• Nenhum resultado encontrado

1.7 Ferramentas para análise

CAPÍTULO 2 PROCESSO DE ENTABULAÇÃO

2.3 Alterações ao contraponto original

2.4.1 As poste e as claves

Ao tratar das outras poste, Canguilhem ressalta o fato de que, na edição de 1568, Galilei afirmava que o número a ser aprendido era de 10 poste, no entanto, em 1584, o número havia aumentado para 12. Ele lembra que Le Roy utiliza apenas 5 e boa parte dos alaudistas franceses utiliza apenas 7. Canguilhem conclui que o posicionamento de Galilei é ambíguo. Por um lado ele está próximo aos seus contemporâneos ao afirmar que o alaúde em sol é o mais recomendável, por outro ele parece preferir contemplar a totalidade das notas da versão original à facilidade de execução. Canguilhem afirma isso porque encontra no tratado de Le Roy momentos em que ele sacrifica notas graves do original para facilitar a execução da peça (CANGUILHEM, 2001, p. 58-59). No entanto, o fato de ele ter aumentado o número de exemplos de poste demonstra que, sem deixar de dar importância ao âmbito da peça ele ainda se preocupa com a possibilidade de execução da peça, uma vez que ele possibilita uma maior número de versões.

As relações entre a notação e a altura das notas, no século XVI, estava relacionada às claves utilizadas para notar a música. À época da publicação do Fronimo, dois sistemas de claves eram usados: chiavi naturalli e chiavi alte. Segundo Barbieri (1991, p. 11), desde o século XV praticava- se a notação com diversos sistemas de claves, mas dentre os três principais (contrabaixo, natural e alta) não há registro na Itália do uso das de contrabaixo. Existem indícios de que o uso de claves altas estava associado a peças mais alegres e o de claves mais baixas a peças mais sérias. Jeffrey Kurtzman (1994, p. 644) cita uma passagem de Thomas Morley (1557 - 1602) que respalda essa teoria . Barbieri em seu artigo, no entanto, cita alguns De profundis que foram compostos usando 19 claves baixas e outros com claves altas.

Galilei apresenta as poste utilizando vários conjuntos de claves, e parece ser mais interessante a comparação entre as claves utilizadas para notar as notas mais graves, uma vez que no costume da época não eram usadas linhas suplementares, assim Galilei ao registrar o âmbito inteiro das poste repetia as claves agudas, porque elas possibilitavam o registro das notas mais agudas. Ao notar as notas mais graves, no entanto, as claves coincidem com o uso feito delas na

“… mas você deve entender que aquelas canções compostas nas claves altas foram feitas para ter mais vida, as outras,

19

em claves baixas, foram compostas com mais gravidade e sobriedade, se você cantá-las nas claves contrárias, elas perderão sua graça e serão de fato forçadas para fora de sua natureza. Tome um instrumento como um alaúde,

orpharion, pandora ou outro similar em sua afinação normal e o afine uma nota ou duas mais baixo e ele se tornará mais

pesado e sem clareza, sem o espírito que ele tinha antes, mais ainda se forem quatro notas abaixo da afinação natural. Da mesma forma, tome uma voz muito boa e faça ela cantar acima do âmbito natural. Ela fará um som desagradável e doce ruído, desagradando tanto o cantor, por conta do esforço, e o ouvinte por causa do som selvagem” (MORLEY apud KURTZMAN, 1994, p. 644).

prática vocal. As poste que são notadas usando o sistema de chiave alte possuem um âmbito equivalente ao seu uso nas peças vocais, como pode ser visto no quadro 2.1.

Mais além, ao comparar o âmbito de cada posta com as claves utilizadas por Galilei pode-se inferir que ele aponta ao entabulador qual posta escolher com base nas claves e finalis usadas pelo compositor da peça vocal, embora sabe-se que em muitos casos a utilização de determinadas claves pressupunha que os músicos da época fizessem uma transposição para executá-la. A relação entre o modo das peças e a posta escolhida para a entabulação não parece ser direta, embora como a escolha da posta está relacionada ao âmbito e finalis da peça, que são características que ajudam a definir o modo de uma música, pode-se considerar que existe uma ligação indireta.

Wolfgang Freis afirma que a relação feita no tratado de Bermudo (1555) entre as claves e o braço do instrumento relacionava-se com a entabulação de peças vocais e com a representação dos modos (FREIS, 1995, p. 421). Segundo o mesmo autor essa prática proporcionava ao entabulador uma relação entre a altura das notas da peça vocal e os trastos da vihuela. Isso porque a vihuela como o alaúde utilizavam a tablatura, um sistema de alturas relativas. Segundo Freis, Bermudo reconhece em seu tratado duas formas de relacionar o âmbito das peças vocais com o âmbito do instrumento: fazer a música adaptar-se à vihuela; fazer a vihuela adaptar-se à música (FREIS, 1995, p. 424-425). Freis conclui que a posição das claves no braço da vihuela tinha dupla função, fornecer uma referência de alturas entre a peça vocal e afinação do instrumento e (de forma similar aos tipos tonais, tratados no capítulo 4.6) relacionar o sistema de claves utilizado com o modo da peça.

Pode-se concluir que Galilei tinha uma preocupação didática ao apresentar em seu tratado as doze poste. O grande número de alternativas, embora não seja exaustivo, como ele próprio afirma, permitiria ao aluno entabular quase qualquer peça vocal da época. Sua recomendação para a escolha de uma posta é de que todas as notas da peça possam ser tocadas com o mínimo de dificuldade (GALILEI,1584, p.12). Muito provavelmente, ele apresente as poste aos pares (uma com si bemol e outra com si bequadro) e com indicação do sistema de clave para facilitar a relação entre o sistema mensural e a tablatura para alaúde. A proposição de várias afinações de alaúdes diferentes e a relação com os sistemas de claves indica que Galilei se preocupava em entabular as peças em tessituras próximas das que elas eram cantadas e em respeitar as características do modo (tuono) da peça. O considerável número de poste é indício de que ele preferia adequar o alaúde à música, ainda que ele recomende que se utilize sempre que possível as duas primeiras poste.

Posta Nota grave Nota aguda Afinação do alaúde

Armadura de clave

Clave do baixo

1 Sol 1 Mi 4 Sol Não F4

2 Sol 1 Mi 4 Sol Sim F4

3 Dó 2 Sol 4 Lá Não C4

4 Sib 1 Sol 4 Lá Sim F3

5 Dó 2 Sol 4 Dó Não C4 6 Dó 2 Sol 4 Dó Sim F3 7 Ré 2 Sol 4 Ré Não C4 8 Ré 2 Sol 4 Ré Sim C4 9 Mi 1 Dó 4 Mi Não F4 10 Fá 1 Ré 4 Fá Sim F4 11 Dó 2 Sol 4 Si Não C4 12 Fá 1 Sol 3 Dó Sim F4

Documentos relacionados