ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS

No documento R$ ,00 (duzentos milhões de reais) (páginas 46-49)

1. INTRODUÇÃO

2.18. ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS

Será de competência privativa da Assembleia Geral de Cotistas deliberar sobre as seguintes matérias:

(i) demonstrações contábeis e financeiras apresentadas pelo Administrador; (ii) alteração do Regulamento;

(iii) destituição ou substituição do Administrador e a escolha de seus substitutos;

(iv) emissão de novas Cotas, sem prejuízo da nova emissão previamente autorizada, conforme artigo 19 do Regulamento;

(v) fusão, incorporação, cisão, transformação ou liquidação do Fundo;

(vi) dissolução e liquidação do Fundo, quando não prevista e disciplinada no Regulamento; (vii) alteração do mercado em que as Cotas são admitidas à negociação;

(viii) apreciação do laudo de avaliação de bens e direitos utilizados na integralização de Cotas do Fundo;

(ix) eleição e destituição de representante dos Cotistas de que trata o artigo 25 da Instrução CVM nº 472/08 e artigo 41 do Regulamento;

(x) alteração do prazo de duração do Fundo;

(xi) análise de situações com potencial conflito de interesses, conforme disposto no artigo 40 do Regulamento e 34 da Instrução CVM nº 472/08; e

(xii) alteração da Taxa de Administração e da Taxa de Performance.

As deliberações relativas exclusivamente às matérias previstas nos incisos (ii), (iii), (v), (vi), (viii), (xi) e (xii) acima, dependem da aprovação por maioria dos cotistas presentes e que representem: (i) 25% (vinte e cinco por cento), no mínimo, das Cotas emitidas, quando o Fundo tiver mais de 100 (cem) Cotistas; ou

(ii) metade, no mínimo, das Cotas emitidas, quando o Fundo tiver até 100 (cem) Cotistas. Os percentuais acima deverão ser determinados com base no número de Cotistas do Fundo indicados no registro de Cotistas na data de convocação da Assembleia Geral de Cotistas, cabendo ao Administrador informar no edital de convocação qual será o percentual aplicável nas Assembleias Gerais de Cotistas que tratem das matérias sujeitas à deliberação por quórum qualificado.

A primeira convocação das Assembleias Gerais de Cotistas deverá ser realizada com, no mínimo, (i) 30 (trinta) dias de antecedências da data prevista para sua realização, no caso de assembleias gerais ordinárias; e (ii) 15 (quinze) dias de antecedência no caso de assembleias gerais extraordinárias. A presença da totalidade dos Cotistas supre a falta de convocação.

As Assembleias Gerais de Cotistas serão instaladas com a presença de qualquer número de Cotistas, sendo as deliberações tomadas pela maioria de votos dos presentes, cabendo a cada Cota 1 (um) voto, podendo votar na Assembleia Geral de Cotistas os Cotistas inscritos no registro de Cotistas na data da convocação da Assembleia Geral de Cotistas, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano.

Por ocasião de assembleia geral ordinária, os titulares de, no mínimo, 3% (três por cento) das Cotas emitidas ou o representante dos Cotistas podem solicitar, por meio de requerimento escrito encaminhado ao Administrador do Fundo, a inclusão de matérias na ordem do dia da Assembleia Geral de Cotistas, que passará a ser ordinária e extraordinária. Referido pedido deve ser acompanhado de eventuais documentos necessários ao exercício do direito de voto e deve ser encaminhado em até 10 (dez) dias contados da data de convocação da Assembleia Geral de Cotistas ordinária.

O Administrador poderá enviar pedido de procuração, mediante correspondência física ou eletrônica ou anúncio publicado, que deverá satisfazer aos seguintes requisitos: (i) conter todos os elementos informativos necessários ao exercício do voto pedido; (ii) facultar ao Cotista o exercício de voto contrário à proposta, por meio da mesma procuração; e (iii) ser dirigido a todos os Cotistas.

