• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 - Contexto do Projeto

3.2. Apresentação da USF Fafe Sentinela

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Fafe Sentinela é uma equipa multiprofissional, constituída por médicos (6), enfermeiros (5) e administrativos (5), criada por iniciativa dos profissionais envolvidos que pretende prestar cuidados de saúde primários com maior acessibilidade, qualidade e continuidade.

A USF Fafe Sentinela iniciou funções em 12 de Março de 2007, integrado no Centro de Saúde de Fafe, que após 15 meses em Modelo A, transitou em 1 de Julho de 2008 para Modelo B, modelo novo organizativo dos Cuidados de Saúde Primários.

A Unidade abrange todos os utentes que estão inscritos nas listas dos médicos de família que a integram num total de 10200 utentes, a USF não tem utentes sem médico de família é uma unidade elementar de prestação de cuidados de saúde, individuais e familiares, dotada de autonomia organizativa, funcional e técnica, e integrada numa lógica de rede com as

20 outras unidades funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave, do qual é parte integrante (DL 298/2007, art.º 3º). A USF dispõe de um Regulamento Interno no qual contempla as normas de organização e funcionamento da USF. É um documento que traduz o compromisso assumido entre si por todos os profissionais que a integram. Os programas são elaborados em conjunto e baseados em compromissos de objetivos, estratégias, e metas mensuráveis, baixo absentismo, ambiente agradável, solidariedade entre si e cultura de amabilidade.

A USF Fafe Sentinela adotou o seguinte logótipo:

Figura 1 – Logotipo da USF Fafe Sentinela

O caduceu - emblema dos médicos - que era na antiguidade atributo de Hermes (e de Mercúrio, arauto dos deuses); era representado por uma faixa de varas encimado pelo espelho da Providência, no qual se enroscava a serpente de Epidauro.

A USF pretende significar a medicina holística que procura exercer no dia-a-dia.

A USF Fafe Sentinela atua em colaboração com as estruturas da Comunidade (Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Misericórdia, Bombeiros Voluntários, Escolas, etc.) e com as diferentes Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Fafe.

Neste contexto, a USF tem como objetivos principais:

 Obter ganhos em saúde, aumentando o nível de saúde nas diferentes fases do ciclo de vida e reduzindo o peso da doença;

 Utilizar os instrumentos necessários, no contexto organizacional proposto, nomeadamente centrando a mudança no cidadão, capacitando o sistema de saúde para a inovação e reorientando o sistema prestador de cuidados;

 Garantir os mecanismos adequados para a efetivação do Plano de Acão, através de uma cativação de recursos adequada, promovendo o diálogo intersectorial, criando mecanismos de acompanhamento e atualização do Plano;

 Criar uma dinâmica de serviços visando o aumento global da qualidade e melhoria dos cuidados de saúde, cada vez mais dirigido para as necessidades da comunidade e de acordo com o modelo organizativo das USF integradas no processo de reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

A equipa da USF Fafe Sentinela desenvolve programas de saúde, consultas preventivas, de vigilância e curativas em cuidados de saúde primários, médicas e de enfermagem, na Unidade e no domicílio.

21 3.2.1. Área geográfica

O concelho de Fafe, constituído por 36 freguesias (Figura 1) e cobrindo uma área total de 218,9 Km2, é parte integrante do distrito de Braga (Figura 2), é banhado por um afluente do rio Ave (rio Vizela) e pelo rio Ferro, afluente do Vizela. É confrontado pelos concelhos de Felgueiras, a Sul e Guimarães, a Oeste, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho a Norte e Cabeceiras e Celorico de Basto, a Leste (Figura 3). (João, 2014)

Figura 2 – Mapa Concelho de Fafe (esq.) e Distrito de Braga (dir.) Fonte: Câmara Municipal de Fafe

A USF Fafe Sentinela tem utentes inscritos de todas as 36 freguesias de Fafe, existem ainda utentes inscritos fora de área, dos concelhos vizinhos, tais como de Guimarães, Felgueiras, Póvoa de Lanhoso e Celorico de Basto, que representam uma pequena percentagem do total de inscritos na USF Fafe Sentinela.

Evocando um pouco da sua história, este concelho, inicialmente chamado de Montelongo e a sua sede de Santa Eulália Antiga, a designação atual de Fafe aparece no século XIX. Foi elevado a concelho por foral de D. Manuel I, em 1513, e elevado a cidade em 1986.

(Coimbra, 1998) (João, 2014)

De acordo com os censos de 2011, a população residente é de 52.757 habitantes, tendo aumentado em relação ao censo anterior (2001), 10, 2%. O concelho tem uma densidade populacional de 241 hab/Km2.

Tomando como comparação os dois censos (2001/2011), a taxa de analfabetismo diminuiu para metade enquanto a proporção de indivíduos residentes no concelho com nível de instrução do 3º ciclo do ensino básico e secundário quadruplicou neste período censual.

