• Nenhum resultado encontrado

46 Referindo-se aos programas de aceleração de aprendizagem, enfatizados no Governo de Esperidião Amin (PP-

1998-2002) e presentes em muitos outros sistemas de ensino.

47Dados que comprovam os péssimos resultados do ensino básico no Brasil podem ser conferidos nos resultados

A escola ocupa boa parte do quarteirão, em uma rua que tem um aclive acentuado. Acessa-se esta escola de duas maneiras: uma, pelos seus fundos, de frente a uma Igreja, o acesso pode ser feito por automóvel, chegando ao estacionamento; o outro, sua entrada principal, em outra rua, se tem acesso de imediato ao prédio administrativo. Na verdade, o prédio é um só, existindo neles diferentes alas que são acessadas por degraus que acompanham o declive do terreno. Logo na entrada principal, localizam-se as salas do setor administrativo da escola: secretaria e direção (salas diferentes em um mesmo espaço), sala dos professores, sala da equipe de ensino48, biblioteca, sala de vídeo, sala informatizada e

auditório. Separada por uma porta gradeada, vigiada por um guarda, descendo alguns degraus têm-se acesso à ala das salas de aula, distribuídas em dois corredores paralelos e dois corredores perpendiculares que fazem a ligação entre os ambientes. Nesta ala encontram-se, além das salas de aula, a sala da coordenação de alunos, cozinha e refeitório, banheiros e sala de artes. Pelo lado oposto ao acesso à ala administrativa, um outro portão gradeado (que fica fechado nos horários das aulas) dá acesso ao pátio, à cantina, às quadras de esportes e ao estacionamento.

A disposição física dos diferentes setores da escola, grosso modo a separação da escola em duas grandes alas e a presença de grades na passagem de uma para outra indicam um intencional isolamento dos alunos, reiterado pela presença de um vigia terceirizado na passagem de uma ala para outra. Sobre os vigias, há três: um neste local, outro na entrada principal da escola e outro no estacionamento.

Tal disposição, além de tornar o ambiente não muito agradável para alunos que já sofrem preconceitos da sociedade por causa de suas condições sócio-econômicas e pelo fato de pertencerem a uma das comunidades identificadas pelo senso-comum como uma das mais perigosas da capital, faz com que a escola pareça uma prisão.

O aspecto prisional da instituição de ensino é agravado pelas péssimas condições de conservação da escola, que segundo a maioria dos profissionais entrevistados, não contribui para uma melhora no trabalho realizado. A pintura cinza dá sinais de esgotamento, a instalação elétrica da escola está danificada, muitas portas e janelas precisam ser repostas, o ambiente oferece pouca luz, mesmo em dias de sol e o mobiliário é muito antigo e alguns já perderam a sua utilidade. Os espaços dos laboratórios de física e biologia não podem ser mais identificados como tal, sendo que o único ainda conservado (graças à presença de um

48 Esta expressão é utilizada pelo pessoal da escola para referir-se à equipe pedagógica, responsável pela

professor readaptado por motivos de saúde) é o laboratório de Química, este sim muito bem conservado e em pleno funcionamento.

3.2.1. Estrutura administrativa da escola

Comecemos pela descrição dos ambientes localizados junto à ala administrativa.

A biblioteca da escola é um ambiente muito bem conservado, exceto pela falta de uma boa pintura. É um espaço adequado para o estudo, amplo e bem iluminado. Conta com um acervo de mais de treze mil volumes, além de revistas de circulação semanal e cultura geral, pagas pela empresa Coteminas, do ramo de tecidos e sem ligação direta com esta escola. Livros de literatura portuguesa, brasileira e catarinense, além de específicos sobre diversas áreas do conhecimento enriquecem este ambiente, muito agradável.

Junto à biblioteca encontra-se uma videoteca que também conta com um acervo diversificado e numeroso. Este acervo está constantemente aumentando, pois a escola, com recursos próprios (aluguel do espaço da cantina, xerox), mantém a assinatura de uma TV a cabo, de onde são gravados os filmes e documentários. Este espaço também é de responsabilidade de um antigo professor da escola, readaptado por motivo de saúde. A escola dispõe de um videocassete e um aparelho de DVD e alguns televisores. Em anexo, este setor conta com uma sala de vídeo que comporta cerca de 40 pessoas sentadas.

O auditório comporta cerca de 350 pessoas sentadas, conta com um palco e raramente é utilizado. É um espaço destinado a eventos maiores, tais como o curso de prevenção de drogas e DST´s49, realizado todos os anos a partir da iniciativa de um dos coordenadores de turno,

sem recursos provindos do governo do estado.

A sala informatizada conta com 14 computadores ligados em rede, mas até o momento desta pesquisa ainda não havia sido inaugurada, pois a escola ganhou os computadores de um programa do governo federal, mas o governo do estado recusava-se a contratar um profissional habilitado que pudesse orientar alunos e professores e administrar o setor. Os

computadores foram ganhos em dezembro de 2004 e até o final do primeiro semestre de 2005 a sala ainda não havia sido utilizada.

A sala de equipe de ensino abriga os seis pedagogos responsáveis pela orientação escolar. Nesta sala encontramos materiais específicos sobre a atividade desenvolvida, relatórios de estágio de alunos de graduação já realizados na escola, entre outras coisas. Esta sala fica de frente para a secretaria e direção, ao lado da sala dos professores.

Na sala dos professores encontram-se armários individualizados, dois banheiros, uma televisão (somente com canais abertos) e um computador estragado, além dos murais que contêm informes da própria escola, e externos, do governo do estado, da secretaria de educação, cursos, sindicato, etc.

A secretaria é composta por três ambientes, onde trabalham três pessoas. Fica de frente a uma ante-sala da direção, onde encontramos dois sofás e um aquário funcionando sem nenhum peixe. Adiante, os três diretores (um geral, um administrativo e uma pedagógica) dividem uma mesma sala e uma outra sala de reuniões, isolada, espaço onde foram gravadas a maior parte das entrevistas.

Fora da ala administrativa, junto à ala dos alunos, localiza-se a sala da coordenação de turno, onde dois profissionais dividem-se nos três turnos, um com o turno da manhã e metade da tarde e outro com a outra metade da tarde e com o turno da noite. Este setor é responsável pela disciplina dos alunos, coordenação da falta dos professores (o que é muito comum e os consome praticamente todo o turno, pois ficam reorganizando o horário de acordo com aqueles que estão na casa, adiantando aulas...), empréstimos de material de apoio, entre outras coisas. Por ser o responsável pela disciplina dos alunos, este é, juntamente com a cozinha e serviços gerais, o único setor do administrativo da escola localizado nesta ala. Esta, inclusive, é uma reclamação dos dois profissionais deste setor. Estes afirmam que a equipe de ensino deveria localizar-se junto aos alunos, já que sua função é orientá-los. Assim, segundo os coordenadores, estariam mais perto dos sujeitos do seu trabalho, o que daria outra qualidade ao atendimento pedagógico da escola. Da equipe de ensino, apenas um concorda com essa idéia, sendo que os outros cinco discordam veementemente.

Documentos relacionados