• Nenhum resultado encontrado

Como já evidenciamos anteriormente, o objeto de estudo desta pesquisa consiste em apresentar a importância do Capital Social na efetivação de um programa de Desenvolvimento sustentável em um município carente como o de Tabira, localizado no Sertão Nordestino.

Desta forma, esta pesquisa utiliza a estratégia do Estudo de Caso, definido por YIN (2001) como“Uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo

dentro de se contexto de vida real, especificamente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”. Ou seja, não obstante a dimensão holística em

que este estudo deve ser aplicado, bem como, todos os procedimentos que são adotados para se realizar uma pesquisa com estas características, na qual o pesquisador não tem qualquer controle sobre os fatos, não cabe a este apenas apresentam amostragens, mas sim; expandir e generalizar teorias. Isto não é uma tarefa simples, uma vez que nem sempre um caso pode ser generalizado a outros espaços; no entanto é possível quando se trata de temas como os apresentados por esta pesquisa.

A respeito do estudo de caso em foco e, observando o rigor técnico de uma pesquisa deste porte, recorremos à diversificação tais como observações, entrevistas, análise de documentos objetivando com isto minimizar deficiências.

A condição de moradora e participante de diversos movimentos da sociedade civil e gestora do município que neste estudo configura-se como objeto de estudo, fez-me configurar como observadora partícipe; categoria não passiva que me forneceu muitos subsídios para desenvolver e concretizar este estudo.

Quanto à periodização do estudo, este vai de 1999 a 2001 pela existência neste período de fatos que são relevantes para a pesquisa em foco. Entretanto, anos anteriores e posteriores são citados, como forma de concretizar elucidar fatos e apresentar conclusões proeminentes a este estudo.

Apesar de retomarmos um pouco na história do município para analisarmos a existência e a função de uma cultura cívica, traduzindo-se num forte capital social e a influência desta na implantação e desenvolvimento de políticas voltadas a sustentabilidade; este estudo não se configura como uma pesquisa histórica uma vez que esta segundo YIN(2001) “Não lida com situações emaranhadas entre fenômeno e contexto, mas em

geral com acontecimentos não contemporâneos”.

3.1.1.Especificidades Metodológicas

O Estudo de Caso em foco é descritivo, uma vez que traça uma seqüência de eventos inter-pessoais ao longo do tempo, descrevendo uma sub-cultura existente e descobre seus fenômenos chave – como forma de organização, mecanismo de regulação- que influencia diretamente a realização de programas pensados e desenvolvidos a partir da população local.

Dessa forma, a utilização dessa estratégia de pesquisa vem responder as questões deste estudo, pois como bem salienta YIN (2002) “O Estudo de Caso conta com muitas

técnicas utilizadas pelas pesquisas históricas, mas acrescenta duas fontes de evidências que usualmente não são incluídas no repertório de um historiador: observação direta e série sistemática de entrevista”.

Assim, além da análise de documentos, tais como os produzidos pelas Frentes Produtivas e integrantes dos Círculos de Cultura no período da vigência do Programa de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, tais como “Análise Participativa da Realidade”14,Atas de reuniões produzidas pelas Associações da Sociedade Civil, e documentos do CONDET- Conselho de Desenvolvimento de Tabira15, APPTA- Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira, Igreja. Foram utilizadas também recortes de jornais, fitas de vídeo que figuram a capacidade cultura cívica do município em tela e como esta pode ser fator preponderante para a existência de políticas voltadas a coletividade.

14 Produzido pela sociedade civil e técnicos da SUDENE no período de 1999 a 2000 quando da implantação

do programa de Desenvolvimento Sustentável no município.

15 Conselho formado por setores da sociedade civil e que funciona como instrumento regulador de políticas

Públicas no município criado a partir da implantação do Programa de Desenvolvimento Local Sustentável de Tabira.

Neste sentido, este experimento não representa apenas uma amostragem, ou seja, não apresentamos aqui apenas particularidades inerentes a apenas uma região do Semi- Árido, mas, sobretudo, podemos a partir deste Caso, generalizar esta teoria, ou seja, a de que a cultura cívica existente em um município mesmo que este seja carente economicamente, em contrapartida, possui uma população dotada de forte Capital Social pode sair da situação de insustentablidade para outra pautada nos princípios da justiça e equidade social, instrumentos basilares do Desenvolvimento Sustentável.

