• Nenhum resultado encontrado

AS ESTRATÉGIAS DE PROVEDOR DE BAIXO CUSTO E DE NICHO OU

CAPÍTULO 3 AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA EMPRESA TRÊS

3.5 AS ESTRATÉGIAS DE PROVEDOR DE BAIXO CUSTO E DE NICHO OU

A estratégia genérica de nicho ou enfoque é usada quando a empresa decide trabalhar apenas com um segmento específico de consumidores ou quando resolve atuar em determinada região do estado ou país.

A empresa Três Barras Transportes usa desta estratégia pelo fato de ter como principais destinos e rotas de seus fretes apenas alguns estados do país, por ter praticamente 80% de suas cargas carregadas com madeira e por conseqüência disso ter como seus principais clientes as empresas de comércio varejista de madeira.

Como já foi citado anteriormente, a maioria das madeireiras da região da Grande Florianópolis não possuem caminhões para buscar as madeiras nas serrarias que ficam nos

estados da região norte e centro-oeste, sendo assim, estas empresas foram escolhidas para ser foco e o principal núcleo de clientes.

A logística da Três Barras funciona da seguinte maneira: as madeireiras fazem os pedidos das cargas para as serrarias ou fornecedores que estão localizados principalmente nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia. Os próprios fornecedores então enviam para a Três Barras uma cópia deste pedido e a data em que deverá ser carregado e que precisa chegar até o cliente. Quando o pedido feito não chega a atingir a capacidade total de espaço ou peso do caminhão, a Três Barras entra em contato com outras madeireiras que são suas clientes para saber se estas também precisam abastecer seus estoques, e se elas precisarem, pelo fato de já ter uma experiência com o comércio de madeiras, a própria Três Barras entra em contato com os fornecedores para realizar o pedido. Completar o restante da carga para chegar ao nível em que valha a pena fazer o frete não é uma tarefa difícil, pois praticamente todas as madeireiras que são clientes da Três Barras Transportes têm os mesmos fornecedores, que são por volta de três ou quatro serrarias, com as quais a transportadora possui um bom relacionamento.

Para ser um líder ou provedor de baixo custo a Três Barras procura constantemente maneiras de ter seus custos gerais menores que os custos gerais dos concorrentes. Para não ir com o caminhão vazio até os fornecedores de madeira, o que acarreta custos elevados, no momento em que recebe os pedidos dos clientes a empresa entra em contato com transportadoras parceiras, que constantemente precisam de caminhões extras para realizar seus fretes, para saber se existem fretes disponíveis para regiões próximas ou que estão no caminho da rota dos pedidos dos clientes.

Estes fretes geralmente são de cargas de piso e copos plásticos de indústrias das cidades de Criciúma, Tubarão e Tijucas localizadas no estado de Santa Catarina e que têm como destino os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Como estas cargas geralmente são levadas para grandes regiões urbanas e as cargas de madeira são buscadas em cidades muito afastadas e do interior, na maioria das vezes também são feitos fretes de produtos para abastecer estas pequenas cidades que estão longe das regiões metropolitanas.

Outra maneira para ter os custos gerais reduzidos é abastecer os caminhões sempre nos mesmos postos de combustíveis que estão na rota dos fretes. São efetuados cadastros nestes postos que possibilitam às transportadoras melhores formas de pagamento e descontos no combustível, na troca de óleo do motor, na borracharia e na lavação que estão nas dependências do posto.

Não carregar cargas com excesso de peso também é uma atitude que deve ser tomada para obter uma redução nos custo. No início das atividades da Três Barras Transportes

foram feitos muitos fretes com cargas que ultrapassavam o limite da capacidade de peso do caminhão. Para um período de curto prazo isso parecia trazer benefícios para a empresa, mas em um período de longo prazo verificou-se que exceder o peso desgastava muito mais os pneus e o motor dos caminhões, que muitas vezes ficavam parados por dias nas oficinas. O excesso fazia com que os motoristas fossem obrigados a andar numa velocidade muito baixa o que atrasava a chegada ao destino, sem contar o risco que corriam de levar multas e principalmente sofrer acidentes nas estradas.

Com relação à manutenção dos caminhões, podem-se reduzir os custos através de um rodízio dos pneus, que são no mínimo 24 por caminhão e custam cerca de R$ 1200,00 cada um. Os pneus da frente e do cavalinho têm um desgaste muito maior, por este motivo trocá-los de posição a cada determinada quantidade de quilômetros ajuda a baixar os custos. Fazer a recapagem dos pneus pelo menos uma vez, que custa cerca de R$ 420,00 por pneu, também é uma recomendação para reduzir as despesas. A maioria das recapadoras dá a garantia da primeira recapagem, pois não é aconselhável recapar uma segunda vez porque o pneu já estará muito desgastado aumentando o risco de estourar e causar acidentes.

Fazer com que o motorista controle a velocidade é outra indicação para a redução de custos, não ultrapassar os 80 km/h faz com que a média de combustível consumida por quilômetro seja mais satisfatória, reduzindo assim mais uma despesa e evitando acidentes e futuros gastos com oficinas. E há cerca de dois anos atrás a Três Barras Transportes fez uma parceria com os dois funcionários mais antigos da empresa, que também ajudou muito para a redução de custo, a qual será explicada com mais detalhes posteriormente.