• Nenhum resultado encontrado

Segue uma breve apresentação dos entrevistados que contribuíram com seus depoimentos para esta pesquisa. Como todos deram permissão para que os seus nomes fossem revelados, serão aqui identificados pelo seu primeiro e último nome usados durante o período em estudo. Isto para facilitar a relação entre os nomes aqui registados e eventuais menções aos mesmos em actas, e outros documentos produzidos pelas comunidades a que pertenciam na época. Note-se que, apenas alguns indivíduos do sexo feminino poderão ter mudado de apelido aquando do seu casamento.

Documento disponibilizado gratuitamente. Donativos destinados ao autor ou entidades aqui presentes, consulte: www.johnfletcher.info 

23 1.6.1. Comunidade nas Amoreiras

Eunice Pinto (E) – Nascida em 1934, é membro da comunidade nas Amoreiras, assistindo assiduamente desde 1937. Desempenhou vários cargos de responsabilidade na comunidade, desde professora da Escola Dominical, organização de passeios, festas e bazares, e colaboração nas reuniões de senhoras.

Fernanda Freire (F) – Nascida em 1935, filha de Nascimento de Jesus Freire, (conhecido missionário em Moçambique) e sobrinha de José Ilídio Freire. Integrou até 1976 a comunidade protestante liderada por seu pai, em Moçambique. Nesse ano voltou para Portugal, e tornou-se membro da comunidade nas Amoreiras. Durante o tempo em Moçambique visitou esta comunidade sempre que vinha a Portugal. Em 1950 integrou o coro da comunidade, e posteriormente passou a dirigi-lo. Actualmente é organista da comunidade.

Olívia Ribeiro (O) – Nascida em 1934. Até mudar-se para Lisboa em 1947, integrou uma comunidade protestante na Nazaré. Entre 1947 e 1967, foi membro e exerceu cargos de responsabilidade nas comunidades protestantes situadas nas Amoreias, Olarias, e também frequentou regularmente a comunidade em Stª Catarina. Desde os 15 anos de idade que desempenha cargos de responsabilidade, sendo eles: professora da Escola Dominical, colaboradora nas reuniões de senhoras, tesoureira, organista, e quando tinha 18 anos de idade, foi dirigente de um coro intergeracional, por si criado, na comunidade nas Olarias. Esteve também envolvida activamente na organização União Bíblica (UB).

Orlando Luz (OL) – Nascido em 1932, integrou a comunidade protestante nas Amoreiras, e a missão em Alvalade em 1951. O seu primeiro cargo de responsabilidade foi professor da Escola Dominical. Actualmente é Ancião nas referidas comunidades.

Pedro Silva (P) – Nascido em 1935, é membro da comunidade nas Amoreiras, assistindo assiduamente a partir de 1948. Desde que se tornou membro, desempenha vários cargos de responsabilidade na comunidade, entre eles, professor e ajudante na Escola Dominical, pregador e Ancião. Esporadicamente também tocava bandolim na Escola Dominical na missão de Alvalade.

Documento disponibilizado gratuitamente. Donativos destinados ao autor ou entidades aqui presentes, consulte: www.johnfletcher.info 

24 1.6.2. Comunidade na Neves Ferreira

António Catarino (A) – Nascido em 1938, é membro da comunidade na Neves Ferreira desde 1960. Foi saxofonista (tenor) na banda, professor da Escola Dominical e encarregado pela livraria.

António Barata (AB) – Nascido em 1933, é membro da comunidade na Neves Ferreira desde 1952. Exerceu vários cargos de responsabilidade na comunidade, entre eles, evangelização, direcção de cultos, professor da Escola Dominical, apresentação de estudos bíblicos, e pastoreou várias comunidades protestantes em Portugal, pertencentes à denominação “Assembleia de Deus”.

Celso Nogueira (C) – Nascido em 1945, é membro da comunidade na Neves Ferreira desde 1960, congregava regularmente na congregação dependente em Moscavide. Desempenhou diversos cargos relacionados com a música na comunidade, desde multi-instrumentista, professor, arranjador, director musical, dinamizador e promotor de eventos, entre outros.

Sarah Machado (S) – Nascida em 1940, filha de Alfredo Rosendo Machado (Pastor desta comunidade na época em estudo). Frequentou a comunidade desde a nascença, tornando-se membro da mesma. Foi superintendente da Escola Dominical, e integrou diferentes projectos musicais como cantora, desde solista a corista.

Torcato Lopes (T) – Nascido em 1936. Desde 1950 é membro da comunidade, actualmente sediada na Neves Ferreira, mas assiste regularmente desde 1949. Desempenhou vários cargos de responsabilidade, sendo a maioria relacionados com música. É o actual regente do coro da comunidade. Cargo que assumiu em 1967 e exerce ininterruptamente até ao presente.

1.6.3. Outras comunidades

Celestina Pinto – nascida em 1919, em 1928 integrou a comunidade protestante na Rua Febo Moniz em Lisboa, chamada Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal (Igreja Evangélica Lisbonense). Exerceu vários cargos de responsabilidade na comunidade, durante o período em estudo, e contribuiu para a implantação de uma comunidade protestante na Amadora. Foi corista no coro da comunidade

Documento disponibilizado gratuitamente. Donativos destinados ao autor ou entidades aqui presentes, consulte: www.johnfletcher.info 

25

na Febo Moniz e no Orfeão da Juventude Evangélica Portuguesa (JEP), desde a sua fundação até ao fim da associação JEP.

João Artur Pereira (conhecido por João Artur) – Nascido em 1940, no seio da comunidade na Travessa do Castelo em Almada, chamada Igreja Evangélica de Almada, da qual veio a tornar-se membro. Músico, instrumentista, professor e compositor (de cânticos utilizados na UB e em diferentes comunidades). Durante o período em estudo, exerceu vários cargos de responsabilidade na sua comunidade e na Organização UB, da qual veio a ser presidente (de 1970 a 2005). Entre os cargos que exerceu estão: professor da Escola Dominical, monitor e chefe nos acampamentos com crianças e jovens, organista, acordeonista, corista, regente de coro, professor de música e Ancião.

José Tavares – Nascido em 1931, aderiu ao protestantismo em 1945, e integrou diferentes comunidades em Lisboa e de norte a sul do país, pertencentes a diferentes movimentos. Durante o período em estudo, exerceu vários cargos de responsabilidade e contribuiu para a implantação de uma comunidade protestante em Castelo Branco.

Lucinda Figueiredo – Nascida em 1919, em 1944 integrou a comunidade protestante na Rua da Sota em Coimbra, chamada Igreja Evangélica de Coimbra. Durante o período em estudo, juntamente com o marido João Figueirdo, implantou várias comunidades protestantes na zona de Coimbra. Exerceu vários cargos de responsabilidade nas comunidades a que dera origem, especialmente em Vila Nova do Ceira.

Documento disponibilizado gratuitamente. Donativos destinados ao autor ou entidades aqui presentes, consulte: www.johnfletcher.info 

26

Documentos relacionados