• Nenhum resultado encontrado

Apresentação de Portugal e Skype com a Índia

2. Realização e apresentação de trabalhos – 3ª Fase do projeto

2.4. Apresentação de Portugal e Skype com a Índia

Comecei por explicar aos alunos que tinha falado com uma professora da Índia e que combinámos realizar uma videochamada através do Skype. Os alunos perguntaram o que era o Skype e eu respondi que era uma aplicação que se usava quando queríamos ligar a alguém e ver essa pessoa. De seguida, expliquei o que iriamos fazer nessa videochamada com a turma da Índia e mostrei a fotografia da professora com quem iriamos contactar e um vídeo da escola. Expliquei que a apresentação à turma da Índia seria em direto e que teríamos de a organizar, de modo a sabermos o que iriamos mostrar-lhes e distribuir tarefas. De seguida, perguntei aos alunos o que achavam interessante falar acerca de Portugal e escrevi no quadro as sugestões (Lisboa; Presidente; Hino; Pratos típicos; apresentar cartaz da páscoa; sobreiro Assobiador; Cristiano Ronaldo; danças; bandeira; praias; “curiosidades”).

Os alunos deram sugestões sobre o que iriamos apresentar em cada um dos tópicos e quem iria apresentar. Fui escrevendo no quadro as indicações dos alunos: A7 – Capital (fotos); A6 – Presidente (nome; feitos); Todos – Hino (música); A1 e A4 – Pratos típicos/Doces (mostrar pastel de natal e pão com chouriço); Grupo de Portugal – cartaz

da Páscoa; A8 – Sobreiro Assobiador (fotos); A2 e A8 – Cristiano Ronaldo ( Apresentá- lo e dar toques); Todos – Dançar; A6 – Bandeira (mostrar bandeira); A3 e A10 – Praias (fotos). Passaram para o caderno a organização da apresentação e combinámos que iriam treinar em casa para na aula seguinte treinarmos tudo 10.

Na aula seguinte comecei por escrever no quadro os tópicos a abordar na apresentação e perguntei aos alunos o que deveríamos apresentar primeiro. As crianças responderam por esta ordem: hino; bandeira; presidente; capital; sobreiro; pratos típicos; doces típicos; praias; dança; CR7; cartaz. Planifiquei com as crianças como iriamos tratar cada tópico e recorri à internet para que as crianças pudessem ouvir o hino e cantá-lo. Os alunos começaram por rir-se e cantar demasiado alto e com vozes diferentes. Disse-lhes que o hino era um símbolo do nosso país muito importante e que não deveríamos brincar com isso.

Apenas um aluno não realizou a sua pesquisa sobre o sobreiro Assobiador e, todos juntos, ajudámo-lo a escrever perguntas para responder em casa, nomeadamente, onde se situa, idade e pedi-lhe que não se esquecesse de dizer que este ano foi nomeada Árvore Europeia do ano. Sugerimos ainda que pesquisasse sobre as medidas do Sobreiro. Os restantes tinham preparado em casa as suas apresentações e realizaram- nas para a turma. Em grande grupo modificámos alguns aspetos e apresentámos outras ideias. No final, treinámos a apresentação toda e ensaiámos os passos da coreografia das músicas escolhidas, “Malhão Malhão” e “Põe a mão na cabecinha”.

Figura 13 – Apontamentos do aluno que apresentou a bandeira de Portugal.

No dia da apresentação organizei a sala de maneira a que todos os alunos fossem observados na câmara, contudo, houve uma falha no computador e tivemos de utilizar o meu telemóvel para realizar a apresentação 11. Desta forma, os alunos dirigiam-se para perto de mim e realizavam a sua apresentação aos alunos da Índia.

Começámos a nossa apresentação a cantar o hino de Portugal e, de seguida, ouvimos o hino da Índia cantado pelos alunos indianos. De seguida, o A6 apresentou a bandeira de Portugal que tinha levado para a escola e apresentou também o nosso presidente através de uma imagem. Todos os alunos diziam o seu nome antes de iniciarem a apresentação do seu tópico, combinámos que a apresentação do nome seria em inglês por todos os alunos saberem fazê-lo. A apresentação era feita em português e eu traduzia as informações, de seguida, a professora indiana parava uns breves

minutos para explicar melhor aos seus alunos as informações que estavam a ser transmitidas por nós. Após a apresentação da bandeira, a A7 apresentou a nossa capital, Lisboa, mencionando o nome de alguns monumentos e locais turísticos. Falou um pouco acerca do clima e das paisagens que podemos observar em Lisboa. O aluno seguinte apresentou o sobreiro Assobiador e algumas das suas características, mostrámos também uma foto e referimos que tinha sido nomeada Árvore Europeia do Ano 2018. De seguida, o A4 mostrou-lhes um pão com chouriço e explicou brevemente como era condimentado o alimento. A A1 mostrou um pastel de nata, explicou os condimentos e ainda a textura da típica doçaria portuguesa. Passámos para a apresentação das praias, a A3 e a A10 mostraram algumas fotografias e disseram o nome de algumas praias mais conhecidas, referindo que o Algarve é o local mais turístico no verão. Mostraram também uma foto da Arrábida e referiram que se encontra a 20 minutos da escola. O A2 e o A8 falaram um pouco do Cristiano Ronaldo e deram “toques” na bola de futebol mostrando o seu gosto pelo desporto. Os alunos indianos conheciam o jogador e já sabiam algumas informações sobre ele, nomeadamente o número de bolas de ouro ganhas. O cartaz da Páscoa realizado pelo grupo de Portugal foi também apresentado por iniciativa deles, falaram um pouco da nossa tradição e das atividades que realizamos nesta época festiva. Por fim, dançámos e cantámos o “Malhão, malhão” e a “Põe a mão na cabecinha”, fizemos a coreografia que tínhamos ensaiado e despedimo-nos dos colegas indianos.

Houve troca de comentários por parte dos alunos, que tinham de ser traduzidos por mim. Por exemplo:

A4 – “Este é um alimento feito com pão e chouriço, nós comemos muito pão em Portugal.”

Aluno indiano – “É carne?”

A4 – “Sim, tem carne e outras coisas. Depende do chouriço.” A3 – “Pergunta lá porque é que não comem carne de vaca.”

Professora Indiana – “Está relacionado com a nossa religião. É um animal puro que deve ser respeitado.” 12

No dia seguinte, imprimi algumas fotos e pedi aos alunos que me dissessem o que escrever no cartaz de modo a legendar o trabalho realizado.

Figura 14 – Cartaz da videochamada com a índia.

Avaliação da Atividade

Os alunos demonstraram-se empenhados durante a apresentação e entusiasmados com a troca de informações. Porém, existiu um aluno que não quis participar na atividade e que, a meu ver, influenciou outros dois alunos a perderem o interesse pela apresentação. Contudo, no dia da videochamada esses dois alunos realizaram a apresentação que tinham feito inicialmente e apenas o A11 ficou de fora.

Durante o planeamento da apresentação os alunos estiveram sempre em consenso e ajudaram-se uns aos outros a melhorar os seus discursos. Sugeriram ideias dinâmicas e criativas para a apresentação e planearam bem os seus discursos.

12 Diálogo retirado de um vídeo realizado no dia 7 de maio de 2018, dia da videochamada com a turma da Índia.

No final da apresentação os alunos quiseram colocar questões aos alunos indianos, porém, o tempo era pouco e tivemos de enviar um vídeo com as perguntas. A turma da Índia comprometeu-se a realizar um vídeo para nós apresentando a sua sala e algumas atividades que realizavam.

Documentos relacionados