• Nenhum resultado encontrado

No intuito de identificar os trabalhos mais recentes e que tivessem temáticas dialogadas com o assunto desta dissertação, foi realizado um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa realizada nessa plataforma considerou o período de 11 anos (entre 2008 e 2018) para seleção dos trabalhos acadêmicos e tinha como foco observar o objeto de estudo, a estruturação dos trabalhos, seus pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos.

6

As principais palavras combinadas na busca realizada foram: Educação Estatística, Ensino de Estatística, Tecnologias Digitais, Recursos Educacionais Digitais, Softwares, Variabilidade estatística e Medidas de dispersão, utilizando-se ainda os filtros: “Ciências Humanas”, “Educação Matemática” e “Educação Estatística”. A pesquisa na plataforma ocorreu de duas formas simultâneas, considerando os resultados encontrados a partir da combinação de palavras sem aspas e das combinações dos termos entre aspas.

Contudo, devido à disparidade entre o quantitativo de pesquisas utilizando as duas possibilidades, deu-se preferência aos estudos detectados a partir da busca pelos descritores entre aspas, isso ocorria porque, na primeira pesquisa, a plataforma busca arquivos que correspondem aos termos semelhantes ao desejado e, na segunda pesquisa, trabalhos que correspondem àquelas palavras específicas identificadas. Para as buscas realizadas com palavras combinadas entre aspas, foram elencados alguns trabalhos para posterior averiguação e possível leitura.

Após a localização das pesquisas, foi realizada a leitura dos principais metadados dos arquivos: sumário, resumo, objetivos, procedimentos metodológicos e análise de dados, a fim de compreender a temática central dos estudos. De posse dessas informações, elaborou-se o quadro 4, enfatizando o ano de publicação, o título da pesquisa, o tipo de qualificação (dissertação ou tese) e autor.

Quadro 4 - Resultado da busca na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) Continua

Combinação de descritores

Título Autor Nível/ Ano

Tecnologias Digitais; Medidas de tendência central

Os conceitos elementares de Estatística a partir do Homem Vitruviano: uma experiência de ensino em ambiente computacional.

Edgar Dias da Silva Dissertação/ 2008

Variabilidade estatística

A ideia de variabilidade abordada no 8º ano do Ensino Fundamental.

Fernanda de Melo Garcia Dissertação/ 2008 Softwares e Medidas de dispersão

Distribuição Normal: uma introdução voltada ao ensino médio por simulações via planilha eletrônica e exercícios interativos. Osmar Antônio de Lima Dissertação/ 2009 Medidas de tendência central, Variabilidade estatística

Ensino e aprendizagem de estatística com ênfase na variabilidade: um estudo com alunos de um curso de licenciatura em Matemática.

Marcelo Marcos B. Moreno

Dissertação/ 2010

Quadro 5 - Resultado da busca na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) Conclusão Combinação de descritores Título Autor Nível/ Ano Medidas de tendência central

Investigando o desempenho de jovens e adultos na construção e interpretação de gráficos. Izauriana Borges Lima Dissertação/ 2010 Tecnologias Digitais, Softwares e Medidas de dispersão (Res)significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação Everton José G. Estevam Dissertação/ 2010 Medidas de tendência central

Estimativa de medidas de tendência central: uma intervenção de ensino.

Ana Paula Fernandes Leite Dissertação/ 2010 Variabilidade estatística Concepções de professores de professores da Educação Básica sobre variabilidade estatística.

Diva Valério Novaes Tese/ 2011

Variabilidade estatística

Para variar: Compreensões de estudantes dos anos iniciais diante de aspectos da variabilidade. Érica Michelle S. Cavalcanti Dissertação/ 2011 Tecnologias digitais, Softwares, Educação estatística A utilização de objetos de aprendizagem para a compreensão e construção de gráficos estatísticos.

Juscileide Braga de Castro Dissertação/ 2012 Software, Medidas de dispersão

Proposta de aplicação da Estatística no Ensino da Matemática na Educação Básica: Uma investigação do cotidiano com o auxílio do Geogebra.

Elaine Costa dos Santos Dissertação/ 2013 Tecnologias Digitais, Softwares, Medidas de tendência central

Software educativo tinkerplots 2.0: possibilidades e limites para a

interpretação de gráficos por estudantes do ensino fundamental. Siquele Roseane de C. Campêlo Dissertação/ 2014 Variabilidade Estatística, Medidas de tendência central

Interpretando dados do cotidiano: o ensino de Estatística na educação básica.

Rafael Teixeira Silva Dissertação/ 2015

Variabilidade

estatística, Medidas de tendência central, Ensino de Estatística

Estudo da aprendizagem sobre variabilidade estatística: uma experiência de formação com futuros professores dos anos iniciais da Educação Básica.

Marcílio Farias da Silva

Tese/ 2017

Fonte: elaboração própria.

Cabe salientar que não foi nosso intuito esmiuçar todos os trabalhos que envolvam o ensino e a aprendizagem de conceitos estatísticos. Assim, após filtrar com base na

aproximação da temática, ora em estudo, foram localizadas quatorze pesquisas, entre as quais doze dissertações e duas teses. Ademais, dos trabalhos selecionados quatro têm foco na formação de professores, e foram discutidos por abordar conceitos inerentes à compreensão da variabilidade estatística e por inferirmos que as dificuldades detectadas pelos autores podem ser semelhantes às de estudantes da Educação Básica. Cinco trabalhos têm ênfase na compreensão de estudantes acerca de medidas estatísticas, empregando em sua metodologia sequências de atividades a partir de ambiente lápis e papel, e seis aplicaram alguma ferramenta tecnológica (objeto de aprendizagem, software ou planilha eletrônica) ou a combinação de vários desses recursos.

Na busca desse portal, evidenciamos a pouca quantidade de trabalhos que relacionam aprendizagem dos conceitos de variabilidade ou das medidas de dispersão e a utilização de recursos educacionais digitais, dado que salienta que esforços devem ser mobilizados para potencializar pesquisas dentro dessa temática, ressaltando a relevância da investigação realizada. Nesse aspecto, foi identificada apenas uma dissertação que abordava a aprendizagem da variância e do desvio-padrão através do software Geogebra, porém com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Todavia, cumpre verificar as contribuições desse software para a compreensão do conceito de variabilidade por estudantes do 9º ano.

Na próxima seção, discutimos os trabalhos selecionados com base nos metadados apontados na busca.