• Nenhum resultado encontrado

As sessões de Intervenção com o Jogo “Quarto”

CAPÍTULO 2 Estruturas e Processos Cognitivos Subjacentes à Resolução de

3.6 Procedimentos de coleta dos dados

3.6.2.2 As sessões de Intervenção com o Jogo “Quarto”

As regras desse jogo podem conter variações, como a apresentada por Macedo, Petty e Passos (2000), que considera o vencedor quem conseguir construir, colocando a peça entregue pelo adversário, um alinhamento de quatro peças com um atributo em comum e falar a palavra “Quarto”. A diferença que marca as duas propostas está na constituição da negação que, na modalidade escolhida para o desenvolvimento da presente pesquisa, deve ser sempre lembrada, uma vez que cada jogador estará sempre jogando pelo seu adversário e, portanto, evitando colocar a peça que promova um alinhamento com um atributo em comum, pois estará, assim, dando a ele a vitória do jogo.

Após a aprendizagem das regras, para a prática do jogo, o participante teve como adversário o computador, através do “software Zillions of Games”, que contém o jogo “Quarto”, como se pode ver na figura 3, utilizando-se as mesmas regras já apresentadas. Na forma virtual, adotou-se, para a descrição das jogadas, a identificação numérica das “casas” na horizontal e a literal para as “casas” na vertical, como mostra o detalhe da figura. Escolheu-se o meio computacional para as sessões de intervenção com o jogo para que a pesquisadora, na qualidade de observadora neutra, pudesse, em determinados momentos das partidas, solicitar do participante a análise de suas jogadas e a antecipação das próximas jogadas dele próprio e do computador, seu adversário, tendo em vista que uma análise detalhada das peças e das casas disponíveis pode ser decisiva para vencer a partida.

Figura 03 – Tabuleiro e peças do jogo “Quarto”– através do software Zillions of Games

D C B A

Nesse sentido, observar se o participante utilizou estratégias para colocar suas peças em jogo e, se as utilizou, como foi feita a coordenação do ataque com a defesa, se foi capaz de antecipar em que situação poderia acontecer um alinhamento, se levou em consideração todos os atributos em jogo e, ainda, se teve a percepção de todas as casas do tabuleiro, em conjunto e de cada uma isoladamente, pode dar ensejo ao conhecimento das operações intelectuais presentes nas jogadas. Da mesma forma, as questões interpostas durante o jogo, sobre a conduta adotada pelos participantes tiveram a intenção de permitir a explicitação das inferências realizadas e para verificar se houve consciência dos meios que os levaram a atingir, ou não, o objetivo do jogo. Os questionamentos foram apropriados para que, nas sessões de intervenção realizadas durante as partidas do jogo “Quarto”, os participantes fossem alertados sobre a possibilidade de transferência para outros contextos, como, por exemplo, a resolução de problemas.

Esses aspectos e respectivas questões foram elaborados para o presente trabalho, conforme segue:

1. Utilização de estratégia para colocar uma peça em jogo:

Em primeiro lugar, observou-se se o jogador utilizou ou não estratégias para jogar.

Caso se tenha verificado a presença de uma estratégia, foram observados dois aspectos: se o jogador analisou qual a melhor peça para ser entregue ao adversário e se, ao colocar a peça que lhe foi entregue, colocou-a visando impedir que o outro jogador fizesse o alinhamento.

Questões pertinentes à utilização de estratégia:

a) o que você levou em conta para escolher essa peça? b) por que escolheu essa casa para colocá-la?

c) você percebeu qual foi a estratégia de seu adversário?

d) você acredita que, quanto mais detalhada for sua análise, maior a sua chance de vencer seu adversário?

e) esse procedimento de análise pode ser utilizado em outras situações, por exemplo, para resolver problemas de conteúdo matemático?

2. Capacidade para antecipar uma situação em que se dará um alinhamento:

Nesse aspecto, observou-se se o jogador faz uma antecipação simples, isto é, se apenas consegue antever a próxima jogada ou se faz antecipações para jogadas futuras.

Questões propostas:

a) você pensou em algum alinhamento quando colocou essa peça?

b) quais os possíveis alinhamentos que poderão ser feitos após você ter colocado essa peça? c) você analisou os atributos da peça escolhida com a linha, a coluna e a diagonal da casa em que ela foi colocada?

d) você percebeu qual foi o possível alinhamento pretendido pelo seu adversário? e) como toda essa análise pode ser útil para a resolução de outros problemas?

3. Capacidade para distinguir cada atributo isoladamente e, ao mesmo tempo, analisar todos os atributos em conjunto:

Observou-se se o participante reconhece cada atributo isoladamente e também em conjunto, ao colocá-los em jogo para a promoção de um alinhamento ou para evitar que o adversário o faça. Questões propostas:

a) o que você observa para colocar uma peça em jogo?

b) essa peça colocada por seu adversário poderia resultar em um alinhamento?

c) você acha importante observar o jogo de seu adversário para fazer um alinhamento? d) como você pode evitar que seu adversário faça um alinhamento?

e) em um problema de conteúdo matemático, como você escolhe os conceitos de que dispõe para resolvê-lo?

4. Desenvolvimento de estratégias pessoais, a partir da tomada de consciência dos procedimentos utilizados em partidas anteriores:

O desenvolvimento de estratégias pessoais é um importante recurso para a articulação e transferência de conceitos, procurou-se observar se foi possível, ao participante, desenvolver novas estratégias, baseando-se em seus próprios erros, cometidos em partidas anteriores, assim como aprender novas estratégias com seu adversário, com a intenção de construir instrumentos mais eficientes para atingir o objetivo do jogo. Na seqüência as perguntas que, ao final das partidas, foram feitas a cada um dos participantes.

a) você acredita que está jogando melhor agora em relação às primeiras partidas disputadas? b) o que foi mais instrutivo para você no decorrer das partidas?

c) você é capaz de identificar quais foram as boas jogadas e quais as ruins? Explique sua resposta.

d) você foi capaz de perceber os erros que cometeu durante as partidas? e) os erros cometidos foram úteis para seu aprendizado?

f) como utilizar o que você aprendeu com as estratégias para jogar na resolução de problemas escolares?

A observação direta e a interposição das questões durante os três encontros destinados às sessões de intervenção com o jogo “Quarto” tiveram a intenção de subsidiar a análise realizada pelo participante, assim como possibilitar a ele a revisão de seus procedimentos de leitura e interpretação dos problemas de conhecimentos matemáticos, cuja proposta de reaplicação seguiu- se a essa fase da pesquisa.