• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1 | A DOM DIGITAL

2.4 TRABALHO DESENVOLVIDO

2.4.4 ARDINA PRESS LIGHTNING COMPONENTS DEMO

O principal objetivo desta demo passava por testar as minhas competências para a criação de componentes de Lightning, perceber o potencial da framework, e demonstrar de que maneira é que a mesma pode ser implementada em projetos reais da empresa. Para

45 este projeto foram introduzidas algumas linguagens de programação com as quais ainda não tinha trabalhado durante o período escolar e que foi uma mais-valia para a minha evolução como estagiário. Para além das linguagens já utilizadas anteriormente HTML e

CSS, foi desenvolvido código em JavaScript, Apex e foi utilizada a framework Aura.

Este projeto serviu não só para testar competências, mas também para me apresentar esta tecnologia recente, aprender a dominá-la, e começar a trabalhar em projetos reais baseados em Salesforce.

Nesta versão demo foi utilizada uma base de dados fictícia, foi criado um objeto dentro do Salesforce chamado “Artigos” e foi nesse objeto que foi trabalhada esta versão

demo. O principal objetivo passava por criar uma aplicação constituída por Lightning Components que comunicasse com a base de dados criada no Salesforce e cada

componente teria a sua função mas interligando sempre com os restantes. Principais objetivos:

 Retirar informação da base de dados e mostrá-la na aplicação.

 Retirar diferentes tipos de informação da base de dados nomeadamente imagens e boleanos.

 Introduzir informação na aplicação e guardá-la na base de dados.

 Sistema de pesquisa de informação com filtros de pesquisa, possibilidade de pesquisar entre duas datas, procurar apenas artigos publicados, não publicados ou todos e procurar artigos de um autor específico ou de todos os autores.

 Sistema de estatísticas em tempo real, este componente deveria conter dados estatísticos da base de dados (como o número total de artigos, o número de artigos publicados, o número de artigos não publicados, ou o número de elementos multimédia) e atualizar à medida que forem introduzidos novos dados pelo utilizador.

 Sistema de ordenação da lista de informações, em que o utilizador pode escolher como quer ver a lista de artigos, se por data, por autor ou por nome da notícia.

 Sistemas de interação em tempo real (Exemplo: colocar um artigo online através de ícones).

46  CSS personalizado, apesar de ser só uma versão demonstração a aparência é sempre importante e um dos objetivos passou por construir esta aplicação com base no design do produto original.

O desenvolvimento desta aplicação exigia da minha parte conceitos básicos não só de Salesforce como de Lightning Components, os conceitos básicos de Salesforce foram adquiridos durante a formação oferecida pela empresa ainda antes do início do estágio, aliada a uma investigação individual.

No caso do Lightning Components, o recurso a documentação, fóruns de discussão e plataformas de aprendizagem, assim como o esclarecimento de dúvidas junto dos profissionais da Dom Digital foram os métodos escolhidos para aprender não só os conceitos básicos, como evoluir e criar componentes cada vez mais complexos.

Numa primeira fase comecei por realizar algumas experiências simples para perceber o funcionamento básico dos Lightning Components, e para conhecer as suas funcionalidades e o seu potencial.

Na segunda fase comecei a construir os componentes que tinham sido planeados com base no Ardina Press.

Como se trata de uma versão de demonstração e também para aplicar conceitos de Salesforce, foi criada uma base de dados fictícia de onde os dados dos componentes iriam ser retirados. Os objetos criados foram:

 Artigos: Neste objeto eram guardados os artigos, e o objetivo principal era recolher os artigos e mostrá-los no componente de listagem de artigos.  Conteúdo: Neste objeto eram guardados conteúdos multimédia, neste caso

imagens, o objetivo era recolher outros elementos além dos artigos.

 Conteúdo2: Neste objeto eram guardados links para conteúdos multimédia, neste caso foram utilizados links para pdfs.

Foram desenvolvidos no total seis componentes:

 O componente de listagem de artigos: que poderia ser ordenada por nome, data ou autor (esta listagem de artigos era feita através da base de dados criada em Salesforce).

 O componente de pesquisa de artigos: onde poderia ser feita uma pesquisa de artigos com filtros, por artigos publicados ou não, pelo seu autor e por um intervalo de datas. Este componente comunicava diretamente com o

47 componente de listagem de artigos pois era nesse componente que iria ser feita a listagem dos resultados encontrados através da pesquisa.

 O componente de contagem de artigos: onde era feita a contagem do total do número de artigos, dos artigos publicados e dos artigos não publicados.  O componente de introdução de artigos: onde eram introduzidos os artigos,

este componente comunicava depois com a listagem (para que esta fosse atualizada) e ainda com os contadores de artigos (para que estes fossem atualizados).

 Dois componentes de listagem de elementos multimédia: estes dois componentes fazem a listagem dos conteúdos inseridos nos objetos “Conteúdo” e “Conteúdo2”.

Figura 30 - Aplicação ArdinaPress em Lightning Components

Fonte: Desenvolvida pelo estagiário

Na imagem acima (Figura 31) pode ver-se o resultado final do projeto, com todos os seis componentes perfeitamente funcionais e a comunicar entre si, foi possível criar uma versão de demonstração do Ardina Press com base em Lightning Components formando assim uma aplicação.

48 No final deste projeto, foi feita ainda uma apresentação para alguns dos profissionais da Dom Digital, esta apresentação consistia em explicar o funcionamento desta tecnologia, em discutir a sua utilidade e a sua aplicação em projetos futuros da Dom Digital.

Figura 31 - Apresentação Lightning Components

Fonte: http://blog.domdigital.pt/post/148733512092

Documentos relacionados