Apesar deste estudo levar em conta alguns fatos de anos anteriores e posteriores a 1999 a 2001, período que diz respeito a vigência do Programa de Enfretamento aos Efeitos da Seca e período de implantação do Projeto de Desenvolvimento Local Sustentável no município- objetivando coleta de dados para este estudo de extrema relevância, ao se trata de um estudo etnográfico uma vez que este em geral exige períodos longos de tempo no “campo” e enfatiza evidências observacionais detalhadas, o que não é a função deste estudo.

A questões central deste Estudo de Caso aparecem sob a forma de como o Capital Social existente em um município carente pode ser instrumento basal para implementação de um Programa de Desenvolvimento Local Sustentável. Para isso, o foco da unidade de análise deste estudo consiste no Capital Social desta sociedade proporcionado pela capacidade auto-organização e pensamento coletivo para questões igualmente coletivas. Esta proposição que será verificada no desenvolvimento deste estudo, quando os dados coletados são apresentados sob forma de evidências, irá validar a hipótese central deste trabalho.

Quanto à confiabilidade dos dados coletados, estes se encontram disponíveis nas organizações da sociedade civil do município; tais como: CONDET, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira, Prefeitura Municipal, Biblioteca Pública, que conta com um Banco de Dados composto por fitas, recortes de jornais, livros, e demais documentos que evidenciam as proposições deste estudo. Ademais, o Projeto Piloto _SUDENE/PNUD de Desenvolvimento Sustentável dispõe, no seu acervo, fotos, fitas de todas as etapas do Programa de Desenvolvimento Local Sustentável, em que aparecem forte evidências da cultura local e sua influência na implantação de políticas públicas voltadas à

contribuem para validarmos as hipóteses aqui formuladas, como, por exemplo, a de que o Desenvolvimento Sustentável é possível em uma sociedade pobre, bastando para isso que seu povo seja dotado de forte Capital Social.

3.1.1.1. Preparação e Coleta de Dados

A forma de coleta de dados foi definida quando da elaboração deste projeto de pesquisa. No entanto, fatos inesperados da sociedade tabirense como realização atos públicos, mudança nos mecanismos de gestão fizeram rever algumas estratégias de pesquisa, tais como: documentar estes eventos e eleger outros entrevistados -antes não elencados - como pessoas que não integraram o Projeto de Desenvolvimento Local Sustentável ou participante de Associações da sociedade civil. Este procedimento foi realizado objetivando analisar as diversas visões que pessoas integrantes ou não de associações ou pertencentes a instituições diversas do município e fora dele têm a respeito da cultura cívica no município em tela.

As informações coletadas foram revisadas com ajuda de integrantes do PDSL para que juntos pudéssemos analisar com mais propriedade o objeto de estudo em foco, objetivando com isso minimizar deficiências desta pesquisa.

A adaptatividade e flexibilidade com que conduzimos este estudo foram relevantes para adequar a visão de organização e mecanismos de gestão antes pensada como um modelo que não sofreria nenhuma modificação com a ocorrência de fatos políticos ocorridos no município, como por exemplo, mudanças de gestor e sua relação com as instituições locais.

Como já evidenciamos anteriormente, esta pesquisa não foi realizada por uma equipe de pesquisadores. E sim, se baseou, sobretudo na análise e coleta de dados de fontes diversas contando com apoio de pessoas participantes ou não de setores organizados da sociedade que apresentaram sua versão acerca do estudo em foco, ficando a revisão com participantes da Comissão Temática de Educação, divulgação e Comissão de Campo a tarefa de rever os dados coletados.

Para coletar os dados não realizamos seminários para discussão do objeto de estudo desta pesquisa, mas tivemos o cuidado de registrar atos importantes como, por exemplo, o

Ato Público que envolveu todos os setores organizados da sociedade civil como CONDET, Poder Executivo e Igreja para discussão e tomada de medidas para resolver o problema da falta de água no município e Região do Pajeú. Dessa forma, apesar de não tratar especificamente da relação entre Capital Social e Desenvolvimento Sustentável; este é perceptível não de forma explícita, mas fornece fortes evidências de como a sociedade pensa o seu desenvolvimento e ao mesmo tempo a função do Capital Social neste fim.

Diagrama 3 Processo de Desenvolvimento da Pesquisa

Fonte: YIN, Robert K. Estudo de Caso, Planejamento de Métodos, Porto Alegre, Bookman,2001.(Adaptado)

Outros instrumentos que foram utilizados nesta pesquisa foram à entrevista e a observação direta.

As entrevistas foram espontâneas, focais e formais. Espontâneas quando foi garantida a liberdade de opinião ao informante acerca dos temas tratados por este estudo.

FATO