• Nenhum resultado encontrado

ASSUNTO : LEIS ESPECIAIS

No documento Professor Joerberth Nunes (páginas 42-48)

(TRT/3ª REGIÃO/Juiz/2012) Considerando a Lei 4898 de 1965 que trata do crime de abuso de autoridade, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

a) Constitui abuso de autoridade qualquer atentado, praticado por funcionário público, a incolumidade física do indivíduo.

b) O abuso de autoridade sujeita o criminoso à responsabilidade civil, administrativa e penal, todas tratadas inclusive pela lei 4.898/65.

c) Levar à prisão e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiança, permitida em lei, constitui crime de abuso de autoridade.

d) Ordenar ou executar medida privativa de liberdade, com as formalidades legais, constitui abuso de autoridade.

e) A sanção penal poderá constituir na perda do cargo e na inabilitação para o exercício de qualquer outra função por prazo até três anos.

ALTERNATIVA : D

2.(FUNCAB/Delegado de Polícia/RO/2009) Sobre a Lei nº 4.898/1965, que regula o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de abuso de autoridade, é correto afirmar que:

a) o processo administrativo disciplinado na referida lei será sempre sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil.

b) a ação penal nos crimes tratados por essa lei é pública incondicionada.

c) a ação penal depende de representação do ofendido, que será exercida por meio de petição dirigida à autoridade policial.

d) o crime de abuso de autoridade consistente no atentado à liberdade de locomoção admite tentativa. e) considera-se autoridade, para os efeitos dessa lei, quem exerce cargo, emprego ou função pública de modo definitivo e mediante remuneração.

ALTERNATIVA : B

3. (CESPE/TCE/ES Procurador Especial de Contas/2009) Em relação aos crimes de abuso de autoridade previstos na Lei n.º 4.898/1965, assinale a opção correta.

a) Para que o agente do fato delituoso seja punido pelo crime de abuso de autoridade, faz-se indispensável responder, em concurso material, pelos outros delitos que poderão resultar de sua ação.

b) A lei de regência dos crimes de abuso de autoridade estabeleceu normas prescricionais específicas em razão das quais se afastam as regras gerais previstas no CP.

c) A lei de abuso de autoridade definiu, caso a caso, as sanções de natureza administrativa, civil e penal aplicáveis, de acordo com a gravidade da violação cometida pelo agente público. A representação da vítima ou do ofendido estabelece condição de procedibilidade da ação penal.

d) Pratica crime de abuso de autoridade, por atentado ao sigilo de correspondência, servidor municipal que, por culpa, viola o sigilo de correspondência dirigida ao presidente da Câmara Municipal.

e) O crime de abuso de autoridade é crime próprio. O particular que não exerça função pública poderá ser responsabilizado na condição de partícipe.

ALTERNATIVA : E

QUESTÕES PARA RESOLUÇÃO

1- (CESPE - 2009 - PM-DF - Soldado da Polícia Militar)

Em cada item, é apresentada uma situação hipotética considerando a legislação extravagante, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma mulher solicitou apoio policial sob alegação de que seu esposo lhe agredira minutos antes, provocando-lhe lesões corporais de natureza leve. Após breves diligências, o autor foi localizado e apresentado, sem qualquer resistência, à autoridade policial, perante a qual assumiu ter agredido fisicamente a esposa com o cabo de um facão. Nessa situação, pode a autoridade policial agir de ofício e adotar as providências legais cabíveis, independentemente de representação da vítima. ( ) Certo ( ) Errado

2- (CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliado

Consoante o que dispõe a Lei Maria da Penha, a ação penal para apurar qualquer crime perpetrado nas circunstâncias descritas nessa lei será pública incondicionada, devendo o feito tramitar obrigatoriamente em segredo de justiça.

