• Nenhum resultado encontrado

3 AS CANÇÕES NA MATERIALIDADE DA ESCOLA

3.2 As escolas de educação infantil pesquisadas em São Luís do

Conforme já ressaltamos, as escolas pesquisadas serão denominadas nesta pesquisa de “Alfa” e “Ômega”. A Unidade de Educação “Alfa” é uma das escolas da Rede municipal de São Luís do Maranhão, localizada no centro da cidade. O espaço físico da escola abrange uma área que está dividida da seguinte forma: uma secretaria, uma sala da diretoria/coordenação, dois banheiros para crianças, um banheiro para adultos, seis salas de aulas e um área de lazer (pátio). Seu quadro de funcionários é composto pelos seguintes profissionais: uma

secretária, uma coordenadora pedagógica, uma auxiliar de serviços gerais, uma merendeira, um porteiro e cinco professoras. A escola funciona nos dois turnos com a seguinte divisão: no turno matutino, funcionam duas salas de Infantil I, duas de Infantil II e uma de Infantil III; no turno vespertino, uma sala de Infantil I, duas de Infantil II e uma de Infantil III. Essas salas de aulas recebem em média 18 a 20 alunos com idade entre 4 a 6 anos. A pesquisa abrange o universo das salas de aula dos dois turnos.

Os alunos são residentes de bairros localizados próximos ao centro da cidade, ou seja, bairros da periferia de São Luís que são adjacentes à unidade escolar, tais como: Camboa, Sá Viana, Vila Embratel, Vila Nova e Vila Bacanga.

Em entrevista realizada com a coordenadora pedagógica da escola obtivemos informações relevantes no que diz respeito às atividades profissionais dos responsáveis dos alunos, bem como o grau de instrução das professoras, ou seja, pessoas que passam a maior parte do tempo em convivência com as crianças.

Segundo declaração da coordenadora pedagógica da escola30, as crianças têm pais que desempenham as seguintes atividades profissionais: flanelinhas, comerciários, vigilantes, mecânicos, empregadas domésticas, entre outras atividades informais.

As professoras são funcionárias públicas da prefeitura de São Luís, concursadas e lotadas na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Essas profissionias da educação têm formação em curso de graduação de Pedagogia com habilitação em magistério e uma professora com habilitação em supervisão.

A Unidade de Educação “Ômega”, assim como a escola “Alfa”, é mais uma escola da rede municipal de São Luís do Maranhão localizada no centro da cidade. Seu espaço físico abrange uma área um pouco maior que a escola “Alfa” e está organizada da seguinte forma: cinco salas de aulas, uma brinquedoteca, uma secretaria, uma sala de diretoria, uma sala de professoras, uma cantina, uma área de convivência, um refeitório, uma lavanderia, um depósito de alimentos, dois banheiros para crianças, dois banheiros para adultos, uma banheiro adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, uma área de lazer com plantas montadas e com brinquedos. Seu quadro de funcionários é composto pelos seguintes profissionais: uma diretora pedagógica, que acompanha os dois turnos

30 Esta escola está temporariamente sem gestora efetiva. As atividades de direção estão a cargo de

matutino/vespertino; duas coordenedoras pedagógicas, uma acompanha o turno da manhã e a outra acompanha o turno da tarde; dez professoras; quatro auxiliares de serviços gerais; dois porteiros; um agente administrativo.

A escola funciona em dois turnos com a seguinte divisão: no turno matutino, uma sala de Infantil I, uma de Infantil II, uma de Infantil III e duas creches; turno vespertino, uma sala de Infantil I, uma de Infantil II, uma de Infantil III e uma creche. Diferente da escola “Alfa”, a escola “Ômega” tem um acréscimo de alunos por sala, ou seja, sua média é de 20 a 25 alunos com idade ente 4 e 6 anos. O acréscimo no número de alunos por sala nesta escola em comparação coma escola “Alfa” é justificado pelo fato de o espaco físico das salas ser maior que da escola “Alfa”. Ressaltamos que a realização desta pesquisa abrange o universo de educação infantil das aulas dos dois turnos.

Não diferente da escola “Alfa”, os alunos da escola “Ômega” são residentes em bairros localizados próximos ao centro da cidade: Camboa, Sá Viana, Vila Embratel, Vila Nova, Vila Bacanga e Jaracaty.

Em entrevista realizada com a diretora pedagógica da escola “Ômega”, obtivemos informações relevantes no que diz respeito às atividades profissionais dos responsáveis dos alunos, bem como o grau de instrução das professoras, ou seja, pessoas que passam a maior parte do tempo em convivências com as crianças. Segundo declaração da diretora pedagógica da escola, as crianças têm responsáveis que desempenham as seguintes atividades profissionais: flanelinhas, comerciários, vigilantes, mecânicos, empregadas domésticas, autônomos entre outras atividades informais.

A maioria das professoras da escola “Ômega” é funcionária pública da prefeitura de São Luís, também concursadas e lotadas na SEMED, sendo que no turno da manhã tem uma contratada. Essas profissionias da educação têm formação em curso de graduação em Pedagogia, com habilitação em magistério, e uma tem formação de Bacharel em Turismo e está cursando Pedagogia.

Quando solicitamos das coordenadoras pedagógicas das escolas o Projeto Político Pedagógico (PPP), elas revelaram que estes ainda estão em fase de construção, no entanto, forneceram-nos parte dos documentos. Após a realização da leitura dos projetos, chegamos à conclusão de que os dados descritos no referido PPP não necessariamente seriam imprescindíveis para esta pesquisa. Essa compreensão parte do fato de que, em função de o documento ainda estar em

construção, a parte já descrita estava na introdução e não descrevia a essência do documento.

3.3 A internalização de gênero feminino promovida pelas canções cantadas na