• Nenhum resultado encontrado

Apresentando os professores:

No documento silvanacarellomalvaccini (páginas 34-38)

Prof. Adilson:

Adilson foi o primeiro professor a ser entrevistado. Entrei em contato com esse professor a partir da indicação de uma colega, também professora, que trabalha na minha escola. Meu encontro com o prof. Adilson aconteceu na tarde de uma sexta-feira do mês de outubro de 2006. O local escolhido por Adilson foi o Centro de Formação de Professores da Prefeitura de Juiz de Fora. Assim que nos vimos, nos reconhecemos como antigos colegas do princípio de nossa profissão: havíamos trabalhado juntos em uma escola particular da cidade no princípio de nossa carreira. Nosso contato naquela época foi muito superficial e aquela escola em que havíamos iniciado juntos em nossa profissão já nem existe mais. Desse modo, nossa conversa se iniciou a partir de um bate-papo em que falamos sobre a coincidência de termos iniciado nossa carreira juntos na mesma época e na mesma escola.

Durante nossa conversa, Adilson me contou que está há 15 anos no magistério. É formado em Física, com habilitação em Matemática, por uma universidade federal. Possui dois cargos efetivos na prefeitura: um cargo completo de Física (Ensino Médio) e outro de matemática (Ensino Fundamental), cargo que se divide por duas escolas municipais. Além disso, Adilson dá duas aulas semanais de Física em uma escola particular: “Para melhorar o salário”, segundo me contou.

Adilson fez especialização em Políticas Públicas em uma universidade federal. Afirmou que participa sempre dos seminários e das jornadas oferecidos pela prefeitura

da cidade. Entre as palestras e os mini-cursos oferecidos pelas jornadas, afirmou que prefere assistir às primeiras.

Professor Zeca:

Conheci o prof. Zeca a partir da indicação de uma colega do mestrado, que trabalha na mesma escola desse professor. O local escolhido pelo prof. Zeca para o nosso encontro foi uma das escolas em que ele trabalha e a entrevista aconteceu no início da noite de uma sexta-feira de novembro de 2006. Zeca me contou que trabalha no magistério há cerca de 15 anos. Durante o 2º grau, fez um curso técnico em contabilidade por influência de sua irmã, que é contadora. Mas o seu sonho era ser militar: sonho que foi realizado ao servir ao exército como oficial temporário, durante cinco anos. Durante esse período, concluiu a licenciatura curta em Ciências. Iniciou sua carreira no magistério, logo após sua saída do exército, dando aulas em diversas escolas municipais e estaduais da cidade, sempre com contratos. Durante os primeiros anos de magistério, concluiu a licenciatura plena em Matemática numa faculdade particular. Fez um curso de especialização em Ciências em uma universidade federal. Atualmente Zeca tem um cargo efetivo em uma escola municipal, na zona rural da cidade, onde leciona no ensino médio, durante a noite. Possui, pela manhã, outro cargo efetivo em uma escola estadual, em que leciona no ensino fundamental.



Professora Joana:

Conheci a profª Joana em 2001, quando então participamos de um curso de Especialização em Educação Matemática. Em novembro de 2006, tive a oportunidade de reencontrá-la durante um seminário, também de educação matemática. Naquele momento aproveitei a oportunidade para convidá-la a participar de uma de minhas entrevistas. Joana aceitou o meu pedido e sua entrevista aconteceu durante uma tarde de domingo, em sua própria casa.

Joana está há 19 anos no magistério, sendo 16 anos como professora de matemática. Inicialmente fez o magistério para lecionar de 1ª a 4ª séries, depois fez licenciatura curta em Ciências em uma faculdade particular da cidade. Algum tempo depois, fez a complementação, ou seja, concluiu a licenciatura plena em Matemática, na cidade do Rio de Janeiro. Fez um curso de especialização em docência do ensino superior e, mais tarde, a especialização em educação matemática. Iniciou sua carreira no magistério como professora de 1ª a 4ª séries em uma escola da zona rural, com sala multiseriada, durante seis anos. Após esse período, Joana começou a dar aulas de matemática para turmas de 5ª a 8ª séries em várias escolas da prefeitura, sempre com contratos.

Joana possui, atualmente, dois cargos efetivos na prefeitura: em uma das escolas trabalha há 13 anos e na outra, há seis anos. Nas duas escolas, Joana leciona, em turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Joana contou que sempre gostou de participar de cursos, jornadas e seminários de educação matemática.

Professor Edson:

Conheci o prof. Edson no mês de setembro de 2006, quando, então, esse professor foi transferido de uma escola federal de Brasília para trabalhar em Juiz de Fora. Aproveitei a oportunidade para convidá-lo a participar, como entrevistado, da minha pesquisa de campo. O prof. Edson aceitou o convite e a entrevista aconteceu numa manhã do mês de novembro de 2006, na escola em que trabalha.

O professor Edson está formado há 15 anos em licenciatura plena em Matemática. Formou-se na Universidade Federal de Uberlândia. Após trabalhar durante um ano em uma escola estadual dessa cidade, mudou-se para Brasília para fazer especialização em Matemática na UNB. Foi convidado a lecionar Cálculo durante seis meses na Universidade Federal de Brasília e, após esse período, lecionou durante alguns anos em escolas públicas do Distrito Federal. Em 1995 foi aprovado em um concurso para lecionar em uma escola federal, em Brasília. Atualmente, ainda trabalha nessa mesma instituição federal, só que agora na cidade de Juiz de Fora.

Profª Conceição:

Conceição foi a última professora a ser entrevistada. Conheci essa professora a partir da indicação de uma colega do mestrado, que leciona na mesma escola que a profª Conceição. Sua entrevista aconteceu em sua própria casa, numa noite de sexta- feira, no início do mês de dezembro de 2006. Conceição me disse que é professora de matemática há 26 anos e trabalha, durante todo esse período, em um cargo efetivo de professora de matemática no Estado. Conceição afirmou que ainda não se aposentou, porque não possui a idade mínima para tanto; porém, mesmo depois de se aposentar, pretende continuar lecionando em escolas públicas. Na prefeitura sempre trabalhou com contratos. Atualmente dá aulas para o ensino médio em uma escola estadual, no turno da manhã, e, no turno da noite, para ensino fundamental em uma escola municipal.

Inicialmente, fez licenciatura curta em uma faculdade particular e depois fez a licenciatura plena em Matemática, também em uma faculdade particular. Conceição disse que participou de vários cursos de atualização, inclusive cursos oferecidos por uma universidade federal. Ela acredita que esses cursos ajudam muito porque “nas jornadas, além de você ter a parte pedagógica, você tem a parte prática, que são os mini-cursos, que são muito interessantes”, afirmou Conceição.

A partir deste momento apresento as interpretações do meu material de campo, em que as entrevistas foram realizadas individualmente e em datas diferentes. Os depoimentos dos entrevistados foram organizados por temas, que foram surgindo a partir das leituras das narrativas dos entrevistados. Às vezes, tem-se a impressão de que os depoentes estão mantendo um diálogo entre si ou mesmo com alguns autores que foram convidados por mim a interferir nas discussões.

No documento silvanacarellomalvaccini (páginas 34-38)