22 A agricultura é a atividade dominante do concelho, embora percentualmente inferior ao sector secundário que incide na indústria têxtil e na construção civil. Isto pode dever-se às zonas de florestamento do concelho, que impedem o aproveitamento agrícola. A estrutura fundiária dominante é o minifúndio, característica um pouco generalizada por todo o Minho.

A rede de fornecimento de águas do concelho de Fafe é fornecida da seguinte forma:

 por captação e respetivo tratamento da estação de Calvelos-Golães, a partir do rio Vizela para a sede do concelho e para parte das seguintes freguesias: Golães, Arões, S. Cristina, Fornelos e Medelo;

 por captação na própria freguesia e com depósitos distribuidores de água todas as outras freguesias (incluindo parte das atrás mencionadas).

Destes abastecimentos de água só 80% são águas tratadas. A rede geral de esgotos e saneamento abrange 40% da sede do concelho e pequena parte das freguesias de Medelo e de Antime.

3.2.2. Instalações

A Sede do Centro de Saúde de Fafe está localizada no centro da freguesia de Fafe, na Rua José Ribeiro Vieira de Castro, instalada num edifício de construção moderna com três pisos.

A USF Fafe Sentinela, localiza-se no 2º andar do edifício O Centro de Saúde possui um parque de estacionamento. Muitos utentes recorrem em viaturas privadas, superlotando constantemente o pequeno parque. O CSFafe foi organizado por módulos: módulos de Unidades de Saúde com consultórios para Medicina Geral e Familiar e consultórios de enfermagem, para as várias atividades e módulo de Saúde Pública com salas também para as Consultas de Nutricionismo e Psicologia. Contiguamente aos vários módulos situam-se as salas de espera, devidamente equipadas. Fazem ainda parte das instalações da sede uma sala de reuniões/biblioteca. No terceiro andar existe um Auditório com capacidade para cerca de 70 pessoas. Foram feitas obras em alguns módulos para funcionamento de Unidades de Saúde Familiar. Atualmente encontram-se em funcionamento quatro USF, na Sede do Centro de Saúde de Fafe.

3.2.3. Articulação com os CSH e instituições comunitárias

A articulação com o Centro Hospitalar Alto Ave, permite garantir a continuidade de cuidados secundários num grande número de valências. Para outras especialidades é necessário referenciar ao Hospital distrital de Braga ou Hospitais centrais do Porto. Existem protocolos que permitem melhorar a eficácia do processo de referência como seja o Sistema P1 Alert.

Os doentes de convalescença prolongada são referenciados para a Unidade de Cuidados Prolongados.

A USF Fafe Sentinela atua em colaboração com as estruturas da Comunidade (Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Misericórdia, Bombeiros Voluntários, Escolas, etc.) e com

23 as diferentes Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Fafe e do ACES Alto Ave conforme o mapa de relações interfuncionais:

Figura 3 - Relações interfuncionais

3.2.4. Estrutura Organizacional

A estrutura orgânica da USF Fafe Sentinela é constituída pelo conselho geral (Todos os profissionais da USF Fafe Sentinela), o Coordenador da equipa e o Conselho Técnico.

O Mapa abaixo representa a distribuição dos profissionais efetivos da USF Fafe Sentinela, por carreira:

Mapa dos Profissionais da USF Fafe Sentinela

Carreira Nº Profissionais

Médica 6

Enfermagem 5

Assistente Técnico 5

Total: 16

Quadro 12 - Distribuição dos profissionais por carreira USF Fafe

Sentinela

Aces Alto Ave

Ars Norte

Escolas

Câmara Municipal

Juntas de Freguesias

Segurança Social Centro de

Emprego Hospitais

Lares, Infantários

CPCJ Tribunal

Bombeiros Voluntários

24 Representa-se de seguida o organograma da USF Fafe Sentinela:

Figura 4 – Organograma da USF Fafe Sentinela

3.2.6. Principais serviços

A equipa da USF Fafe Sentinela desenvolve programas de saúde, consultas preventivas, de vigilância e curativas em cuidados de saúde primários, médicas e de enfermagem, na Unidade e no domicílio.

Consultas médicas

1.Consultas programadas.

2.Consultas de vigilância e / ou prevenção.

3.Consultas de doença aguda.

4.Consulta aberta: consulta com horário fixado para cada médico, na qual são atendidos os pedidos de consulta para o próprio dia.

5.Consultas dirigidas a grupos vulneráveis, com dia e horário específico: crianças, adolescentes, planeamento familiar, grávidas.

6.Consultas dirigidas a grupos de risco: diabéticos, hipertensos, outras patologias crónicas.

25 7.Consultas domiciliárias.

Cuidados de enfermagem

1.Apoio das consultas dos grupos vulneráveis e de risco.

2.Vacinação.

3.Cuidados de saúde domiciliários.

4.Pensos e injetáveis.

5.Administração de terapêutica.

6.Tratamentos.

Os utentes da USF têm acesso a consultas de outras especialidades existentes no CS Fafe (Psicologia, Nutrição ou outras que venham a existir).

Os utentes da USF têm acesso à Técnica Superior de Serviço Social do CS Fafe que presta todo o apoio e colaboração.

26

Documentos relacionados