• Nenhum resultado encontrado

relacionados com suas atividades operacionais

Receita operacional líquida:

12. Assembleia geral e administração

12.1 Descrever a estrutura administrativa do emissor, conforme estabelecido no seu estatuto social e regimento interno, identificando: a. atribuições de cada órgão e comitê, identificando se possuem

regimento interno próprio

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva, que são compostos e funcionam em conformidade com o Estatuto Social e as disposições do Acordo de Acionistas da controladora CPFL Energia.

a.1. Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Companhia é um órgão colegiado, eleito pela Assembleia Geral, que será composto de no mínimo três membros e no máximo sete membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de um ano, sendo permitida a reeleição. Atualmente, o Conselho de Administração da Companhia é composto por três membros.

O Conselho de Administração é o fórum central de decisões da Companhia e é responsável por determinar as diretrizes estratégicas globais. Suas competências e atribuições estão dispostas tanto na Lei nº 6.404/1976, como no Art. 18 e respectivas alíneas do Estatuto Social da Companhia, destacando-se, dentre elas, o estabelecimento das políticas gerais de negócios, a eleição da Diretoria e supervisão do exercício de suas funções, a manifestação sobre o Relatório da Administração e as contas da Diretoria, a aprovação da contratação de instituição depositária para prestação de serviços de ações escriturais, a deliberação sobre aquisição, alienação ou oneração de ativos fixos, a autorização para celebração de contratos de qualquer natureza, contratos com acionistas e com pessoas por eles controladas ou a eles coligadas ou relacionadas, a seleção e/ou destituição dos auditores externos da Companhia, a constituição de garantias em negócios relacionados aos interesses da Companhia, a deliberação sobre a criação de Comitês de assessoramento, a aprovação de alteração em contratos de concessão firmados pela Companhia.

O Estatuto Social da Companhia, e o Regimento Interno do Conselho de Administração, estão disponíveis na sede da Companhia, em seu website (www.cpfl.com.br/institucional/governança) e, ainda, no website de Relações com Investidores (www.cpfl.com.br/ri).

a.2. Diretoria

A Diretoria Executiva da Companhia é responsável pela administração cotidiana de suas operações. Nos termos do Estatuto Social, é composta por até seis membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor de Assuntos Regulatórios, um Diretor Financeiro, que acumulará as funções de Diretor de Relações com Investidores, um Diretor de Gestão de Energia, um Diretor de Distribuição e um Diretor Administrativo, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.

As atribuições da Diretoria Executiva estão previstas nos Arts. 19, 23 e 26 do Estatuto Social da Companhia, sendo sua responsabilidade, dentre outras atribuições, submeter à aprovação do Conselho (i) as políticas e estratégias da Companhia, (ii) a proposta de aumento de capital e reforma do Estatuto Social, (iii) o plano quinquenal, bem como suas revisões anuais e o orçamento anual, e (iv) determinadas operações referentes à aquisição, alienação ou oneração

de ativos fixos, (v) constituição de garantias aos negócios de interesse da Companhia e, ainda, (vi) celebração de contratos com acionistas ou com pessoas por eles controladas ou a eles coligadas ou relacionadas.

a.3. Comitês e Comissões

A Companhia por regras de Governança Corporativa, deve ter suas matérias submetidas ao Conselho de Administração e deve ser apreciadas pelo Conselho de Administração da controladora CPFL Energia e consequentemente por seus comitês e comissões.

b. data de instalação do conselho fiscal, se este não for permanente, e de criação dos comitês;

Item facultativo em função da Companhia ser uma empresa classificada como categoria B. c. mecanismos de avaliação de desempenho de cada órgão ou comitê e de

seus membros, identificando o método utilizado;

Item facultativo em função da Companhia ser uma empresa classificada como categoria B. d. em relação aos membros da diretoria, suas atribuições e poderes

individuais;

As atribuições individuais dos membros da Diretoria Executiva estão previstas nas alíneas “a”, “b”, “c”, “d”, “e” e “f” do parágrafo único do Art. 19 do Estatuto Social da Companhia.