( ) Certo ( ) Errado

3- (CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Público) Considere que Lúcia, maior, capaz, tenha trabalhado por seis meses na residência da família Silva, como empregada doméstica, tendo abandonado a relação laboral após ter sofrido agressão física da filha mais velha do casal, que a acusara, injustamente, de furto. Nessa situação hipotética, por ser a agressora do sexo feminino e estar ausente o vínculo familiar, afasta-se a incidência da norma de violência doméstica e familiar

( )Certo ( ) Errado

4- (CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça)

A respeito da lei que versa sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e dos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta.

a) O agente que ofender à integridade corporal da companheira, no ambiente doméstico e familiar, responderá pela lesão corporal perpetrada, com a incidência da agravante, em virtude de a ofensa ter- se concretizado em ambiente doméstico e com o uso de violência.

b) É vedado expressamente ao juiz aplicar o perdão judicial à prática de lesão corporal culposa ou dolosa ocorrida no ambiente doméstico e familiar contra a mulher.

c) A norma em questão considera violência patrimonial contra a mulher qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e bens.

d) Se a vítima da violência doméstica e familiar for do sexo feminino e portadora de deficiência física, a pena do agressor será aumentada da metade. e) Configura-se como violência doméstica e familiar contra a mulher a ação ocorrida no âmbito doméstico e familiar que tenha sido praticada por agressor que conviva ou tenha convivido com a ofendida, sendo imprescindível a coabitação de agressor e ofendida para a configuração desse tipo de violência.

5- (CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Público) Com base no disposto na Lei Maria da Penha — Lei n.º 11.340/2006 —, assinale a opção correta.

a) A lei em pauta estabelece a habitualidade das condutas como requisito configurador das infrações nela contempladas, ou seja, como elemento constitutivo do tipo.

b) Caso uma empregada doméstica, maior e capaz, ao receber a notícia que será despedida, sob a suspeita da prática de furtos, agrida seu patrão — este com sessenta e sete anos de idade — e fuja, tal conduta da empregada em face do patrão caracterizará violência doméstica expressamente tipificada na lei em questão.

c) A violência familiar, assim considerada para efeitos da lei em pauta, engloba a praticada entre pessoas unidas por vínculo jurídico de natureza familiar ou por vontade expressa.

d) O conflito entre vizinhas de que resulte violência física e agressões verbais constitui evento que integra a esfera da violência doméstica e familiar de que trata a lei em apreço.

e) Para a caracterização de violência doméstica e familiar é imprescindível a existência de vínculo familiar entre o agente e o paciente.

6- (UEG - 2013 - PC-GO - Escrivão de Polícia Civil) Sobre o crime de ameaça praticado no contexto de violência doméstica (Lei n. 11.340/2006), segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, verifica- se que a ação penal é

a) privada personalíssima

b) condicionada a representação da ofendida c) pública incondicionada

d) privada

7- (CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia) Conforme a referida lei, consideram-se violência sexual as ações ou omissões que impeçam a mulher de usar qualquer método contraceptivo ou que a forcem à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação.

( ) Certo ( ) Errado

8- (CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia) É expressamente previsto na lei o dever de a autoridade policial acompanhar a ofendida, de forma a assegurar-lhe, se houver necessidade, o direito de retirar seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.

( ) Certo ( ) Errado

9-(CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia) A Lei Maria da Penha incide apenas nos casos em que a violência doméstica e familiar contra a mulher, que consiste em ação ou omissão, baseada no gênero, que resulte em morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, é praticada no âmbito da unidade doméstica.

( ) Certo ( ) Errado

10- (FEC - 2012 - PC-RJ - Inspetor de Polícia - 6º Classe)

Para fins de aplicação das medidas protetivas da Lei Maria da Penha:

a) agressor e agredida não mais precisam viver juntos, mas devem ter coabitado.

b) só o homem pode ser sujeito passivo das medidas protetivas.

c) agressor e agredida devem viver juntos.

d) não importa a coabitação e nem a orientação sexual de agressor e agredida.

e) a mulher pode ser sujeito passivo das medidas protetivas, mas somente se mantiver relações de parentesco com a agredida.

