• Nenhum resultado encontrado

ASSISTENTE SOCIAL PROGRAMA:

No documento PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO (páginas 68-70)

ANEXO VII – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA PROVA PRÁTICA

ASSISTENTE SOCIAL PROGRAMA:

Lei Municipal 2.158/2003 (Código Tributário); Código Tributário Nacional, Lei de Execuções Fiscais; Para os cargos de

Arquiteto e Engenheiro Civil I: Lei Municipal 3296/2014 (Plano Diretor) ABNT NBR 9050.

1. Acessibilidade a Edificações, Espaço e Equipamentos Urbanos. 2. Conforto ambiental das edificações.

3. Custo da edificação.

4. Conforto ambiental das edificações: condições acústicas, térmicas e luminosas. 5. Desempenho de edificações.

6. Desenho assistido por computador em Autocad. 7. Desenho urbano.

8. Elaboração de projetos de arquitetura. 9. Estudo de mobiliário.

10.Ética e atribuição profissional do arquiteto urbanista. 11.Execução e fiscalização de obras públicas.

12.Gerenciamento e qualidade da construção. 13.Instalações elétricas prediais.

14.Instalações hidráulicas e sanitárias. 15.Licitações e contratos público. 16.Materiais e técnicas construtivas. 17.Prevenção contra incêndio. 18.Representação gráfica. 19.Sistemas estruturais. 20.Topografia.

21.Lei Municipal n° 2.574/06; Lei Municipal nº 3.614/11.

ASSESSOR DE GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS PROGRAMA:

Mecanismos de incentivo à cultura: Plano Nacional de Cultura – Lei nº 12. 343 de 02 de dezembro de 2010; Lei Rouanet – Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991; PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura; Fundo Nacional de Cultura; Fundos de Investimento Cultural e Artísticos. Montagem de projeto cultural, captação de recursos, gestão administrativa de projetos culturais, financiamento de projetos. Etapas de divulgação do projeto cultural, materiais para divulgação, assessoria de imprensa, organização de eventos. Marketing, estratégias de negócios, gestão de processos, gestão de equipe. Indústria criativa, impacto econômico, relações dos produtos culturais e criativos, direito autoral relacionado à produção cultural e à propriedade intelectual. Sociedade e comportamento como produto cultural, a informação e o conhecimento no desenvolvimento social e cultural. Teoria da Cultura, cultura da mídia, estudos culturais, indústria cultural, cultura de massa, folclore e cultura política. História da arte, arte moderna, estética e arte, linguagem artística e criatividade.

ASSISTENTE SOCIAL PROGRAMA:

1. O trabalho do assistente social com as diferentes expressões da questão social apresentadas como demandas cotidianas.

2. A dimensão investigativa no exercício profissional do assistente social. 3. Assessoria, consultoria, auditoria, supervisão técnica.

4. Diferentes espaços ocupacionais e as relações sociais que são estabelecidas pelo Serviço Social. 5. Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias.

6. Políticas Públicas. A Questão Social, o contexto conjuntural. O espaço sócio-ocupacional do Serviço Social e as diferentes estratégias de intervenção profissional. A instrumentalidade como elemento da intervenção profissional. 7. O planejamento da intervenção e a elaboração de planos, programas e projetos sociais. Supervisão de Estágio em

Serviço Social.

8. Questão social e direitos. Políticas Sociais.

9. Competências profissionais do assistente social nos diferentes espaços ocupacionais.

10. O Serviço Social na contemporaneidade: as novas exigências do mercado de trabalho. Análise da questão social. 11. Contexto capitalista contemporâneo. Código de Ética do Assistente Social. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 que

dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências. Lei Orgânica da Assistência Social, Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

AUDITOR TRIBUTÁRIO

PROGRAMA:

Para o cargo de Auditor Tributário: Lei Municipal 2.158/2003 (Código Tributário); Código Tributário Nacional, Lei de

Execuções Fiscais;

1) Administração Pública: Poderes administrativos; Atos administrativos; Contratos administrativos; Serviços públicos; Servidores públicos; Regime jurídico administrativo; Poder de polícia; Administração indireta; Órgãos públicos; Processo administrativo; Bens públicos; Patrimônio público; Interesse público; Improbidade administrativa; Controle da administração pública; Responsabilidade civil e responsabilidade fiscal da administração.

2) O Direito Tributário como ramo do Direito Público e como direito obrigacional. 3) Relacionamento do Direito Tributário com as demais disciplinas jurídicas. 4) Autonomia.

5) Fontes do Direito Tributário. 5.1) Fontes materiais e formais:

5.2) Fontes formais do Direito Tributário: normas principais e normas complementares. 6) Espécies tributárias, definição e classificação.

6.1) Impostos, Taxas, Contribuição de Melhoria, Empréstimo Compulsório e Contribuições com natureza tributária. 6.2). Tributos vinculados e não-vinculados.

