• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – ALGUMAS TRILHAS METODOLÓGICAS

3.2 AS UNIVERSDADES DO BRASIL E DA BAHIA

3.2.2 AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA

3.2.2.1 AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA EM DADOS

As Universidades apresentam alguns elementos relacionados à sua criação, estrutura e cursos que precisaram ser destacados.

A mais antiga Instituição de Ensino Superior Baiana é a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que foi criada em 24 de janeiro de 1970, pela Lei Estadual n.o 2.784, e possui:

[...] sete módulos onde são desenvolvidos as atividades acadêmicas e Centros Administrativos I, II e III onde são desenvolvidas atividades administrativas. Conta ainda com um Centro de Informática, Parque Esportivo, Prédio da Biblioteca, Creche, Centro de Educação Básica, Residência Universitária, Observatório Astronômico, Estação Climatológica, Centro de Treinamento Xavantes, Sede de Educação Ambiental, Centro Universitário de Cultura e Artes, Museu Casa do Sertão e seis Clínicas Odontológicas. (UEFS, 2015).

A Imagem 2 a seguir, mostra o pórtico de entrada da Universidade Estadual de Feira de Santana, localizada as margens da BR 116, no município de Feira de Santana, e que dista aproximadamente 110 (cento e dez) quilômetros da Capital do Estado.

IMAGEM 2 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, CAMPUS FEIRA DE SANTANA, BAHIA

A UEFS possui, além do Campus sede em Feira de Santana, mais dois Campi: o Campus Avançado de Santo Amaro da Purificação, no município de mesmo nome e o Campus Avançado da Chapada Diamantina, no município de Lençóis.

A UEFS oferece 27 (vinte e sete) cursos de graduação regulares em várias áreas de conhecimento, sendo que 14 (quatorze) cursos são de bacharelado e 13 (treze) de licenciaturas. A Universidade oferece também diversos cursos de pós- graduação (Stricto Sensu, Lato Sensu e Interinstitucionais).

A segunda Instituição oficializada no Estado, a Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB foi criada em 23 de maio de 1980, pela Lei n.º 3.799, e sua sede está localizada no município de Vitória da Conquista, que dista cerca de 510 (quinhentos e dez) quilômetros de Salvador. A UESB possui dois Campi nos municípios de Jequié e Itapetinga. A seguir, na Imagem 3 temos a frente da sede da Universidade.

IMAGEM 3 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA

FONTE: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, 2015

A UESB contava no ano de 2014, de acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da Instituição, aproximadamente 8.600 (oito mil e seiscentos) alunos regularmente matriculados nos 47 (quarenta e sete cursos) de graduação, distribuídos em 7 (sete) áreas de conhecimento. Observa-se também a existência de mais de 20 (vinte) cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e em cooperação com outras Instituições (UESB, 2015).

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, terceira em oficialização no Estado, foi fundada por meio da Lei Delegada n.º 66 de 01 de junho de 1983 e é a maior Instituição multicampi do norte e nordeste do país.

A UNEB está constituída por 29 (vinte e nove) Departamentos, em várias áreas de conhecimento, localizados em vinte e quatro (24) cidades do Estado, incluindo a Capital. O trabalho da UNEB, porém, não se resume aos municípios de médio e grande porte onde os Campi estão localizados. A Instituição também está presente em praticamente todos os municípios do Estado com “[...] programas e ações extensionistas em convênio com organizações públicas e privadas [...]”, como por exemplo:

[...] Alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade, GLBT, entre outros, [...]. (UNEB, 2015).

A Imagem 4 na sequência, mostra a entrada do Campus I da UNEB, localizado em Salvador, onde está a Administração Central e Reitoria da Instituição.

IMAGEM 4 – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS I – SALVADOR, BAHIA

FONTE: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2015

De acordo com informações da Instituição, a UNEB oferece mais de 150 (cento e cinquenta) opções de cursos nas modalidades regulares e a distância, para a graduação e pós-graduações, nos seus 24 (vinte e quadro) Campi.

[...] Vale destacar, nessa seara, o expressivo crescimento na oferta de cursos stricto sensu (mestrados e doutorados) nos últimos anos, em Salvador e outras cidades, promovendo a interiorização da pós-graduação pública, gratuita e de qualidade. (UNEB, 2015).

A mais recente oficialização das Instituições Estaduais ocorreu com a Universidade Estadual de Santa Cruz. A UESC foi instituída pela Lei Estadual n. º 6.344 de 05 de dezembro de 1991, e está situada no município de Ilhéus, no extremo-sul da Bahia, com distância aproximada de 500 (quinhentos) quilômetros de Salvador.

[...] Situa-se no coração da Mata Atlântica, que tem seu futuro umbilicalmente ligado à sorte da lavoura cacaueira, responsável, em grande parte, pela sua preservação, hoje fortemente ameaçada por um processo de pecuarização de espaços antes ocupados pela cacauicultura. (UESC, 2015).

Além disso, a Universidade Estadual de Santa Cruz, por estar localizada “[...] numa faixa significativa da Mata Atlântica oferece imenso potencial de pesquisa, pois as condições edafo-climáticas desse território proporcionam a existência de grande diversidade de ecossistemas. [...].” (UESC, 2015). A Imagem 5 mostra a entrada do Campus da UESC.

IMAGEM 5 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, ILHÉUS, BAHIA

FONTE: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, 2015

Atualmente, a UESC oferece um total de 33 (trinta e três) cursos regulares de graduação, sendo que 22 (vinte e dois) são cursos de bacharelados e 11 (onze)

cursos de licenciatura em várias áreas do conhecimento, além de pós-graduações

stricto sensu e lato senso. A UESC registra um total aproximado de 7.400 (sete mil e

quatrocentos) alunos matriculados.

Observamos nas quatro Universidades, várias Licenciaturas em diferentes áreas de conhecimento e, entre elas, a Licenciatura em Pedagogia. Essas Licenciaturas se destacam pela importante participação na formação de profissionais que trabalharão com crianças nas fases mais elementares da escolarização. Essa formação deveria, pois, estar condizente com o seu público e, particularmente, conter fundamentação teórica e prática que proporcionem sucesso nessa construção. Deste modo, passamos a examinar mais detalhadamente alguns aspectos do Curso de Licenciatura em Pedagogia que, entendemos, seja a mais apropriada para atender a educação infantil. Detalhes que complementam os estudos realizados para a presente pesquisa, pois são conhecimentos pedagógicos específicos para os conteúdos de matemática.

CAPÍTULO 4 – A MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM PEDADOGIA: ANÁLISE