11- (COPESE - UFT - 2012 - DPE-TO - Analista Jurídico - de Defensoria Pública)

De acordo com a Lei Maria da Penha, conhecer do expediente e do pedido e decidir sobre as medidas protetivas de urgência; determinar o encaminhamento da ofendida ao órgão de assistência judiciária, quando for o caso; comunicar ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis, são providências que o juiz deverá tomar, após recebido o expediente com o pedido da ofendida, no prazo de:

a) 24 horas (vinte e quatro horas). b) 36 horas (trinta e seis horas). c) 48 horas (quarenta e oito horas). d) 72 horas (setenta e duas horas).

12- 12-(FAURGS - 2012 - TJ-RS - Analista Judiciário)

Sobre crimes em espécie, considere as afirmações abaixo.

I - O funcionário público que exigir vantagem indevida, para si ou para outrem, apenas poderá ser responsabilizado pelo delito de concussão se estiver, no momento da exigência, em pleno e efetivo exercício da função pública.

II - Iludir, totalmente, o pagamento de imposto devido pela entrada de mercadoria lícita no território nacional caracteriza o delito de contrabando, enquanto a ilusão, em parte, do referido pagamento, caracteriza o delito de descaminho.

III - Constatada a prática de violência doméstica contra a mulher, nos termos da Lei nº 11.340/2006, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, a proibição de frequentar determinados lugares, a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida.

IV - Os crimes hediondos, a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de anistia, progressão de regime, graça, indulto e fiança.

V - Comete o crime de corrupção passiva (art. 317 do CP) tanto o particular que oferece vantagem indevida, como o servidor público que aceita a promessa de tal vantagem, em concurso de agentes. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II, IV e V. e) Apenas III, IV e V.

13- (CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase)

Assinale a opção correta no que se refere aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. a) É possível a prisão preventiva no crime de ameaça, punido com detenção, se resulta de violência contra a mulher no âmbito familiar.

b) Para a concessão de medidas protetivas de urgência, é necessária a audiência das partes.

c) Permite-se a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica.

d) Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida, não será admitida renúncia à representação.

14- (VUNESP - 2008 - MPE-SP - Promotor de Justiça)

Nos termos da Lei n.º 11.340/06 (Lei contra a violência doméstica e familiar contra a mulher), assinale a alternativa incorreta.

a) A lei compreende o dano patrimonial à mulher. b) A lei compreende o dano moral à mulher.

c) A coabitação entre os sujeitos ativo e passivo é condição para a aplicação da lei.

d) A empregada doméstica pode ser sujeito passivo. e) O parentesco entre os sujeitos ativo e passivo não é condição para a aplicação da lei.

15- (CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Área Judiciária)

Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, previstos na Lei Maria da Penha, independentemente da pena prevista, não se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais. ( ) Certo ( ) Errado

16- (INSTITUTO CIDADES - 2011 - DPE-AM - Defensor Público)

Acerca da violência familiar e doméstica contra a mulher (lei 11.340/2006), marque a opção correta: a) são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, dentre outras: a violência fisica, a violência psicológica, a violência sexual, a violência patrimonial e a violência moral, desde que não praticadas pelo cônjuge;

b) constitui violência doméstca e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento fisico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, seja no âmbito da unidade doméstca, no âmbito da família ou em qualquer relação íntima de afeto; c) somente são cabíveis medidas de proteção e urgência em favor da mulher quando houver sido praticada uma conduta que cause violência doméstica e familiar e haja pedido formal do Ministério Público

d) nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a lei 11.340/06 somente será admitida a renúncia à representação na presença do juiz, independentemente da oitiva do Ministério Público; e) a lei 11.340/06 veda a aplicação de penas de prestação de serviços comunitários ou de penas de cestas básicas, mas possibilita a substituição da pena privativa por pagamento isolado de multa. 17- (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista - Processual)

São medidas protetivas de urgência (i) expressamente previstas na Lei nº 11.340/06 em favor da mulher vítima de violência doméstica e (ii) que obrigam o agressor, EXCETO:

a) prestação de alimentos provisionais ou provisórios;

b) suspensão da posse ou restrição do porte de armas;

c) restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores;

d) proibição de contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação;

e) comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

18- (FUNDEP - 2011 - MPE-MG - Promotor de Justiça)