6.3) Classificação bipartite e tripartite. Definição de tributo, imposto e taxa. 7) Sistema Tributário Nacional.

7.1) A repartição de competências tributárias: critérios, bis in idem e bitributação.

7.2) Princípios tributários e as limitações constitucionais ao Poder de Tributar: princípios constitucionais tributários positivos, imunidades e outras restrições.

7.3) Repartição de receitas tributárias: normas constitucionais. 8) Legislação Tributária.

8.1) Definição.

8.2) Normas principais e complementares.

8.3) Vigência: efeitos, início da vigência, vacatio legis e extinção da vigência.

8.4) Aplicação da legislação tributária. 8.5) Irretroatividade: fatos geradores futuros e pendentes, a lei interpretativa e a aplicação retroativa de normas tributárias penais benéficas.

8.6) Ultratividade.

8.7) Interpretação e integração: conceitos, distinção e regras específicas do Código Tributário Nacional. 9) Obrigação Tributária.

9.1) Definição.

9.2) Espécies: principal e acessória. 9.3) Fonte da

obrigação tributária.

9.4) Nascimento da obrigação tributária: hipótese de incidência e fato imponível. 9.5) Fato gerador: terminologia do Código Tributário Nacional e crítica.

9.6) Elementos ou aspectos do fato gerador. 9.7) Fato gerador instantâneo e complexo. 9.8) Fato gerador nos negócios condicionais. 9.9) Incidência e não-incidência.

10) Sujeitos da Obrigação Tributária Principal e Acessória. 10.1) Sujeito ativo.

10.2) Conceito: competência legislativa e competência arrecadatória. 10.3. O sujeito ativo e os desmembramentos territoriais.

10.4. Sujeito passivo. 10.5) Contribuinte.

10.6) Responsável: transferência e substituição tributária. 10.7) Solidariedade.

10.8) Responsabilidade tributária: por sucessão, de terceiros e por infrações. 10.9) Capacidade e domicílio tributários.

11.1) Natureza jurídica.

11.2) Constituição do crédito tributário. 11.3) Lançamento: natureza jurídica.

11.4) Modalidades de lançamento: direto, com base em declaração e por homologação. 11.5) Efeitos do lançamento e revisão.

12) Suspensão da exigibilidade do crédito tributário: definição, efeito, modalidades. 13) Extinção do crédito tributário: definição, efeitos, modalidades.

14) Exclusão do crédito tributário: definição, efeitos, modalidades.

15) Garantias, privilégios e preferências do crédito tributário. Definição, efeito, modalidades. Administração do crédito Tributário. Fiscalização, Dívida ativa. Certidões.

16) Código de Posturas.

17) Crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo. 18) Sistema Tributário Nacional e Municipal.

19) Lei de responsabilidade Fiscal. 20) Contabilidade Geral:

a) Conceito, princípios contábeis.

b) Contas: conceito, função, funcionamento, teoria das contas, classificação das contas. c) Plano de Contas: conceito, finalidades, características, planificação contábil.

d) Escrituração: objeto, classificação, disposições legais, livros de escrituração, formalidades na escrituração contábil. e) Lançamento: conceito, critérios para debitar e creditar, fórmulas de lançamento, retificação de lançamentos, documentos contábeis.

f) Balancete de Verificação: conceitos, tipos de balancetes, periodicidade.

g) Apuração do Resultado do Exercício: períodos contábeis, regimes de apuração do resultado, lançamentos de ajustes. h) Avaliação de Investimentos: conceito, critérios, método de equivalência patrimonial.

i) Correção Monetária: conceito, obrigatoriedade, métodos, elementos a corrigir, contabilização da conta resultado da correção monetária.

j) Demonstrações Contábeis: conceito, periodicidade, obrigatoriedade, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração de mutações do patrimônio líquido, demonstração de origens e aplicações de recursos.

22) Administração Financeira, Orçamentária e Responsabilidade fiscal: Orçamento público, princípios orçamentários, diretrizes orçamentárias, processo orçamentário, métodos, técnicas e instrumentos de planejamento do orçamento público, fontes, classificação, estágios e execução da receita e da despesa orçamentária. Responsabilidade fiscal da administração. Instrumentos de transparência.

23) Auditoria:

a) Aspectos gerais: Normas de Auditoria.

b) Ética Profissional, Responsabilidade Legal, Objetivo, Controle de Qualidade.

c) Desenvolvimento do plano de auditoria: Estratégia de Auditoria, Sistema de informações, Controle interno, Risco de auditoria.

d) Testes de auditoria: Substantivos, De observância, Revisão analítica.

e) Procedimentos de auditoria: Inspeção, Observação, Investigação, Confirmação, Cálculo, Procedimentos analíticos.

BIBLIOTECÁRIO

No documento PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO (páginas 68-70)

Documentos relacionados