• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV: Apresentação, análise e discussão dos resultados

6. Aprendizagens novas

6.1.

Aprendizagens obtidas nas aulas de Geografia

Na entrevista de Geografia perguntava-se aos alunos se eles tinham gostado das aulas. Todos responderam afirmativamente a esta questão, no entanto, os motivos que utilizaram para justificar o seu gosto pelas aulas foram variados e, por isso, tal como nas questões anteriores submetemos as suas afirmações à análise de conteúdo.

Posto isto, apresentamos seguidamente, a grelha de análise categorial, que serviu de base para registarmos os dados obtidos através das nossas ferramentas de recolha de dados:

86

Quadro 23 – Grelha da análise de conteúdo da questão 6 da entrevista de Geografia

Categorias Subcategorias A. Conteúdos

abordados nas aulas

A1. Contrastes e obstáculos ao desenvolvimento A2. Políticas demográficas A3. Comércio internacional

A4. Outras respostas

Após observarmos o quadro 24, podemos verificar que para a análise de conteúdo desenvolvida, criou-se somente a categoria A “Conteúdos abordados nas aulas” que está subdividida em quatro subcategorias distintas: A1. “Contrastes e obstáculos ao desenvolvimento”, A2. Políticas demográficas, A3. Comércio internacional, A4. Outras respostas. Atentemos no seguinte quadro (quadro 24), representativo dos valores absolutos e percentuais relativos à questão 6 da entrevista de Geografia.

Quadro 24. Peso relativo (valores absolutos e percentuais) das Unidades de Registo da categoria A e respetivas subcategorias, alusivas à questão 6 da entrevista de Geografia.

Podemos facilmente constatar que a subcategoria A1 obteve uma maior frequência (8), correspondente a uma percentagem de 42% do peso percentual nesta categoria. Esta categoria está diretamente relacionada com o maior bloco de matéria que se centrava no estudo dos contrastes entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Consideremos os seguintes exemplos:

Categoria A

Subcategorias Frequência Percentagem

A1. Contrastes e obstáculos ao desenvolvimento

8 42%

A2. Políticas demográficas 3 16%

A3. Comércio internacional 5 26%

A4. Outras respostas 3 16%

87

A1-QIQ-2: “Não fazia ideia de como o mundo era antes das aulas de geografia, não sabia que

havia tantos contrastes de desenvolvimento.”

A1-QIQ-8: “Aprendi várias coisas sobre os fatores políticos, as catástrofes naturais e os

fatores demográficos nos obstáculos ao desenvolvimento.”

Já a categoria A2 “Políticas demográficas” obteve uma percentagem de 16%, o que corresponde a uma frequência de 3, tal como aconteceu com a categoria A4 “Outras”. No que concerne às UR da subcategoria A2, podemos citar os seguintes exemplos:

A1-QIQ-1: “As políticas demográficas”

A1-QIQ-6: “Políticas natalistas e anti natalistas.” A1-QIQ-9: “As políticas demográficas”

Já na subcategoria A4, englobamos as seguintes unidades de registo:

A1-QIQ-5: “De uma maneira geral percebi bem tudo. As notas falam por si.” A1-QIQ-13: “Tudo o que era novo no 9ºano.”

A1-QIQ-14: “Aprendi muitas coisas.”

Analogamente à subcategoria A3“

Comércio internacional”

podemos constatar que

concentrou 26% (5 UR) correspondem. Das repostas dos alunos destacar como primeiro

exemplo:

A1-QIQ-1: “A economia dos países, o comércio internacional” A1-QIQ-6: “Coisas relacionadas com o comércio internacional”. A1-QIQ-11: “Aprendi coisas sobre o comércio internacional”

De um modo geral, os alunos citaram nas suas respostas os grandes tópicos das aulas

como os contrastes de desenvolvimento ou o comércio internacional. Porém, notava-se

em algumas das respostas o espanto que lhe causaram, sobretudo no caso dos contrastes,

as diferenças existentes entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

6.2.

Aprendizagens obtidas nas aulas de História

Na entrevista de História, tal como acontecera na de Geografia, perguntava-se aos alunos se eles tinham gostado das últimas aulas. As respostas, mais uma vez, foram unânimes: todos responderam afirmativamente a esta questão e os motivos que os levaram a fazer tal opção foram submetidos à análise de conteúdo. Fruto dessa observação, apresentamos primeiramente uma grelha substancial da análise de conteúdo:

88

Quadro 25 – Grelha da análise de conteúdo da questão 6 da entrevista de História

Categorias Subcategorias A. Conteúdos

abordados nas aulas

A1. Segunda Guerra Mundial

A2. Guerra Fria

Após observarmos o quadro 25 podemos verificar que para a análise de conteúdo desenvolvida na questão 6 da entrevista de História, foram criadas duas categorias principais: a subcategoria A1. Segunda Guerra Mundial e a A2. Guerra Fria.

Remeter-nos-emos, primeiramente, à análise da Categoria A “Conteúdos abordados nas aulas” que está subdivida em duas subcategorias distintas: A1 “Segunda Guerra Mundial” e A2 “Guerra Fria”. Observemos o quadro 26, relativo às respostas dos alunos à questão 6 da entrevista de História:

Quadro 26. Peso relativo (valores absolutos e percentuais) das Unidades de Registo da categoria A e respetivas subcategorias, alusivas à questão 6 da entrevista de História.

Categoria A

Subcategorias Frequência Percentagem

A1. Segunda Guerra Mundial 12 75%

A2. Guerra Fria 4 25%

Total: 16 100%

Como depreendemos da análise do quadro acima evidenciado (quadro 26) a subcategoria A1 “Segunda Guerra Mundial” registou uma frequência de 12 o que correspondeu a uma percentagem relativa de 75%. Das unidades de registo que esta subcategoria obteve apresentamos as seguintes:

A1-QIQH-1: “Aprendi as causas da Segunda Guerra mundial e como decorreu este trágico

acontecimento.”

A1-QIQH-2: “Aprendi mais sobre como começa uma guerra, as causas e os objetivos.” A1-QIQ-4: “quem eram os países envolvidos na Segunda Guerra Mundial não sabia as causas

nem os porquês.”

A1-QIQ-5: “As causas da guerra, as características da guerra, as datas, os problemas que

causaram as guerras.”

Relativamente à subcategoria A2 “Guerra Fria” houve apenas o registo de quatro unidades de registo:

A2-QIQH-4: “Não sabia que tinha existido uma Guerra Fria.” A2-QIQH-6: “A Guerra Fria não sabia nada disso.”

89 Tal como em Geografia já o tinham feito, os alunos mostraram-se muito agarrados aos tópicos das aulas, salientando no entanto, o relevo que estes colocaram nas causas da guerra, dado que das 12 respostas que se registaram no tópico da Segunda Guerra Mundial, 8 colocavam a tónica nas causas do conflito bélico. Para além disto, estas respostas estão em consonância com as anteriores dado que a maioria dos alunos afirmaram que a aula de análise de documentos aquela que menos gostaram e aprenderam.