• Nenhum resultado encontrado

Artes e Entretenimento

No documento Modelo Social Do Antigo Testamento (páginas 78-81)

"Ele fez tudo apropriado ao seu tempo." Ec. 3:11.

"Uma coisa pedi ao SENHOR; é o que procuro: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do SENHOR e buscar sua orientação no seu

templo." Sl. 27:4.

udo o que Deus criou é bonito! Nada no Universo é sem cor, forma ou estilo. Ele transforma cinzas em beleza. Ele é o "Cântico dos Cânticos," o "Oleiro," o "Senhor da Beleza". Ele é belo. As Artes revelam o Criador através da Música, palavras, cores, Design, equilíbrio, movimento, harmonia, ritmo. Davi disse que as estrelas cantam a glória do Senhor e existem físicos, hoje, que acreditam que é bem possível que os planetas vibram em perfeita sintonia. No sétimo dia da criação, Deus descansou. Não devemos pensar nesse descanso em nível de cansaço comum, porque Deus não sofre de fadiga. Devemos pensar nesse descanso como um tempo para contemplar a beleza da criação, saborear a qualidade de tudo o que Ele criou. Os atributos de Deus revelados através das Artes são: beleza, descanso e celebração. O propósito de Deus para essa área é nos renovar e nos restaurar, proporcionando-nos alegria pelo nosso trabalho.

T

Sou um artista cristão ou um cristão que é artista?

Os artistas cristãos de hoje em dia têm muita dificuldade para compreender o propósito de seus talentos. Se sua obra não fala diretamente sobre Jesus, ela ainda tem algum valor? Eles devem ou não trabalhar em produções com não-cristãos? Quando alguns vêem uma construção magnífica, ou uma pintura, uma peça teatral, ou um espetáculo maravilhoso, eles tendem a perguntar se a produção foi realizada por cristãos, como se isso validasse a beleza. Porém, a beleza em si já é um atributo de Deus. Colocar um adesivo escrito Jesus sobre as coisas, não as tornam mais bonitas. Pregar o Evangelho pode ser bonito, mas, a beleza, não traz uma mensagem adicional necessariamente. Podemos ter arte e beleza nas igrejas, mas a arte não tem de estar diretamente relacionada com uma expressão eclesiástica, para poder revelar Deus.

Qualquer coisa, incluindo tipos de música, notas musicais ou instrumentos podem ser utilizados para o bem ou para o mal. Não existe algo como notas musicais demoníacas, ritmos ou instrumentos demoníacos. Satanás não é o dono de nada disso, assim como ele não é o dono da lua, dos cogumelos ou das cores. Tudo é criação de Deus. Qualquer coisa que Deus tenha feito pode ser usada para adorar Satanás, mas também, pode servir para revelar Deus. Temos a tendência de achar que as músicas antigas são mais espirituais e que qualquer coisa muito moderna se torna suspeita, ou então, má. Obviamente, isso tem mais a ver com gosto pessoal que com Deus. Nós escutamos satisfeitos, os bonitos hinos luteranos, pois, eles revelam virtudes espirituais. O que a maioria de nós não sabe, é que Lutero colocou letras cristãs nas músicas favoritas dos bares da época. Eu queria saber o que os cristãos alemães daquele tempo pensaram dessas músicas populares sendo usadas pela igreja.

As Escrituras revelam três temas na Música

Ao estudarmos artes e música nas escrituras, encontramos registrados três temas: adoração é claro, canções nacionais ou políticas e canções de amor. Uma canção de amor ganhou um livro inteiro - Cantares de Salomão. Atualmente, adoração, hinos, louvor e salmos são todos

considerados importantes, mas, perdemos a capacidade de celebrar o amor humano e o amor pela nação. Se observarmos os hinos nacionais do mundo todo, você vai perceber que a grande maioria deles, escritos antes de 1970, mencionam Deus e Suas bênçãos. Até o Século passado, era entendido que Deus está envolvido na vida política de uma nação, até que algumas nações começaram a remover de seus hinos essas referências a Deus. Será que foi por causa da secularização do país ou por causa da igreja, que perdeu a compreensão da atuação de Deus na área Política? Onde estão as canções de amor? Nossas ondas sonoras estão abarrotadas com mensagens de amor que são, no mínimo, degradantes ou lascivas. Porém, quando um músico que seja cristão escreve e apresenta uma bela celebração de amor humano, nós o acusamos de estar sendo "secular" ou de não estar sendo fiel à sua fé, não apresentando Jesus. As Escrituras celebram todos esses temas da Música e os usam para revelar Deus.

Se definirmos ópera como uma história em forma de música, então em Dt. 32, Moisés nos apresenta uma ópera muito antiga, senão a primeira a ter sido criada. Esse impressionante líder político entendia tanto a importância da Música na vida de uma nação que, ao final de sua vida, compôs uma obra que continha princípios importantes a serem lembrados por seu povo. E Moisés

recitou as palavras desta canção, do começo ao fim, na presença de toda a assembléia de Israel...1

As disciplinas das Artes

Assim como a Ciência, Deus governa as Artes por meio de Leis que regem cada disciplina: leis de Estética, Harmonia, Ritmo, Dissonância, Cor, Forma, Design, Estilo, Espaço positivo e negativo. Seja na Dança, na Escultura, na Pintura, na Literatura ou na Composição Musical, todos os artistas compreendem que existem princípios através dos quais cada uma dessas disciplinas funciona. Dominar esses princípios é fundamental para obter habilidade. Talento, então, é fazer esses princípios desaparecerem em meio à expressão artística. Pessoas "não-salvas" criam coisas belas porque são feitas à imagem de Deus. O único problema, é que elas não se dão conta de quem é a fonte de seu talento ou de seu amor pela beleza. Eles não conhecem quem lhes deu seu talento, mas, ainda assim, seu talento celebra Deus. Eles não sabem a quem agradecer. Mas, o fato deles conhecerem, ou não a Deus, não muda a beleza de suas criações. Nem palavras em Hebraico podem tomar uma melodia mais bonita. A beleza tem um valor intrínseco, ta! como a extensão da natureza e do caráter de Deus.

