• Nenhum resultado encontrado

III. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS: CONTRIBUIÇÕES PARA

3.1 Apresentação do plano de ação

A proposta consiste na elaboração de um Guia de Boas práticas para os gestores escolares da SRE – Curvelo a partir das ações realizadas pelo gestor das escolas pesquisadas que contribuíram para a implementação do PIP/CBC, a melhoria da aprendizagem dos alunos e dos resultados, além de propor uma reflexão sobre os pontos que ainda precisam ser melhorados para garantir uma educação de qualidade.

Para a construção do PAE foi utilizado a ferramenta 5W 2H14. Dessa forma, procurou-se responder às seguintes questões:

1- What – O que será feito(etapas)

A proposta de intervenção propõe realizar um Guia para as equipes gestoras das escolas públicas do Estado de Minas Gerais com boas práticas desenvolvidas nas escolas pesquisadas, além de alertar sobre alguns pontos observados nessas escolas que precisam ser melhorados, apontando caminhos para que elas e as demais escolas da jurisdição alcancem melhores resultados.

Para tanto serão desenvolvidas as seguintes ações:

Quadro 9 - Ações do PAE

Ações Descrição

Consolidar as boas

práticas Consolidação das Boas práticas desenvolvidas nas escolas pesquisadas para disseminá-las para as demais da jurisdição com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas gestoras e do processo ensino- aprendizagem.

Identificar e registrar os pontos para melhoria

Através da identificação de ações e práticas gestoras que impedem ou dificultam a eficácia do processo ensino-aprendizagem, propõe-se a elaboração de estratégias e ações para melhor gerenciar os conflitos internos da escola.

Apresentar as ações ao Diretor da SRE e

às equipes de

analistas educacionais

Faz-se necessário que todas as ações identificadas na pesquisa sejam relatadas ao diretor da SER para que ele possa acompanhar o desenvolvimento do Plano e as ações pertinentes a ele que serão

14

O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por agrupar as iniciais dos nomes em inglês correspondentes às diretrizes utilizadas nesse processo. What( o que será feito); Why (Por que será feito); Where (onde será feito); When (Quando será feito); Who ( Por quem será feito); How ( como será feito); How much ( Quanto custará)

e inspetores escolares desenvolvidas.

Elaborar o Guia A elaboração do Guia permitirá que qualquer educador tenha acesso as ações que ele propõe, além de facilitar a divulgação do material. O Guia poderá ser disponibilidade, ainda, no formato de mídia.

Divulgar o Guia É importante que as boas ações e pontos para melhoria sejam distribuídos para todas as escolas.

Realizar reuniões com

as equipes de

coordenação e com as equipes gestoras que comporão o grupo de estudo

As reuniões permitiram o conhecimento das ações do Plano, assim como servirá para troca de experiências e estudo das ações propostas no Guia.

Registrar as ações desenvolvidas em um portfólio.

Espera-se que, com a participação às reuniões de estudo e análise do Guia, os gestores sintam-se incentivados a desenvolver novas práticas e deveram ser registradas em formato de portfólio ao longo do ano e exposta em uma exposição na SER no mês de novembro.

Fonte: Elaboração própria

2- Why – Por que será feito

A elaboração do PAE justifica-se uma vez que propõe a troca de experiências e aprimoramento das práticas gestoras através da disseminação de boas práticas e sugestões para aprimoramento das ações desenvolvidas nas escolas que prejudicam a eficácia do processo ensino-aprendizagem.

3- Where – Onde será feito (local)

Faz-se necessário estabelecer, ainda, onde as ações do PAE serão realizadas. Para que os momentos de estudo e apropriação do material seja realizado é relevante que todos os gestores tenham em mãos os Guias elaborados a partir da pesquisa realizada. Desta forma a reprodução de todo o material necessário para a realização dos encontros serão feitos na própria SRE.

Posteriormente, ocorrerão momentos de análise e discussão das ações propostas no Guia na sede da própria SRE Curvelo.

Por fim, todas as estratégias e Boas práticas desenvolvidas pelos cursistas e arquivadas em um portfólio, ao longo do ano de 2016, serão apresentadas em uma exposição na sede da SRE no mês de novembro.

4- When – Quando será feito (Tempo)

Tão importante quanto definir quais ações serão realizadas, quem as realizará e onde elas acontecerão é estabelecer o tempo que será necessário para que todas as ações sejam realizadas com eficiência e eficácia.

Assim, é importante destacar que as reuniões para apresentação e estudo do Guia de Boas Práticas ocorrerão mensalmente ao longo do ano de 2016, entre os meses de março a novembro, organizadas em um cronograma do projeto, sendo utilizadas três horas mensalmente.

Durante este período acontecerão, ainda, as visitas dos diretores às escolas pesquisadas para compartilhamento de boas ações.

No mês de novembro, a reunião será dedicada à apresentação dos portfólios construídos ao longo do ano de 2016 que constarão as novas ações e estratégias realizadas nas escolas no decorrer do projeto que culminaram na aprendizagem dos alunos.

