casa há minerais…”

A Geologia 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% INICIAL 45% 2% 4% 49% FINAL 54% 0% 0% 46% é muito importante na nada importante na vida. não tem qualquer é essencial ao desenvolvimento.

Áreas onde considere que a geologia tem um papel preponderante. 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% INICIAL 20% 13% 11% 10% 10% 8% 28% FINAL 0% 36% 0% 55% 0% 9% 0%

Não sei Construçâo Civil Arte (Escultura) Saúde e bem estar Biologia

(Botanica) Ciência Outra

Figura 64 – Comparação das respostas dadas, no Questionário Inicial e no Questionário Final, relativamente às áreas que consideravam que a Geologia tinha um papel importante.

Figura 65 – Comparação das respostas dadas, no Questionário Inicial e no Questionário Final, às questões de verdadeiro ou falso.

A saúde individual é também reflexo do conjunto geológico onde se está inserido.

0% 20% 40% 60% 80% 100% INICIAL 88% 12% FINAL 96% 4% Verdadeiro Falso

Os recursos naturais sao ilimitados e intermináveis.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% INICIAL 18% 82% FINAL 23% 77% Verdadeiro Falso

Em termos globais regista-se uma melhoria ao nível das respostas correctas uma maior sincronização de respostas. Assim, passam a objectivar as suas respostas, registando-se uma maior uniformidade ao nível dos conhecimentos.

Ao nível dos resultados académicos não é muito possível estabelecer uma causa-efeito, entre a aplicação do jogo e estes. Isto porque os conteúdos abordados no jogo são muito mais amplos que os inerentes aos conteúdos programáticos, uma vez que também não era objectivo do jogo leccionar conteúdos específicos mas sim permitir uma concertação ao nível do interesse pelas Ciências da Terra. Procurou-se uma abrangência superior, sempre na tentativa de mais do que transmitir conteúdos específicos, fazê-lo de forma a provar a interligação de conteúdos e a necessária e irremediável dependência dos seres vivos, e sobretudo do ser humano, da Geologia.

Assim, embora não tenha sido possível comprovar a eficácia total do jogo relativamente aos conteúdos programáticos, foi possível ter uma noção da pertinência e da capacidade de aquisição dos alunos. Desta forma denotou-se um aumento das preocupações geológicas, uma maior preocupação e uma reflexão diferente relativamente a estas questões.

Os alunos ficaram sensibilizados, mais interessados e motivados para a Geologia, com preocupações mais lícitas e interessantes e com uma visão integrada e valorizadora da Geologia. Conseguiu-se conduzir os alunos na rota do saber, de forma a levá-los “mais além”.

Documentos relacionados