Ainda, é facultado a qualquer Cotista que detenha 0,5% (meio por cento) ou mais do total de Cotas solicitar ao Administrador o envio de pedido de procuração aos demais Cotistas, desde que sejam

obedecidos os mesmos requisitos elencados no parágrafo anterior. O Administrador, após receber a solicitação do Cotista, deverá mandar, em nome do Cotista solicitante, o pedido de procuração, conforme conteúdo e nos termos determinados pelo Cotista solicitante, em até 05 (cinco) Dias Úteis contados da solicitação.

O Administrador do Fundo deve disponibilizar, na mesma data da convocação, todas as informações e documentos necessários ao exercício informado do direito de voto em Assembleias Gerais de Cotistas: (i) em sua página na rede mundial de computadores; (ii) no Sistema de Envio de Documentos, disponível na página da CVM na rede mundial de computadores; e (iii) na página da entidade administradora do mercado organizado em que as Cotas do Fundo sejam admitidas à negociação. Não podem votar nas assembleias gerais do Fundo:

(i) o Administrador ou gestor;

(ii) os sócios, diretores e funcionários do Administrador, do gestor e seus respectivos sócios, diretores e funcionários;

(iii) empresas ligadas ao Administrador ou gestor, seus sócios, diretores e funcionários; (iv) os prestadores de serviços do Fundo, seus sócios, diretores e funcionários;

(v) o Cotista, na hipótese de deliberação relativa a laudos de avaliação de bens de sua propriedade que concorram para a formação do patrimônio do Fundo; e

(vi) o Cotista cujo interesse seja conflitante com o do Fundo. As vedações acima previstas não se aplicam quando:

(i) os únicos Cotistas do Fundo forem as pessoas mencionadas cima;

(ii) houver aquiescência expressa da maioria dos demais Cotistas, manifestada na própria Assembleia Geral de Cotistas, ou em instrumento de procuração que se refira especificamente à Assembleia Geral de Cotistas em que se dará a permissão de voto; ou (iii) todos os subscritores de Cotas forem condôminos de bem com que concorreram para a

integralização de Cotas, podendo aprovar o laudo, sem prejuízo da responsabilidade de que trata o § 6º do artigo 8º da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme o §2º do artigo 12 da Instrução CVM nº 472/08.

As decisões da Assembleia Geral de Cotistas ordinária e as decisões da Assembleia Geral de Cotistas extraordinária devem ser divulgadas aos Cotistas no prazo máximo de 8 (oito) dias contados de sua realização.

O Administrador poderá determinar a substituição da Assembleia Geral de Cotistas por processo de consulta formal, sendo dispensadas, neste caso, a convocação e a realização de reunião de Cotistas, desde que observadas as formalidades previstas nos artigos 19, 19-A e 41, incisos I e II, da Instrução CVM nº 472/08. A consulta formal será realizada por correio eletrônico a ser enviado aos Cotistas, com a descrição da matéria a ser deliberada. Os Cotistas deverão responder à consulta ao Administrador no prazo de (i) 30 (trinta) dias, no caso de consultas formais relacionadas a temas que seriam objeto de Assembleia Geral de Cotistas ordinária; e (ii) 15 (quinze) dias, no caso de consultas formais relacionadas a temas que seriam objeto de Assembleia Geral de Cotistas extraordinária, conforme previsto no §3º do artigo 19 da Instrução CVM nº 472/08.

O Regulamento poderá ser alterado independentemente de Assembleia Geral de Cotistas, ou de consulta aos Cotistas, sempre que tal alteração decorrer, exclusivamente: (i) da necessidade de atendimento a exigências expressas da CVM ou de adequação a normas legais ou regulamentares; (ii) for necessária em virtude da atualização dos dados cadastrais do Administrador ou dos prestadores de serviços do Fundo, tais como alteração na razão social, endereço, página na rede mundial de computadores e telefone; e (iii) envolver redução da Taxa de Administração ou da Taxa de Performance. As alterações referidas nos incisos (i) e (ii) devem ser comunicadas aos Cotistas, no prazo de até 30 (trinta) dias contado da data em que tiverem sido implementadas e aquela referida no inciso (iii) deve ser imediatamente comunicada aos Cotistas.

No documento R$ ,00 (duzentos milhões de reais) (páginas 46-49)