5 - Who – Por quem será feito ( Responsabilidade)

Para que o plano possa ser realizado com sucesso é imprescindível que as ações que serão desenvolvidas sejam delegadas. Desta forma cada ação ficará sob a responsabilidade de um grupo de analistas educacionais, inspetores escolares, equipe gestora das escolas pesquisadas e diretor da SER.

O projeto terá a coordenação dos analistas educacionais com o apoio dos inspetores escolares e do diretor da SER Curvelo, sendo que a impressão e divulgação serão responsabilidade dos analistas educacionais e inspetores.

Os gestores das escolas pesquisadas serão convidados a expor suas experiências durante os encontros, além de organizar suas escolas para as visitas dos demais gestores.

6- How – Como será feito ( Método)

A proposta será realizada através da elaboração de um Guia de Boas Práticas dos Gestores escolares para a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica nos anos Finais do Ensino Fundamental – PIP/CBC que apontará não só as Boas práticas das escolas, mas também, práticas observadas nas escolas pesquisadas que precisam ser melhorados,apontando caminhos para que elas e as demais escolas da jurisdição alcancem melhores resultados.

Propõe-se que as boas práticas realizadas na escola pela equipe gestora que contribuem para a melhoria dos resultados e a implementação do PIP/CBC, assim como os pontos que precisam ser melhorados, sejam disseminadas através de um Guia de Boas Práticas do Gestor Escolar que após impresso, será distribuído para as escolas da jurisdição.

Os guias serão estudados pelos gestores das escolas em reuniões que acontecerão uma vez por mês sob a coordenação de uma equipe de quatro analistas educacionais da SRE-Curvelo e a equipe gestora das escolas pesquisadas.

No mês de novembro, será realizada uma exposição, na SRE Curvelo, para apresentação dos portfólios construídos ao longo do ano de 2016.

7- How much (Quanto custará?)

Para que as ações propostas no plano possam ser realizadas, faz-se necessário planejar quanto custará os itens para a sua realização e qual recurso poderá ser utilizado. Desta forma, destaca-se que as ações poderão ser realizadas com o recurso próprio da SRE Curvelo, conforme demonstra o quadro 6 com a planilha de custo.

Quadro 10 – Planilha de custo

Necessidade Item Quantidade Valor

Folhas de papel A4 para reprodução dos Guias

Folha papel oficio A4

1000 folhas A SRE já dispõe de folhas e copiadora, sendo o material

reproduzido no próprio estabelecimento. Convite para os gestores participarem das reuniões do projeto e da exposição de fechamento do projeto. Convite Serão enviados 47 convites via internet.

Não haverá custos pois os convites serão enviados via internet.

Diária de custo apenas para passagem para os diretores participarem das reuniões. Diária de desloca mento. 50

profissionais Os diretores utilizarão o recurso disponível no caixa da escola para deslocarem para reuniões na SRE. Uma vez que a reunião será apenas em uma parte do dia, não requer recurso para alimentação, portanto não gerará ônus para a SEE.

Lanche para as reuniões de março a novembro.

Lanche 50

profissionais R$ 2000,00

A planilha poderá sofrer alterações de valores até a data de sua aplicação, entretanto, hoje, ela já demonstra ser exequível, pois algumas ações não demandam custo extra para a SRE e SEE.

É importante ressaltar que o Guia não pretende ser um manual que deverá ser seguido para alcançar bons resultados, ao contrário disso, propõe-se a reflexão e a troca de experiências através de encontros para análise, discussão e troca de experiências entre a equipe gestora das escolas pesquisadas e das demais escolas.

Para tanto, torna-se fundamental que as ações realizadas nas escolas sejam disponibilizadas pela SRE em formato impresso para as escolas. A Superintendência será responsável por promover encontros por polos de municípios entre a equipe gestora das escolas pesquisadas e das demais escolas da jurisdição de Curvelo.

Pretende-se, dessa forma, disponibilizar aos gestores momentos para compartilhar e crescer através do estudo das ações propostas no Guia que serão conduzidos pelos analistas educacionais com o apoio do diretor da SRE e os inspetores escolares.

A proposta do plano de ação divide-se em três momentos: elaboração dos Guias e distribuição para os gestores escolares, organização do encontro e preparação da equipe gestora das escolas pesquisadas para a apresentação das Boas Práticas e da equipe da SRE que acompanhará o desenvolvimento do Plano de Ação e a construção de um portfólio pelas escolas registrando as ações desenvolvidas após o estudo e apropriação das boas práticas disponibilizadas no Guia.

INFORMAÇÕES GERAIS

O presente Plano de Ação Educacional tem como propósito disseminar as boas práticas desenvolvidas na Escola “A” para as demais equipes gestores da jurisdição de Curvelo.

FOCO

Equipe Gestora das Escolas Estaduais da SER – Curvelo com o objetivo de contribuir na implementação do PIP/CBC e melhorar a aprendizagem dos alunos.

INFORMAÇÕES DE EXECUÇÃO DO PROJETO Período – Fevereiro a Dezembro de 2016

O Plano será apresentado à Diretoria da SER – Curvelo que o analisará e após a aprovação o implementará nas escolas da jurisdição de Curvelo.

PÚBLICO ALVO

Documentos relacionados