Morno

Muito daquilo que hoje chamamos de Música e Arte cristãs, é, no mínimo, medíocre. Talvez, porque pensamos que a única coisa que importa é se essas falam sobre Deus. E importante apresentarmos a mensagem de Cristo. Contudo, é tanto um absurdo quanto um perigo, pensarmos que a única coisa que importa num cirurgião é o seu amor por Deus e que sua técnica em cirurgia não é relevante. O coração do indivíduo e a destreza de uma profissão são duas coisas diferentes e Jesus é Senhor sobre essas duas coisas. Como pessoas que cremos no Deus Criador, você e eu temos de valorizar tanto a prática quanto a postura correta diante Dele. Temos de celebrar a beleza pelo próprio valor dela, porque Ele é o Senhor do Belo, o Criador de todos os dons, e também, temos de promover o relacionamento do artista com Cristo, o Criador de seu talento2.

Não existem tribos, nações ou culturas que não tenham Arte, Música ou Esportes. Beleza, canções e celebração existem antes da Humanidade. Eram expressos em Deus, antes de existirmos e até hoje O revelam. Não precisamos justificar o nosso amor pelos Esportes ou Artes como uma oportunidade para evangelismo. Podemos ou não achar isso apropriado. Não há problema em desfrutarmos dos dons e talentos dados por Deus somente pelo seu valor natural. E uma forma de adoração ao Criador.

GUIA DE ESTUDO

Temas para procurar quando você estiver estudando e colorindo o que as Escrituras dizem sobre Artes e Entretenimento: música, design, esportes, dança, cultura, vestuário, poesia,

A área das Artes e Entretenimento revela: o Cântico dos Cânticos, o Oleiro

O principal atributo de Deus revelado através das Artes e do Entretenimento: Beleza Deus governa essa área através: das Leis de cada disciplina

DEFININDO A MISSÃO

Proporcionar descanso e renovação para a alma através do belo e da alegria.

NOTA A TODOS OS CRISTÃOS

Um dos meus alunos me disse uma vez que ele podia ver, de uma maneira ou. de outra, que todas as outras áreas que estudamos tinham alguma relação com a sua vida pessoal, menos as Artes. O que Artes e Beleza tinham a ver com ele? Ele não era nem um músico, nem um pintor, nem artista. Eu achei essa confissão muito trágica. Respondi:

"— A pergunta que você tem de fazer a você mesmo é: 'em que lugar a beleza está em minha

vida?' "

Imediatamente, ele desmoronou. Aquela pergunta tocou algo profundo nele. Sua vida estava repleta de tarefa, obrigação, devoção e trabalho, mas, não havia celebração, beleza e alegria.

Isso não é algo raro de se encontrar dentro ou fora dos círculos cristãos. O mundo está desesperado por Beleza. Estamos freqüentemente cercados pelo medíocre, superficial, caótico e feio. Umas das coisas que eu amo na Suíça é a celebração da Beleza na forma das caixinhas de flores expostas nas janelas das casas. Não importa o tamanho da casa, todas as cores da primavera explodem pelas caixinhas nas janelas. Esse costume não tem nenhuma finalidade prática. Essas plantas não podem ser comidas, são apenas lindas. Existe uma grande necessidade dessa compreensão quanto à Beleza em relação às nossas vidas e à nossa Sociedade. Onde está a Beleza em sua vida?

Meus pais eram pobres e se mudaram das casas de suas famílias durante o período da Grande Depressão, para procurar emprego no norte dos Estados Unidos. Eu fui a primeira de seus filhos a nascer numa casa com banheiro dentro e não fora da casa. Porém, desde que eu era pequena, na nossa casa sempre tinha música. Aos sábados, enquanto lavava nossos cabelos na pia da cozinha, minha mãe escutava ópera pelo radio. Nós nunca falávamos sobre isso, não haviam aulas sobre música. Mas, era importante para ela ter o belo em seu modesto lar. Esse foi um dos grandes tesouros deixados para mim, a celebração de Deus em música na minha vida. Precisamos do Belo.

NOTA AOS PROFISSIONAIS DAS ARTES E ENTRETENIMENTO

Quer você tenha talento usando seu corpo, ouvidos ou olhos, seu talento é uma celebração de Deus e uma parte do Seu chamado em sua vida. Fomos criados para celebrar Beleza e Alegria, como também, para precisar delas. Você é parte da resposta de Deus para essa necessidade.

Tudo que Ele criou, quer no micro ou no macrocosmos, é belo e foi criado com som. Então, esteja você celebrando através do trabalho da igreja ou ministrando para os não-crentes, você está servindo a Cristo. Você e testemunha Dele através de suas habilidades e de sua vida. Você não precisa justificar o seu talento, fazendo material religioso ou ajoelhando em oração quando se sair bem, apesar de poder fazer os dois. Seu talento é justificado por ser parte da natureza e do caráter de Deus em você. E parte de quem Ele é e de como Ele fez você. O talento que você tem revela Deus.

O mundo precisa de seu talento e da celebração da Beleza e da Alegria que Ele traz. Não impeça o

PARTE III

Se nós vamos discipular

No documento Modelo Social Do Antigo Testamento (páginas 78-81)