• Nenhum resultado encontrado

Esta seção traz a conclusão da análise dos resultados, discutindo-os, e apresenta as limitações e lições aprendidas do estudo, e as oportunidades para futuras avaliações.

Documentação

Como resultado da análise descrita na seção anterior, nota-se que há uma redução considerável de tamanho, complexidade e esforço para a construção de aplicações sobre o Spontaneousware. Muitas das funcionalidades necessárias para um ambiente móvel ad hoc já estão resolvidas pelo framework e não é preciso reimplementá-las. Outros trabalhos, como o de Fujiwara [Fujiwara et al. 2003], também já validaram o uso de framework no desenvolvimento de software. Estes fatos comprovam a viabilidade de uso de framework como descrito na literatura por Zamir [Zamir 1999] e Jacobson [Jacobson et al. 1997]. Da análise e interpretação realizada pelo estudo experimental, foram verificadas as hipóteses alternativas (H1, H2, H3, H4 e H5) estabelecidas pelo

planejamento, chegando-se a responder afirmativamente à todas as questões (Q1, Q2, Q3 e Q4) levantadas pela definição do estudo. Os relacionamentos entre questões e hipóteses podem ser interpretados da seguinte maneira:

• Q1: H1 e H3;

• Q2: H2;

• Q3: H4; e

• Q4: H5.

Desta forma, ao serem respondidas todas essas questões, os objetivos identificados para o experimento foram alcançados, conforme o mapeamento da Figura 4.1.

Dos principais benefícios encontrados com o uso do Spontaneousware, tanto do ponto de vista de construção de sistemas de middleware como da construção de aplicações para o domínio abordado, tem-se:

• A redução do número de classes e métodos implementados pela aplicação, como conseqüência tem-se um menor esforço;

• Uma menor complexidade envolvida na aplicação, possibilitando uma curva de aprendizado menor, pois as funcionalidades essenciais do domínio estão resolvidas pelo framework; e

• O uso de uma API comum, em plataformas e redes diferentes, facilita o desenvolvimento de um conjunto de aplicações interoperáveis e uma padronização entre as mesmas.

Como um resultado adjacente, o estudo experimental proporcionou uma identificação mais tangível do valor da contribuição e viabilidade de uso dos artefatos propostos por este trabalho: o Spontaneousware e o Sw-Bluj.

Além de todas as conclusões, outra contribuição do estudo de avaliação está na documentação da realização do experimento, resultando em um projeto que permite a replicação da execução com o propósito de dar maior evidência

116 Considerações Finais

aos resultados encontrados. Para tanto, algumas variáveis em estudo devem ser modificadas para se avaliar outros fatores.

Empacotamento

Após a conclusão do estudo experimental, foram identificados alguns aspectos que devem ser considerados com o objetivo de tornar o experimento replicável. Então, este estudo foi empacotado com o propósito de permitir a outros investigadores reproduzir os resultados. O mesmo se encontra no site do projeto18 com toda documentação (definição, planejamento, operação e análise), artefatos de entrada, ferramentas e scripts necessários para sua reprodução. A repetição do experimento é importante para mostrar que as variáveis imprevistas não estão afetando os resultados finais.

Lições Aprendidas

Para assegurar a completude da avaliação do framework, é importante também considerar os outros dois tipos de avaliação que, por motivos de impossibilidade de uso no momento, não foram realizados neste estudo.

Todavia, o uso de um sistema de middleware de terceiro também foi importante na avaliação do Sw-Bluj para a comparação entre diferentes implementações.

As aplicações de terceiros que foram utilizadas se apresentaram como uma boa solução para a redução do esforço gasto na preparação dos artefatos e para dar mais imparcialidade.

Próximas Avaliações

Em futuros estudos experimentais, espera-se:

• Considerar os outros dois casos identificados na etapa de contexto para a avaliação do framework;

• Considerar a completude da avaliação do middleware com as aplicações assíncronas;

• Realizar avaliação de desempenho tanto do framework quanto do

middleware, identificando o overhead proporcionado por cada artefato sob os aspectos de consumo de processamento e de memória, e tráfego de rede; e

• Realizar análises para se estudar os valores de métricas econômicas definidas por Poulin [Poulin 1997], como: o custo evitado pelo reuso (RCA - Reuse Cost Avoidance) e o valor agregado pelo reuso (RVA - Reuse Value Added).

4.8 Considerações Finais

Este capítulo trouxe o contexto de avaliação do Spontaneousware juntamente com a definição, o planejamento, a operação, a análise e a apresentação do estudo experimental que avalia a contribuição e a viabilidade de uso do

18 O empacotamento deste experimento também está disponível no site do projeto em:

framework e do middleware propostos por este trabalho. O estudo analisou a possibilidade de esses artefatos reduzirem o esforço de construção de sistemas de middleware e de aplicações para redes móveis ad hoc, sob o ponto de vista de reusabilidade de software considerando as métricas de tamanho, complexidade e qualidade de código-fonte.

A análise do estudo mostrou que o framework Spontaneousware pode ajudar na redução do esforço para a construção de sistemas de middleware para redes móveis ad hoc com o foco no tratamento da conectividade. Ela também mostrou que o uso do middleware Sw-Bluj reduz o esforço do desenvolvimento de aplicações para redes móveis ad hoc e traz benefícios para a qualidade do código produzido. Além disso, o estudo também identificou alguns pontos de melhorias e novas oportunidades que podem ser considerados em futuras avaliações.

119

5

Trabalhos Relacionados

“Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram.”

Grahan Bell.

s artefatos propostos por este trabalho foram detalhados e avaliados nos dois capítulos anteriores, mostrando respectivamente como eles foram elaborados e a importância dos mesmos para o desenvolvimento de sistemas móveis ad hoc. O presente capítulo tem o objetivo de apresentar os principais trabalhos relacionados à área de framework de middleware e de sistemas de middleware para redes móveis ad

hoc. Posteriormente, cada um deles é criteriosamente analisado, considerando as principais características das MANETs e os requisitos para este domínio. Por fim, as análises dos trabalhos relacionados são correlacionadas apropriadamente com o Spontaneousware e Sw-Bluj a fim de evidenciar as diferenças e vantagens de cada abordagem.

Documentos relacionados