• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 Resultados

4.6 Interesses e hábitos informacionais

4.6.2 Assuntos

A pergunta 36, reproduzida no Apêndice 1, investigou o interesse que os brasileiros declaram ter sobre cinco assuntos. Os alunos respondentes tinham que escolher somente uma entre 4 opções: “nada”, “pouco”, “mais ou menos/razoável” e “muito”. Segundo o relatório da pesquisa nacional, o interesse declarado da população por “Ciência e Tecnologia” (61%) e seus temas correlatos, “Medicina e saúde” ou “Meio Ambiente” é alto (78% interessados ou muito interessados). Sobre outros temas, o interesse em “Política” (27%) foi muito reduzido, em “Esportes” (56%) em “Religião” (75%) muito elevado. Pode ser também considerado elevado o interesse que os brasileiros revelam ter por “Ciência e Tecnologia” em que 35% da população se declara interessada e 26% muito interessada. De acordo com a OCDE, mais de 50% dos estudantes brasileiros que responderam o questionário contextual do PISA 2015 reportaram que gostam de ler sobre ciências e têm interesse em tópicos de ciências em geral.

Ao verificar o nível de interesse em Política nos quatro grupos do IFRJ, os alunos respondentes se mostram muito mais interessados que a população brasileira em geral. Os alunos ingressantes de Controle Ambiental não escolheram a opção “Nada interessado”, sendo que 14% dos concluintes elegeram tal opção. Ao observar os resultados dos que se declararam “Muito interessados”, todos os grupos mantiveram percentuais entre 15 e 20%. Também pode ser notado que os alunos de Química possuem bastante interesse sendo 65% dos respondentes do grupo ingressante e 67% dos concluintes interessados ou muito interessados. No geral, 9% dos respondentes afirmam não ter interesse (9%) em Política contra 18% que afirma ter muito interesse. A opção com maior número de respondentes é “Mais ou menos/Razoável” com 41% seguido por “Pouco” com 32%. Ao comparar aos outros assuntos e aos resultados nacionais, os alunos respondentes possuem mais interesse que a população geral.

Assim como no levantamento nacional (75%), os ingressantes nos cursos de Controle Ambiental (64%) e Química (70%) se mostraram bastante interessados em Religião. Enquanto somente 5% dos concluintes de Controle Ambiental afirmam se interessar muito por “Religião”, 21% dos concluintes de Química assim afirmam. Ao verificar os números para “Nada interessado” e “Pouco interessado”, que

significariam desinteresse pelo tema, 67% dos alunos de Controle Ambiental assim se apresentam, sendo 19% “nada interessados” e 48% “pouco interessados”. Os dados apresentados mostram uma tendência de os alunos iniciarem com “muito interesse” no assunto “Religião” e concluírem com baixas porcentagens de muito interesse, porém ainda interessados, o que só seria possível de se verificar em um estudo longitudinal, comparando, por exemplo, acompanhar os ingressantes até a conclusão do curso.

No geral, os alunos dos quatro grupos não se interessam pelo assunto “Esportes”. Dentre todos os assuntos, este foi o que teve maior percentual de respostas “Nada interessado” para 34% dos respondentes. Os percentuais dos concluintes de Controle Ambiental indicam que os alunos não possuem interesse no assunto (72%), sendo que 43% destes também escolheram a opção “Nada”. Dentre os alunos de Química, o desinteresse se mostrou maior no grupo de alunos ingressantes com um percentual de 85%, sendo que 30% destes informam não ter nenhum interesse. O desinteresse dos alunos concluintes é somente um pouco menor, com 67% dos respondentes indicando pouco ou nenhum interesse. Estes números destoam dos mostrados pela pesquisa nacional na qual 56% da amostra entrevistada possui interesse no tema, sendo 26% muito interessada.

Ao comparar os percentuais dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Controle Ambiental, não se notam diferenças consistentes naqueles que possuem “Pouco” ou “Muito” interesse em Medicina & Saúde. Em sua maioria, eles se interessam “Mais ou menos/Razoávelmente interessados” variando entre 44% (ingressantes) e 48% (concluintes). O percentual de alunos que declararam não ter interesse em Medicina & Saúde, foi de 16% entre ingressantes e 10% entre os concluintes. Porém, ao comparar os ingressantes e concluintes do curso de Química, os números são bem diferentes. Nenhum aluno do curso de Química mencionou ter interesse pelo assunto. Dentre aqueles que possuem pouco interesse, o percentual aumentou em 10 pontos ao comparar ingressantes e concluintes. De todos os grupos, o interesse é alto, variando entre 64% e 75%. Ao se comparar entre alunos ingressantes e concluintes, os grupos apontam diferença de 10 pontos percentuais. Por esses dados, pode-se concluir que os alunos iniciam o curso interessados e inferir supostamente que o percurso acadêmico mantém e incentiva tal interesse, o que, novamente, só poderia ser confirmado através de estudo longitudinal.

Sobre o assunto Meio Ambiente, pode-se notar que os números se mantiveram semelhantes em três grupos, menos dentre os concluintes de Controle Ambiental. Os dois grupos de Química também demonstram interesse com percentuais variando entre 67% (concluintes) e 80% (ingressantes). Dentre os ingressantes do curso de Controle Ambiental, 8% informaram que não se interessavam pelo assunto. Já 81% dos concluintes desse mesmo curso se declararam “interessados” ou “muito interessados” em “Meio Ambiente”. Nenhum aluno concluinte do curso de Controle Ambiental se declarou “nada” interessado. O grupo com maior foram os concluintes em Controle Ambiental com 81% de respondentes “interessados”, sendo que 52% destes se declararam “Muito interessados”. Esses números apontam para uma influência do curso de Controle Ambiental no interesse dos alunos pelo assunto cabendo estudos adicionais para confirmar a tendência.

Figura 24 – Assunto: Meio Ambiente

Fonte: Gráfico elaborado pela autora.

Ao comparar ingressantes com concluintes em Controle Ambiental sobre o assunto “Ciência e Tecnologia”, nota-se que eles diferem um pouco somente na opção “Nada interessado”. Com o grupo de Química, os alunos ingressam informando ter “muito” interesse (50%), “mais ou menos/razoável” interesse (40%) e somente 10 % afirmam ter “pouco” interesse. Dentre os concluintes, 71% dos respondentes informam ter “muito” interesse e 29% deles, “mais ou menos/razoável interesse”. No geral,

enquanto apenas 13% dos respondentes afirmam ter “Pouco” interesse no assunto,

Nada Pouco Mais ou menos/Razoável Muito

Total QIM C QIM I CAM C CAM I 70 60 50 40 30 20 10

as repostas “Mais ou menos/Razoável” e “Muito” se mostram quase empatados com respectivamente 42 e 43% das respostas. O interesse em C&T dos alunos é bastante alto. Os grupos de Controle Ambiental mostram menor interesse em relação aos de Química, embora estejam 15 pontos percentuais acima do interesse nacional. Os dois grupos de Química possuem elevadíssimo interesse em C&T que se inicia em 80% e atinge 100%, com 71% dos concluintes “muito interessados” em C&T.

Figura 25 – Assunto: Ciência e Tecnologia

Fonte: Gráfico elaborado pela autora.

Documentos relacionados