• Nenhum resultado encontrado

5. CONCLUSÕES

5.2. Aspectos relacionados ao método de pesquisa

O método de desenvolvimento para esta pesquisa se deu na seguinte ordem: Fundamentação teórica sobre DFSS e métodos de pesquisa, desenvolvimento de uma abordagem simplificada de roteiro DFSS, aplicação do roteiro simplificado em vinte projetos de desenvolvimento de produtos, componentes e processos, desenvolvimento do estudo de caso.

Inicialmente foi realizada uma boa fundamentação teórica sobre DFSS através de buscas em duas grandes bases de dados: Web of Science (WOS) e Scopus, a busca resultou artigos de periódicos e congressos, o que permitiu várias análises como:

 Quais as principais abordagens de pesquisas sobre DFSS: Estudo de caso, comparação/avaliação, estudo teórico; revisão da literatura; survey.

 Areas de atuanção que implementaram DFSS: Indústria de manufatura, negócios em geral, industria automotiva, logistica, saúde, educação, finança entre outras.

 Objetivos dos projetos DFSS: Melhoria da qualidade do produto, aumento do lucro, redução de custos e combinação entre estes objetivos.

 Roteiro DFSS utilizado: DMADV, IDOV, DCOV, IDDOV, DMADOV, DMEDI, CDOV, ICOV, I2DOV entre outros.

A revisão bibliográfica permitiu também, definir as diferenças e fronteiras entre projetos que utilizam DMAIC e DFSS. E por fim foram identificados os principais desafios para a implementação do DFSS. Após o entedimento do “estado da arte” sobre DFSS, o passo seguinte foi desenvolver uma abordagem simplificada de roteiro DFSS para que esta pudesse ser implementada e utilizada no ambiente de desenvolvimento de produtos.

Especialmente por alterar a rotina de desenvolvimento de projetos e aumentar a carga de trabalho na fase inicial de desenvolvimento, procurou-se desenvolver uma abordagem mais customizada para o produto desenvolvido pela empresa estudada.

Além da customização a ideia era deixar a abordagem mais “leve” para que não causasse muito impacto em aumento do tempo de desenvolvimento, uma vez que as pessoas ainda estariam aprendendo como utilizar as ferramentas e métodos, e também para que se conseguisse fechar ciclos relativamente rápidos para motivação da equipe e análise dos resultados.

Foi então desenvolvida uma abordagem simplificada de roteiro, baseado no roteiro (IDDOV) que possui as seguintes fases: identificar (identify), definir (define), desenvolver

(develop), otimizar (optimize), verificar (verify).

O principal objetivo da abordagem era o de contribuir com o processo de seleção de conceitos, para que este fosse conectado com as necessidades dos clientes (VOC) e que tivesse uma abordagem multifuncional, principalmente entre produto e processos.

Os processos de otimização e verificação já eram bem atendidos e desenvolvidos pelo sistema de existente.

Os processos de otimização eram realizados por uma série de modelos analíticos altamente sofisticados e suportados por uma boa infraestrutura de pessoas, software e hardware.

Os processos de verificação de subsistemas e produto final, também possuíam uma grande quantidade de métodos e documentação que viabilizavam e suportavam a verificação e aprovação do produto.

Já as fases iniciais de desenvolvimento careciam de métodos conceituais para: entendimento de VOC, análise funcional, estruturação de causa-efeito e seleção de conceitos, por estes motivos o roteiro simplificado de DFSS focou na melhoria da estruturação destas atividades.

Após a elaboração do roteiro o mesmo foi utilizado no desenvolvimento de vinte projetos, de várias categorias como processos, produtos e componentes, a seguir são dados exemplos destas três categorias:

 Desenvolvimento de processos para acabamento superficial de mancais de eixo  Desenvolvimento de cabeçote para compressores comerciais,

A lista completa dos vinte projetos é apresentada no item 5.4.1 desde trabalho. O capítulo 4 traz o exemplo completo da aplicação do roteiro DFSS no desenvolvimento de uma câmara de sucção.

Concluída estas fases iniciais, deu-se início ao estudo de caso.

Inicialmente foram desenvolvidas hipóteses com base na fundamentação teórica, no total foram desenvolvidas nove hipóteses, que tinham como objetivo ajudar a responder a questão inicial da pesquisa, que era entender se a utilização do DFSS ajuda, agrega valor no processo de desenvolvimento de produtos.

Decidiu-se pela realização de estudo de caso único, pois o acesso integral à projetos DFSS é extremamente difícil, uma vez que se trata do desenvolvimento de novos produtos e que tornam explicitas e claras as relações causa-efeito e decisões de projeto.

Especialmente no Brasil, ainda são poucas as empresas que aplicam DFSS no desenvolvimento de seus produtos.

Outro motivo foi o de poder estudar o tema com bastante profundidade. Mais detalhes da escolha do caso único são apresentados no item 5.2.

A pesquisa de campo combinou múltiplos métodos de coleta de dados:

 Documentação: Foram analisados vinte projetos completos de DFSS.Cada um dos projetos foi analisado, procurando responder as questões do instrumento de pesquisa, os detalhes desta análise são apresentados no item 5.4.1.

 Entrevistas: foram realizadas entrevistas estruturadas e semiestrutrudas. As estruturadas foram aplicadas por meio de um questionário com questões fechadas, formuladas a partir de aspectos chaves extraídas da literatura, os quais foram analisados através de uma escala de Likert de cinco pontos. O questionário foi aplicado a gestores e executores projeto. Cada entrevista teve a duração de aproximadamente 60 minutos, onde os entrevistados puderam responder as questões e expressar suas opiniões sobre o tema. Os registros das entrevistas são apresentados nos itens 5.4.2 e 5.4.3.

 Observação direta: Observação do local de estudo para avaliação de alguns comportamentos relevantes

Maiores detalhes sobre os instrumentos de pesquisa e protocolos são apresentados no item 5.3.

Após a pesquisa de campo os dados foram analisados e primeiramente foram analisados dentro de cada grupo: o dos executores de projeto, dos gestores e da análise documental.

Dentro de cada um destes grupos cada hipótese foi analisada primeiro quantitativamente e depois qualitativamente.

Os resultados são apresentados nos itens de 5.5.1 a 5.5.3. Depois os dados dos grupos foram comparados entre si e depois com a literatura, permitindo a verificação dos pontos de convergência e divergência, estas análises são apresentadas no item 5.5.4.

Seguindo-se cuidadosamente estas etapas, acredita-se que a condução da pesquisa foi adequada para garantir a confiabilidade e a validade do estudo de caso.

Documentos relacionados