Assinale a alternativa CORRETA.

a) As medidas despenalizadoras dos Juizados Especiais Criminais (Lei nº 9.099/95) aplicam-se aos casos de violência doméstica, se a pena cominada não excede dois anos.

b) Nos processos decorrentes de violência doméstica, o procedimento processual a ser adotado será o sumaríssimo.

c) Nos casos de violência doméstica, as medidas protetivas urgentes podem ser concedidas de pronto, respeitado o contraditório diferido.

d) As Turmas Recursais são órgãos competentes para julgar os recursos interpostos de decisões proferidas nos Juizados de Violência Doméstica. 19- (TJ-DFT - 2007 - TJ-DF - Juiz - Objetiva)

Caio agride Tícia na residência em que convivem maritalmente, causando-lhe lesão corporal. Tícia representa contra Caio perante a autoridade policial. Encaminhado o inquérito, o promotor de justiça oferece denúncia contra Caio perante o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Brasília. Ainda não recebida a denúncia, Tícia encaminha ao juiz, por escrito, retratação da representação feita. Nos termos da Lei nº 11.340/2006:

a) o juiz, não havendo dúvida da autenticidade da retratação de Tícia, pode admiti-la sem necessidade de audiência, ouvido o Ministério Público;

b) o juiz somente pode admitir a retratação de Tícia em audiência especialmente designada para tal finalidade, ouvido o Ministério Público;

c) o juiz não mais poderá admitir a retratação de Tícia, porque, já oferecida a denúncia, é irretratável a representação;

d) não há previsão de retratação da representação. 20- (FAURGS - 2010 - TJ-RS - Oficial Escrevente) Acerca da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/06), considere as assertivas a seguir.

I - Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da lei, o Juiz poderá aplicar, de imediato, medidas protetivas de urgência que obrigam o agressor, taxativamente previstas na Lei n° 11.340/2006.

II - A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público.

III - Formulado pedido liminar de concessão de medida protetiva de urgência, o Magistrado deverá

apreciá- lo em 48 (quarenta e oito) horas, podendo deferi-lo ou indeferi-lo de plano.

IV - O Juiz poderá, antes de decidir acerca do pedido liminar de concessão de medida protetiva, designar audiência de justificação.

Quais estão corretas? a) Apenas I e III. b) Apenas I e IV. c) Apenas II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

21- (FAURGS - 2010 - TJ-RS - Oficial Escrevente) Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro de ocorrência, deverá a autoridade policial

a) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e decretar as medidas protetivas cabíveis ao caso. b) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência, tomar por termo sua representação, quando necessária, e, se requerida a concessão de alguma medida protetiva urgente, encaminhar o expediente a juízo, em autos apartados, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

c) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência, tomar por termo sua representação, quando necessária, e, se requerida a concessão de alguma medida protetiva de urgência, ouvir as testemunhas e encaminhar a ofendida para realização de exame de corpo de delito para, posteriormente, formar o expediente a ser remetido a juízo.

d) ouvir a ofendida, encaminhá-la para realização de exame de corpo de delito, ouvir a parte acusada e testemunhas, colher as demais provas e, findo o inquérito policial, encaminhá-lo a juízo, independentemente de pedido de concessão de alguma medida protetiva.

e) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência, tomar por termo sua representação, independentemente do delito, e, se requerida a concessão de alguma medida protetiva de urgência, encaminhar imediatamente o expediente a juízo. 22- (FCC - 2010 - SJCDH-BA - Agente Penitenciário) Dentre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, expressamente previstas na Lei nº 11.340/06, NÃO figura a violência

a) psicológica. b) patrimonial. c) moral. d) endêmica. e) sexual. 23- (TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Assistente Social) Reza o artigo 13 da Lei Maria da Penha: "Ao processo, ao julgamento e à execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicar-se-ão as normas...". As normas a que se refere o citado artigo dizem respeito às legislações:

a) Da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso que não conflitarem como estabelecido nesta Lei.

b) Dos Códigos de Processo Penal, Processo Civil, da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso.

c) Dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil. d) Somente do Código de Processo Penal e legislação específica.

e) Somente do Código do Processo Civil e legislação específica.

