• Nenhum resultado encontrado

APRESENTANDO A ARQUIVOMETRIA

No documento Métricas em arquivo universitário (páginas 84-87)

Os eventos realizados em Londres, em 1946 e em 1948, Royal

Empire Society Scientific Conference e Royal Society Scientific Information Conference, respectivamente, criaram uma nova

perspectiva, aprofundando discussões quanto ao panorama mundial da informação. A forma como as informações vinham sendo tratadas, armazenadas e utilizadas foi avaliada com um novo olhar pela comunidade científica e documentalista, tornando-se ponto de partida para mudanças que perduram até os dias atuais (BARRETO, 2008; PINTO, 2011).

Os estudos voltados para métricas da informação documental foi amplamente discutido pelo pesquisador Salvador Gorbea Portal que, em 2005, publicou livro intitulado “Modelo teórico para el estudio métrico

de la información documental”, em que fundamentou modelo teórico

identificando as relações históricas e disciplinares com os estudos métricos da informação, objetivando delimitar o sistema de conhecimentos científicos que fornecem as bases teóricas e metodológicas desse tipo de estudo (GORBEA PORTAL, 2005).

Para o autor Gorbea Portal, a aplicação da matemática nas ciências em geral e em especial, nas ciências sociais, cada vez mais vem sendo adotada e é considerada como a “matematização do conhecimento científico”. Esse processo não é uma ação somente dos matemáticos, mas sim de cada especialista vinculado ao tema estudado em cada disciplina científica, incluindo aqui os especialistas em informação ou qualquer interessado pelo comportamento quantitativo da informação e da ciência (GORBEA PORTAL, 2005).

Ainda segundo o autor,

O processo de matematização das disciplinas que estudam os fenômenos sociais não só se manifesta através do enriquecimento da linguagem formal destas disciplinas e do surgimento de novas

especialidades métricas vinculadas com tais fenômenos, mas é também observado em soluções práticas, chamadas a resolver o desenvolvimento das atividades de cada uma delas (GORBEA PORTAL, 2005, p. 27, tradução nossa).

Métodos e modelos matemáticos e estatísticos são aplicados aos fenômenos sociais e também em outro fenômeno considerado por Mikhailov, Chernii e Guiliarevkii como

“o ciclo social da informação, [que envolve desde a] geração – coleta – processamento – armazenamento - busca e recuperação – difusão - uso da informação” através das relações interdisciplinares presentes entre as disciplinas científicas que estudam este fenômeno e as matemáticas” (MIKHAILOV; CHERNII; GUILIAREVKII, 1967, 1973 apud GORBEA PORTAL, 2005, p. 28, grifo do autor, tradução nossa).

A figura a seguir apresenta a matematização da informação, considerando o ciclo social que esta percorre.

Figura 12 - Processo de matematização no ciclo social da informação

Fonte: Diagrama baseado em Gorbea Portal (2005, p. 28) e adaptado à

pesquisa.

A informação ao ser gerada e tratada passa por processos distintos, perfazendo seu ciclo social, que vai desde a criação, processamento, armazenamento, recuperação, difusão e utilização

sempre voltados para a preservação, acesso e disponibilização da informação aos usuários de acordo com a figura acima. A sociedade valoriza cada vez mais a informação e atualmente dispõe de muitas fontes de informação, dentre essas a informação arquivística contida nos acervos documentais.

No campo da CI, especificamente na área da Arquivística, a matemática e a estatística se mostram fundamentais de diversas formas, por exemplo, cálculos de metragem na área e volume documental, cálculo de custos, estudo de usuários, desenvolvimento de sistemas informatizados entre outros.

A aplicação de métricas nos acervos arquivísticos favorece as necessidades informacionais de seus usuários, possibilitando o acesso a esse potencial informacional que, muitas vezes, sustentam as tomadas de decisão organizacional, a execução de atividades e a pesquisa científica.

As atividades bibliotecárias e de informação documental apresentam comportamento de integração e diferenças em seus conteúdos teóricos em vários momentos de seu desenvolvimento histórico, porque se podem constatar na literatura especializada definições disciplinares tais como “bibliología, bibliografia,

archivística, archivologia, documentación, ciência de la documentación o documentología, bibliotecología, ciência de la información, bibliografología” (GORBEA PORTAL, 2005, p. 33) além de versões de novos termos ou traduções em diferentes línguas.

O processo de integração e diferenciação dessas disciplinas apresentadas a seguir, que formam o núcleo do sistema de conhecimentos científicos bibliológico-informativos, constituem as bases teóricas e metodológicas das especialidades métricas da informação. A primeira manifestação ocorreu em França, 1802, sendo a bibliologia a ciência que estuda de forma geral o livro e a comunicação escrita; em 1934 Paul Otlet apresenta a teoria da documentação a partir dos princípios da bibliologia e da bibliografia, incluindo um conceito amplo de livro, considerando toda a classe de documento, criando também uma concepção universal de documento (GORBEA PORTAL, 2005) e ainda, segundo Pinto (2011), sugere um enfoque mais amplo e agregador à bibliografia.

Na atualidade, essa integração de conhecimento deu origem à outra disciplina mais abrangente, a ciência da documentação, que compreende um conjunto de conhecimento como a bibliotecologia, a bibliografia e a Arquivologia e também a museologia, associando-as à CI. Para Moreiro-González (1998 apud GORBEA PORTAL, 2005) a CI

atua diretamente na comunicação da informação, possibilitando ainda a geração de novos conhecimentos. Essa visão de integração proposta por Otlet é adotada em Espanha, onde a documentação encontrou seu maior campo de desenvolvimento resultando em muitas investigações e estudos desenvolvidos nesse país.

Importa mencionar, segundo Pinto, que

Outro aspecto fundamental é que o Brasil incorporou a Ciência da Informação para agregar todas estas áreas, entendendo o modelo americano como o adequado, não questionando o que outros países adotam em suas estruturas, como a França e Espanha, que elegem explorar a Documentação para destacar todas estas áreas (PINTO, 2011, p. 61).

Outro fenômeno importante voltado para a integração disciplinar é a informática cuja teoria desenvolvida integra todas as atividades e tarefas do ciclo social da informação29.

Alguns processos se apresentam como reação contrária à integração disciplinar nesse campo temático, os quais propiciam

o surgimento de disciplinas altamente especializadas [e] com objetos e temas de estudo próprios [e juntamente com outras disciplinas gerais], completam [...] a unidade dialética de um sistema de conhecimentos mais amplo e que alguns autores[...] tem distinguido como ciências da informação [...] (GORBEA PORTAL, 2005, p. 40, grifo do autor, tradução nossa).

“Neste sentido, os processos de integração e diferenciação da ciência somados ao de matematização do conhecimento científico, constituem as especialidades métricas nos sistemas de conhecimento” (GORBEA PORTAL, 2005, p. 53 tradução nossa).

O estudo voltado aos arquivos aplicando métricas é denominado de arquivometria por Gorbea Portal, que concebeu e apresentou desde 1994, definindo-o como

No documento Métricas em arquivo universitário (páginas 84-87)