• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – Metodologia

3.4. Processo de recolha de dados

3.4.2 As entrevistas

Segundo Bogdan e Biklen (1994) “a entrevista é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo” (Bogdan e Biklen, 1994, p.134).

Também para Tuckman (1994) as entrevistas são consideradas como “um dos processos mais directo de encontrar informações sobre um determinado fenómeno” e as respostas “vão reflectir as suas percepções e interesses.” (Tuckman, 1994, p.517).

Por sua vez, Lessard-Hérbert, Goyett e Boution (1990) evidenciam as potencialidades que as entrevistas desempenham na investigação qualitativa e diferenciam-nas segundo a forma como foram utilizadas pelos mais diversos investigadores em não estruturadas, semi-estruturadas e estruturadas.

Neste trabalho, optei por entrevistas semi-estruturadas, audiogravadas com o consentimento prévio dos participantes, isto é, tiveram por base um guião previamente preparado, que serviu de eixo orientador ao desenvolvimento da entrevista. À medida que a conversa se desenrolava, as questões contidas no guião iam-se flexibilizando e adaptando ao entrevistado. De tal modo, que as questões foram todas colocadas, mas surgiram em sequências e momentos diferentes, permitindo que o entrevistado se sentisse em relativa liberdade, o discurso fluísse e as temáticas se aprofundassem. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e revistas pelos professores para que confirmassem as afirmações registadas.

A primeira entrevista (anexo IV)

A primeira entrevista realizada aos professores realizou-se em Novembro (a dois professores) e em Dezembro de 2009 (ao terceiro professor). Esta entrevista foi realizada previamente à observação das aulas e de qualquer contacto com os alunos.

as suas preocupações com o ensino/aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; a sua relação com a Matemática: vivência enquanto aluna, perspectiva enquanto professora; a sua prática acerca do tema Organização e Tratamento de dados; e a importância dada ao referido tema.

A entrevista foi iniciada dando a conhecer as finalidades da mesma aos entrevistados, seguida de um período de motivação para levar a entrevistada a colaborar da melhor forma possível. Nesta entrevista foram dadas informações sobre o processo de recolha da informação, garantindo à partida a confidencialidade das opiniões e informações prestadas, assim como informação sobre o resultado final da investigação. Todas estas informações já tinham sido facultadas aos participantes ainda antes do início da investigação com eles, mais precisamente aquando da selecção dos professores participantes no estudo.

No que diz respeito a esta primeira entrevista, foi explicitado o modo de condução da mesma, assim como a duração, provável da entrevista, tendo sido solicitada autorização aos participantes para que se pudesse proceder à gravação da mesma.

Depois da fase inicial da entrevista, onde foram dadas as informações acerca do estudo e da mesma, foram sendo formuladas questões, aos professores, de modo a caracterizar o percurso académico e profissional de cada entrevistado, através do conhecimento das suas vivências enquanto professor(a).

De seguida as questões foram realizadas de modo a ter uma percepção dos professores face ao ensino e à aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo, ou seja, foi através desta entrevista que fui tentando perceber a relação do(a) entrevistado(a) com a Matemática, qual a importância dada ao papel do professor e dos alunos no processo de ensino-aprendizagem em Matemática e qual a atitude do entrevistado(a) acerca do processo de aprendizagem dos alunos.

Posteriormente foram colocadas questões semelhantes aos professores mas agora de modo a perceber a sua percepção face ao ensino e à aprendizagem do tema OTD, ou seja, foram colocadas questões de modo a perceber a relação do(a) entrevistado(a) com o tema OTD, e de modo a qual a atitude do entrevistado(a) acerca do processo de aprendizagem dos alunos nos tópicos de OTD.

Por fim tentei perceber qual a percepção dos entrevistados acerca do tema OTD, ou seja, tentei recolher informações sobre o significado atribuído ao tema OTD por cada

A entrevista, a cada professor, teve uma duração entre noventa minutos e cento e vinte minutos, tendo decorrido de forma natural e tendo sido gravada em áudio, sendo, posteriormente, transcrita na íntegra.

Após a entrevista, verifiquei que não tinham sido esclarecidos alguns pontos, pelo que, em Fevereiro de 2010, aquando da segunda entrevista, foram colocadas duas questões iniciais.

A segunda entrevista (anexo V)

A segunda entrevista realizada a cada um dos três professores separadamente realizou-se em Fevereiro de 2010. Esta entrevista também foi realizada previamente à observação das aulas e antes de qualquer contacto com os alunos.

Os objectivos desta entrevista eram perceber algum do conhecimento dos professores do estudo em termos dos conteúdos de OTD do 1º ciclo, assim como algum conhecimento pedagógico dos professores acerca dos mesmos conteúdos de OTD.

Tal como referido anteriormente, a entrevista iniciou-se com duas questões que não foram esclarecidas na entrevista anterior, sendo que a primeira se relacionava com a percepção que os professores têm acerca da Estatística, ou seja, se a consideram parte integrante da Matemática ou quais as intersecções e disjunções entre elas, e a segunda se relacionava com a percepção que eles têm acerca das diferenças entre OTD e Estatística. As questões serviram para iniciar a entrevista e para colocar os professores novamente à vontade, voltando a retomar o assunto conversado na entrevista anterior, o que foi benéfico para não iniciar a entrevista com a proposta das situações de sala de aula sem abordar nada antes.

No decurso da entrevista apresentei um conjunto de 9 situações que, hipoteticamente, poderiam ter acontecido no decorrer das aulas dos professores, com os seus alunos de 4º ano de escolaridade, com o objectivo de perceber qual a reacção de cada professor perante cada situação apresentada, o que daria para perceber um pouco do seu conhecimento estatístico em termos dos conteúdos de OTD do 1º ciclo, e um pouco do seu conhecimento pedagógico, uma vez que tinha que dizer como reagiria em cada uma das situações apresentadas.

Nas primeira e segunda questões desta fase da entrevista são abordados os seguintes tópicos de OTD do programa do 1º ciclo do ensino básico:

Na terceira questão o tópico do programa de OTD que queria abordar prendia-se com a classificação de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll, mais precisamente com a análise de possíveis diagramas de Venn para uma situação dada. A questão seguinte seguiu como tópicos orientadores do programa de 1º ciclo:

 Leitura e interpretação de dados apresentados em tabelas e gráficos  Tabelas de frequência, gráficos de pontos e pictogramas

Na quinta questão para além dos tópicos orientadores do programa de 1º ciclo referidos na questão anterior foi acrescentado o de gráficos de barras.

A sexta questão foi a situação que envolveu as medidas de tendência central, de modo tendo por base o tópico “Moda” do programa de matemática do ensino básico, sendo que como a Moda é uma medida de tendência central é adequado ter questões acerca do conhecimento dessas três medidas de tendência central e ver qual a reacção dos professores perante cada situação proposta, ou seja, apresentar propostas que não sejam resolvidas através da Moda ajuda a perceber um pouco mais se esse conceito está realmente compreendido por parte dos professores.

Por fim, as três últimas questões estavam relacionadas com as situações aleatórias (“Situações aleatórias - uso do vocabulário «certo, possível, impossível, provável e improvável»”), sendo que na última também é acrescentado o tópico da “Leitura e interpretação de dados apresentados em tabelas e gráficos”.

A entrevista, a cada professor, teve uma duração entre sessenta e noventa minutos, tendo, como a anterior, decorrido de forma natural, em jeito de confidências e tendo sido gravada em áudio e, posteriormente, transcrita na íntegra.

Documentos relacionados