24- (CESPE - 2008 - STJ - Analista Judiciário - Área Judiciária)

A possibilidade real de o acusado de prática de crime contra a mulher no âmbito doméstico e familiar cumprir ameaças de morte dirigidas a sua ex-esposa basta como fundamento para a sua segregação, sobretudo ante a disciplina protetiva da Lei Maria da Penha, que visa a proteção da saúde mental e física da mulher.

( ) Certo ( ) Errado

25- (FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judiciário - Psicologia)

A Lei no 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher prevê que

a) será considerado autor apenas o indivíduo que coabita com a vítima.

b) será considerado autor não apenas aquele que coabita com a vítima, mas que tenha relação doméstica e familiar.

c) a vítima declare antecipadamente quais são seus parentes residentes no município sob pena de ser acusada de desajuste emocional.

d) será considerado autor apenas o indivíduo que tenha com a vítima um grau de parentesco.

e) a vítima não pode denunciar como sendo violência doméstica a agressão que ocorreu fora do âmbito de sua residência.

GABARITO :

1-CERTA 2-ERRADA 3-ERRADA 4-C 5-C 6-B 7-CERTA 8-CERTA

9-ERRADA 10-D 11-C 12-C 13-A 14-C 15-CERTA 16-B 17-E 18-C 19-B 20-D 21-B 22-D 23-B 24-CERTA 25-B

QUESTÕES COMPLEMENTARES

01- (CESPE/OAB) Com base na Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.

(A) A competência para o processo e julgamento dos crimes ecorrentes de violência doméstica é determinada pelo omicílio ou pela residência da ofendida.

(B) Para a concessão de medida protetiva de urgência prevista a lei, o juiz deverá colher prévia manifestação do MP, sob pena de nulidade absoluta do ato.

(C) Para os efeitos da lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher a ação que, baseada no gênero, lhe cause morte, lesão, sofrimento físico ou sexual, não estando inserido em tal conceito o dano moral, que deverá ser pleiteado, caso existente, na vara cível comum.

(D) É desnecessário, para que se aplique a Lei Maria da Penha, que o agressor coabite ou tenha coabitado com a ofendida, desde que comprovado que houve a violência doméstica e familiar e que havia entre eles relação íntima de afeto.

02- (CESPE/OAB) De acordo com a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar ao agressor, de imediato, a seguinte medida protetiva de urgência: (A) arbitramento do valor a ser prestado a título de alimentos definitivos à ofendida e aos filhos menores. (B) proibição de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de distância entre estes e o agressor.

(C) decretação da prisão temporária do agressor. (D) proibição de contato direto com a ofendida, seus familiares e testemunhas, salvo indiretamente, por telefone ou carta.

3- (CESPE/OAB) Acerca do processo penal, assinale a opção correta.

(A) Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, deverá declará-lo de ofício.

(B) Nos termos da Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas inclusive de ofício pelo juiz, desde que haja audiência das partes.

(C) Havendo concurso de agentes, a decisão de recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.

(D) A sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime impede a propositura da ação civil.

4- (CESPE/PC/AL) É expressamente previsto na lei o dever de a autoridade policial acompanhar a ofendida, de forma a assegurar-lhe, se houver necessidade, o direito de retirar seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.

5- (CESPE/OAB) Não há vedação expressa à liberdade provisória no diploma legal conhecido como

(A) Estatuto do Desarmamento. (B) Lei sobre o tráfico ilícito de drogas. (C) Lei Maria da Penha.

(D) Lei das Organizações Criminosas.

6- No caso de lesão corporal de natureza grave resultante de violência doméstica, a pena deve ser aumentada de :

(A) Até um terço (B) Metade (C) Dois terços (D) Até metade (E) Um terço

07- Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, previstos na Lei Maria da Penha, independentemente da pena prevista, não se aplica a lei dos Juizados Especiais Criminais.

08- A lei nº 11340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra mulher prevê que

(A) Será considerado autor apenas o indivíduo que

No documento Professor Joerberth Nunes (páginas 42-48)