• Nenhum resultado encontrado

Apresentação e Análise de Resultados

4.1 Questionário

4.1.1 Apresentação do Questionário

Foi elaborado um questionário que se dirigiu a professores de flauta transversal, através do qual se procurava aferir se existem algumas tendências acerca de duas questões essenciais: quais os manuais e métodos de flauta preferidos por estes docentes e quais são as suas opiniões sobre o peso de parâmetros como a postura e a respiração e a maneira de abordar estes aspetos. Se é certo que a primeira questão é fácil de ser respondida, a segunda envolveria algum tempo e esforço por parte dos respondentes. Isto iria levar a um, mais que provável, baixo número de respostas e a uma agregação de dados difícil de realizar e consolidar, dadas as especificidades tão diferentes que se poderiam encontrar nas respostas obtidas. Por estas razões, optou-se pela colocação de várias perguntas de resposta fechada, sendo que, em algumas delas, era dada a possibilidade ao respondente de comentar ou elaborar a sua resposta, resultando assim num questionário com um total de 18 questões. O presente inquérito foi divulgado numa rede social e também foi enviado individualmente para 71 pessoas, tendo obtido 66 respostas que se podem agrupar da seguinte forma:

Para a leitura e análise de resultados, foram consideradas apenas as 37 respostas completas a este questionário. Apesar de ser expectável que qualquer flautista profissional possa ter opiniões bastante fundamentadas acerca das questões abordadas neste inquérito, entendi

37 10

19 respostas completas

desqualificado incompletas

que, para este trabalho, seria mais proveitoso obter apenas os juízos das pessoas que têm que lidar com estes assuntos numa vertente pedagógica. Assim, foi introduzida uma primeira pergunta eliminatória com vista a disponibilizar o questionário somente a quem se identificasse como docente de flauta transversal.

4.1.2 Caracterização da amostra

Pergunta 2: Quantos anos de experiência tem de lecionação de flauta?

Gráfico 3 - Experiência dos docentes respondentes - gráfico circular. Perg.2

A amostra é composta por professores de flauta transversal com variados níveis de experiência. Pouco mais de metade dos respondentes leciona há 10 ou menos anos, 20% entre

51% 19% 19% 11% ≤ 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40 0 1 2 3 4 0 10 20 30 40 50 Fre q u ên cia Anos de Experiência Frequência

11 e 20 anos, 19% entre 21 e 30 anos, e 10% tem entre 31 e 40 anos de experiência de lecionação.

Pergunta 3: Número de alunos e professores (respondentes) por nível de ensino

Pela análise do gráfico anterior podemos constatar que a grande maioria dos professores inquiridos leciona a alunos de iniciação e curso básico. Nos resultados desta amostra, o curso básico, quando comparado com os outros níveis de ensino, concentra mais do dobro do número de alunos. Em conjunto, os 37 professores respondentes lecionaram, no ano transato, um total de 524 alunos de flauta.

Após as primeiras três questões que se destinavam a permitir uma melhor caracterização da amostra, seguiram-se as perguntas relacionadas com a temática.

0 50 100 150 200 250

Iniciação Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Superior Fre q u ên cia Nível Ensino Professores Alunos

4.1.3 Leitura e análise dos resultados

Pergunta 4: Nas suas aulas de flauta, costuma utilizar algum manual/método como ferramenta de auxílio ao ensino do instrumento?

Na questão número quatro, a totalidade dos respondentes disse utilizar algum manual ou método nas suas aulas de flauta. A seguinte lista resulta dos títulos sugeridos pelos professores que compõem esta amostra, sendo que era possível a cada docente dar até cinco referências. Por uma questão de conveniência, serão apresentados apenas os títulos referidos por duas ou mais vezes. A lista completa com todos os manuais/métodos mencionados pelos professores será apresentada no Anexo XII.

LISTA CONDENSADA Frequência

Bennet, N.- A New Tune a Day 2

Bernold, P. - l'Art de l'embouchure 17

Goodwin, L. - The fife book 4

Lukas-Graf, P. - Check-up 4

Moyse, L. - Forty little pieces (in progressive order for beginner flautists) 2

Moyse, M. - Exercices Jounaliers 6

Moyse, M. - 24 Petites Etudes Melodiques 2

Moyse, M. - École de l'Articulation 2

Moyse, M. - De la sonorité 10

Pollock, M. - Abracadabra flute 2

Reichert - 7 Exercices journaliers pour la flûte, Op.5 10

Taffanel e Gaubert - Méthode Complète de Flûte 11

Taffanel e Gaubert - 17 Ex. Journaliers de Mecanisme 8

Wastall, P. - Learn as you play 2

Wye, T. - Begginner's book 13

Wye, T. - Complete Daily Exercises for the Flute 4

Wye, T. - Practice Book for the flute (books 1-6) 8

Wye, T. - Practice Book for the flute 1 - Tone 2

Wye, T. - Practice Book for the flute 2 - Technique 2

Tabela 2 - Lista condensada dos métodos mais utlizados pelos docentes. Perg.4

Como já seria de esperar, certos títulos aparecem mais vezes do que outros. Existem, no entanto, alguns que se destacam claramente pela frequência com que são utilizados pelos professores desta amostra. O livro de Philipe Bernold, l’Art de l’embouchure (n.d.) (a arte da embocadura, em Português) é referido por praticamente metade dos respondentes. São

também utilizados, por cerca de um terço da amostra, os livros Beguinner’s Book for the flute de Trevor Wye e Método Completo de Flauta escrito por Paul Taffanel e Philipe Gaubert (1923). Se tomarmos em conta que os 17 Exercícios diários de Mecanismo de Taffanel e Gaubert correspondem à Parte IV do Método Completo de Flauta dos mesmos autores, então podemos considerar que possivelmente mais de metade dos professores utiliza esta secção do método. O mesmo raciocínio pode ser feito em relação aos Practice Books de Trevor Wye (2014), cujos primeiros dois volumes foram mencionados por duas vezes em separado, pelo que também têm uma grande representatividade nesta amostra.

Documentos relacionados