• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4- ESTUDO DE CAMPO

4.1 APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE CAMPO

Com o objetivo de entender se o Prouni corresponde às expectativas dos estudantes com relação aos quesitos de ingresso, permanência e qualidade do curso ofertado pela instituição de ensino superior conveniada com o Programa; e também para buscar saber se os estudantes contemplados com essa política pública reconhecem o papel que o Estado vem desempenhando na organização da sociedade brasileira, e ainda para buscar saber qual é o papel que a educação vem cumprindo e buscar saber também se os estudantes contemplados como Prouni saem do ensino superior compreendendo as relações de classe sociais dentro do modo de produção do capitalismo, elaborou-se um questionário que foi aplicado para os estudantes contemplados com o Programa que estavam, em 2018, no último ano da graduação em uma faculdade particular na Região- Centro- Sul do Paraná.

O survey foi aplicado para os estudantes em novembro de 2018 e contou com 10 perguntas fechadas e abertas, conforme pode ser verificado no anexo I desta dissertação. O recorte adotado como critério de público para participar da pesquisa foi o estudante ser beneficiário do Programa Universidade Para Todos (Prouni), com bolsa integral ou parcial e estar cursando último ano da graduação. Foram entrevistados o maior número possível de estudantes de todos os cursos oferecidos pela instituição, desde que atendidas as condições anteriores.

A realização da entrevista contou com a colaboração da Coordenadora Pedagógica e da Pró-Reitora Acadêmica da instituição. A Pró-Reitora convidou os estudantes contemplados com o Programa para que se voluntariassem a responder a pesquisa, a se dirigirem a uma das salas de professores da instituição, para responder ao questionário. Os convites foram feitos turma por turma. Os estudantes que se disponibilizaram a responder ao questionário foram acompanhados pela Coordenação Pedagógica. E em alguns casos, pelo professor da turma.

Ao chegar na sala, eles foram recebidos pela pesquisadora que se apresentou, expôs a razão da pesquisa e entregou o formulário juntamente com uma caneta azul para que pudessem responder às perguntas individualmente, segundo suas impressões sobre elas. A pesquisadora permaneceu na sala acompanhando os estudantes durante todo o período em que eles respondiam ao questionário. Cada estudante respondeu individualmente o questionário composto por dez questões, conforme formulário apresentado no anexo I, desta dissertação. O tempo que cada estudante demorou para responder às questões foi de dez a quinze minutos.

A instituição de ensino superior onde foi realizado o estudo conta com aproximadamente quatro mil duzentos e setenta e cinco estudantes, no campus onde foi aplicado o questionário. Desses, 21% são bolsistas do Prouni, 15% têm Fies e 28% contam com o parcelamento concedido pela própria IES.

A maioria dos estudantes (60%) são da Região Centro-Sul do Paraná. Somente 40% são oriundos de outras regiões do Estado do Paraná e do Brasil.

Do total de estudantes bolsistas do Prouni, dos que atendiam aos critérios quanto ao recorte de público, 59 responderam ao questionário. Vale lembrar que o universo da pesquisa não era o total geral de bolsistas do Prouni na instituição, e sim os que estavam no último ano do curso superior. Eles responderam ao questionário prontamente, de forma muito gentil, maioria se demonstrou interessada pela pesquisa e deu respostas completas às questões.

Algumas turmas dos últimos anos que deveriam, segundo os critérios estabelecidos para a pesquisa, responder ao questionário, não puderam participar da entrevista por estarem nos últimos dias de aula, e por que os estudantes estavam ou envolvidos com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou em atividades fora da instituição. Nesses casos foram convidados os estudantes que estavam no penúltimo ano do mesmo curso.

Em seis cursos que foram implementados mais recentemente na instituição os estudantes não foram convidados para participarem da pesquisa, pois o objetivo era entrevistar estudantes da instituição de ensino superior que estavam nos anos finais dos cursos. Nesses casos eles não atendiam a esse requisito.

Compareceram para responder ao questionário estudantes de dez cursos diferentes oferecidos pela instituição.

O processo de tabulação das respostas foi feito posteriormente e de forma manual. Primeiro, separou-se os formulários curso por curso. Para cada curso foi elaborado um espelho com as perguntas fechadas e uma síntese de perguntas abertas. A partir das informações gerais obtidas na pesquisa, levantou-se os dados de curso por curso que foram transcritos em planilhas, e depois em gráficos. No final, foi feito um espelho geral com dados e com as informações de todos os cursos pesquisados e não mais dos cursos individualmente.

Os dados dos cursos individualmente e as informações da pesquisa qualitativa foram importantes para se buscar compreender as especificidades de cada curso e o perfil dos estudantes. No entanto os dados, os gráficos e a análise aqui apresentados resultam da coleta de informações de todos os cursos num resultado unificado e não separadamente. As informações sobre a pesquisa, aqui apresentadas, resultaram das informações contidas nas perguntas abertas e foram consideradas as que estavam presentes nas respostas de todos os alunos de cada turma.

A leitura do referencial teórico foi feita durante o curso de mestrado e, durante a fase de formulação da pesquisa. Na fase da elaboração da dissertação, foram retomadas algumas leituras. Na fase da leitura preparatória, elaborou-se fichas com informações, que supostamente seriam úteis para a fase de conclusão da pesquisa, como de fato o foram.