• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES DE GOVERNO ELETRÔNICO PARA A PREFEITURA

MUNICIPAL DE LAGUNA A PARTIR DA MODERNIZAÇÃO DA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Thiago Paulo Silva de Oliveira

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas Santa Catarina, SC – Brasil

thiago.paulo@ijuris.org Aline Torres Nicolini

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas Santa Catarina, SC – Brasil

aline.nicolini@ijuris.org Sonali Molin Bedin

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas Santa Catarina, SC – Brasil

sonali.bedin@ijuris.org Tânia Cristina D`Agostini Bueno

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas Santa Catarina, SC – Brasil

tania.bueno@ijuris.org Nauro Martins Pinho

Secretaria de Administração, Fazenda e Serviços Públicos – Prefeitura de Laguna Santa Catarina, SC – Brasil

secfinancas@laguna.sc.gov.br

RESUMO: O presente artigo aborda a temática de projetos de modernização da administração pública local suportados pelas Tecnologias da Informação, aplicado na Prefeitura Municipal de Laguna (PML), em Santa Catarina. Fez-se uma abordagem teorica sobre os problemas comumente enfrentados pelas prefeituras, bem como as dificuldades enfrentadas pelo cidadão, que demanda os serviços oferecidos pelo governo. Entretanto, o governo também é prejudicado pela carência de recursos de tecnologia da informação, pois o alto grau de burocratização emperra processos e eleva o custo e o tempo das atividades rotineiras, além de prejudicar a tranparência das ações do governo. O trabalho aborda, também, a temática da arrecadação tributária e a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2000, que impôs uma série de regras que devem ser seguidas pelo gestor público, sendo que grande parte delas podem ser facilmente executadas com a utilização da tecnologia da informação. O artigo faz essa abordagem com a PML, mostrando os pontos de saturação e as propostas para a implantação do governo eletrônico na cidade.

PALAVRAS-CHAVE

Município, Governo Eletrônico, Arrecadação Tributária, Eficiência Governamental, PMAT

ANEXO II: ARTIGO APROVADO NA IV CONEGOV

SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À TOMADA DE

DECISÃO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UMA

ABORDAGEM CONCEITUAL

Thiago Souza Araújo

Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina Santa Catarina, SC – Brasil

araujo.thiago@udesc.br

Thiago Paulo Silva de Oliveira

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas

Santa Catarina, SC – Brasil

thiago.paulo@ijuris.org Edson Rosa Gomes da Silva Secretaria de Segurança Pública

Santa Catarina, SC – Brasil

edsongomes@ssp.sc.gov.br

RESUMO: A gestão das receitas e controle dos gastos é o azimute que a administração pública deve almejar como foco

primordial de suas ações. ações estas que devem necessariamente estar focadas na utilização eficiente dos recursos nas circunscrições da união, dos estados e dos municípios. com o afloramento, cada vez maior, da utilização das tecnologias computacionais para a produção de informações no cotidiano das mais variadas organizações, tanto governamentais quanto privadas, há uma demanda pela criação de sistemas inteligentes. existe a necessidade de realizar por parte do setor privado o controle das receitas e despesas e por parte do governo realizar a aferição dos tributos e a projeção ou estimativa da receita, assim como vislumbrar a aplicação deste com a maior eficiência, auxiliada pela informatização dos processos. a utilização de sistemas nestas instituições (públicas e privadas) não é novidade, pelo contrário, algumas instituições já têm seus processos informatizados há muito tempo. porém esses sistemas, na maioria das vezes, estão pautados em ferramentas computacionais estanques que são utilizadas como tabulador de informação. entretanto, a nova dinâmica da sociedade da informação consiste na integração das bases de dados ou na interligação das informações como forma de subsidiar a tomada de decisão dos agentes públicos ou privados. este trabalho apresenta uma proposta conceitual de um sistema de apoio à decisão na gestão pública municipal com base no cruzamento das informações disponíveis das instituições governamentais no âmbito municipal. estas informações ou dados disponíveis seriam as informações intra ou interinstitucionais, auxiliando e facilitando o processamento dos dados e a análise dos mesmos, como forma de objetivar sua utilização na tomada de decisão dos agentes nas instituições municipais. é por este prisma que o trabalho se desenvolverá, ou seja, tendo o intuito de fomentar a utilização das informações contidas em sistemas estanques no auxilio da gestão de recursos na esfera municipal, em um modelo mais coerente com o contexto da era informacional.

PALAVRAS-CHAVE: GOVERNO ELETRÔNICO; SISTEMA INTELIGENTE DE APOIO À DECISÃO

GOVERNAMENTAL; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

ANEXO III: ARTIGO APROVADO NA IV CONEGOV

SISTEMA DE APOIO A TOMADA DE DECISÃO E O EXERCICÍO DA E-CIDADANIA: UMA ABORDAGEM AO

PLANEJAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL Thiago Paulo Silva de Oliveira

Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas (IJURIS) Santa Catarina, SC – Brasil

thiago.paulo@ijuris.org Fernando Seabra

Graduação em Ciências Econômicas – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Santa Catarina, SC – Brasil

seabra@cse.ufsc.br Hugo Cesar Hoeschl

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (CIASC) Santa Catarina, SC – Brasil

presidente@ciasc.sc.gov.br

RESUMO

Este trabalho aborda a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC´s) para apoiar o processo de tomada de decisão do gestor público, além de ampliar a participação da sociedade nesse processo. Expõem-se a importância do uso das TIC´s nas prefeituras, bem como a razão que tem levado, cada vez mais, os gestores públicos a optar pelo uso dessas ferramentas. Em seguida, procurou-se mostrar a importância do Planejamento Público Municipal para o desenvolvimento dos municípios, apresentando-se uma metodologia de elaboração de planejamento teorizada pela comunidade internacional. De forma complementar, buscou-se identificar os fatores limitantes da teoria apresentada, e a forma como as TIC´s podem auxiliar no processo. Foram abordados assuntos relacionados a Portais e Data Warehouse (DW), e como essas tecnologias podem auxiliar no processo de interação entre o cidadão e o gestor público local brasileiro.

PALAVRAS CHAVE:

Planejamento Público Municipal, Tecnologia da Informação, Governo Eletrônico, e-Cidadania.

1. INTRODUÇÃO

Mesmo sendo um território de menor proporção, se comparado aos Estados ou a União, o município enfrenta as mesmas dificuldades para a elaboração de planos capazes de abranger os interesses de todas as classes sociais. Cabe, ao gestor público municipal, por intermédio de planos de desenvolvimento, a função de atender as principais demandas dos cidadãos. O problema, na maioria dos planos, é a falta de recursos disponíveis para a execução de todas as ações previstas.

Deve, então, o gestor público, maximizar a utilização dos recursos escassos durante a execução do planejamento, contemplando projetos que tenham relação direta com o desenvolvimento e os anseios da sociedade. Muito embora, é sabido que não há como atender todas as demandas dos cidadãos, mesmo que o recurso público seja aplicado de maneira eficaz e eficiente.

No Brasil, a constituição de 1988, associada à aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), destaca a necessidade do planejamento, determinando que "a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente em que se previnem riscos e corrigem desvios, capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas" (ANDRADE et al, 2006, p.4), em diversos outros dispositivos, ela

ANEXO IV: ARTIGO APROVADO NA 37° JORNADAS ARGENTINAS DE

Documentos relacionados