Compete ao Diretor Presidente, dirigir todos os negócios e a administração geral da Companhia e exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto Social, pelo Conselho de Administração. Tem ainda competência privativa para (i) convocar e presidir as reuniões da Diretoria; (ii) conceder licença aos membros da Diretoria e indicar-lhes substitutos; (iii) coordenar e orientar os trabalhos dos demais diretores; (iv) propor ao Conselho de Administração as áreas de atuação de cada Diretor; (v) tomar decisões de caráter de urgência de competência da Diretoria, "ad referendum" desta; (vi) representar a Companhia em Assembleias gerais de acionistas ou indicar um Diretor ou um procurador para representá-lo; (vii) receber citação inicial e representar a Companhia em Juízo ou fora dele, ou indicar um Diretor para fazê-lo; e (viii) dirigir e liderar o desenvolvimento da estratégia corporativa da Companhia, coordenando os processos de planejamento empresarial, bem como avaliar o potencial, planejar o desenvolvimento de novos negócios de distribuição de energia elétrica e atividades correlatas ou complementares. (Art. 19, alínea “a”).

Ao Diretor de Assuntos Regulatórios, compete dirigir e liderar a gestão regulatória, incluindo o acompanhamento das atualizações de regulamentação do setor elétrico (Art. 19, alínea “b”). O Diretor Financeiro tem por atribuições dirigir e liderar a administração e gestão das atividades financeiras da Companhia, incluindo a análise de investimentos e definição dos limites de exposição a risco, propositura e contratação de empréstimos e financiamentos, operações de tesouraria, planejamento e controle financeiro e tributário, e a gestão das atividades inerentes à Contabilidade da Companhia; competindo-lhe, ainda, desempenhar as funções de representante da Companhia em suas relações com investidores e o mercado de capitais (Art. 19, alínea “c”).

Cabe ao Diretor de Gestão de Energia, dirigir as operações de comercialização de energia da Companhia, planejando e realizando as atividades de compra e venda de energia, com observância de adequada gestão de risco; planejar e executar o atendimento comercial, bem como o desenvolvimento e a oferta de serviços de valor agregado para grandes clientes (Art. 19, alínea “d”).

O Diretor de Distribuição, tem por funções dirigir o negócio de distribuição de energia elétrica, aprovar a elaboração e aplicação das políticas e procedimentos de atendimento técnico e comercial aos consumidores, responder pelo planejamento, operação e manutenção do sistema elétrico, engenharia e gestão de ativos da Companhia, observados os padrões adequados de rentabilidade empresarial e os padrões de qualidade definidos pelo Poder Concedente;

competindo-lhe, ainda, propor e gerir os investimentos relacionados com o negócio de distribuição de energia (Art. 19, alínea “e”).

Ao Diretor Administrativo, compete dirigir e liderar as atividades de tecnologia da informação, suprimentos, infraestrutura e logística administrativa da Companhia; gerir os processos e sistemas de gestão organizacional, propor e/ou disseminar as normas internas; compete-lhe, ainda, propor, examinar, avaliar, planejar e implantar novos projetos e investimentos pertinentes às referidas atividades, em harmonia com o planejamento estratégico da Companhia (Art. 19, alínea “f”).

024.833.017-97 Engenheiro Matalúrgico e de Materiais

19 - Outros Diretores 08/05/2015 Não 0.00%

Diretor de Administração

Luis Henrique Ferreira Pinto 26/03/1961 Pertence apenas ao Conselho de Administração 28/04/2016 1 ano – até AGO que se

realizar em 2017

2

081.496.848-16 Engenheiro Eletricista 10 - Diretor Presidente / Superintendente 08/05/2015 Não 0.00%

Wagner Luiz Schneider de Freitas 07/03/1973 Pertence apenas à Diretoria 07/05/2015 2 anos – até a data da 1ª

RCA que se realizar posteriormente à AGO do exercício social de 2017

1 Diretor de Gestão de Energia

Hélio Puttini Junior 13/11/1958 Pertence apenas à Diretoria 07/05/2015 2 anos – até a data da 1ª

RCA que se realizar posteriormente à AGO do exercício social de 2017

4

916.517.430-53 Engenheiro 19 - Outros Diretores 01/07/2016 Não 0.00%

Carlos Zamboni Neto 09/07/1965 Pertence apenas à Diretoria 07/05/2015 2 anos – até a data da 1ª

RCA que se realizar posteriormente à AGO do exercício social de 2017

1

Roberto Sartori 16/01/1978 Pertence apenas à Diretoria 01/07/2016 Restante do período de 2

anos – até 1ª RCA após AGO prevista para abril de 2017

0

694.710.021-68 Engenheiro Eletricista 19 - Outros Diretores 30/06/2015 Não 0.00%

Diretor de Distribuição

Thiago Freire Guth 11/03/1978 Pertence apenas à Diretoria 30/06/2015 Restante do período de 2

anos – até 1ª RCA após AGO prevista para abril de 2017

1

313.865.556-49 Engenheiro Eletricista 19 - Outros Diretores 08/05/2015 Não 0.00%

Diretor de Assuntos Regulatórios