• Nenhum resultado encontrado

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 28 DE NOVEMBRO DE

SEÇÃO I Da Assembléia Geral

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 28 DE NOVEMBRO DE

lavrada na forma sumária, conforme previsto no Art. 130 e seus §§, da Lei n.º 6.404/76.

1) Hora, data e local: Realizada às 14:30h do dia 28 de novembro, na sede social da Contax Participações S.A. (“Companhia”), localizada na Rua do Passeio 48 a 56, parte, Rio de Janeiro, RJ.

2) Convocação:. Edital de Primeira Convocação publicado no “Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro”, parte V, nas edições dos dias: 27/10/2006, página 4, 30/10/2006, página 9 e 31/10/2006, página 7, e no Jornal “Valor Econômico – Edição Nacional”, nas edições dos dias: 27/10/2006, página C8, 30/10/2006, página B3 e 31/10/2006, página B3; e Edital de Segunda Convocação publicado no “Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro”, parte V, nas edições dos dias: 16/11/2006, página 7, 17/11/2006, página 4 e 21/11/2006, página 9, e no Jornal “Valor Econômico – Edição Nacional”, nas edições dos dias: 16/11/2006, página B3, 17/11/2006, página C8 e 20/11/2006, página C2.

3) Ordem do Dia: 1. Deliberar sobre o cancelamento de 5.886.700 ações ordinárias e 11.773.900 ações preferenciais mantidas em tesouraria, sem redução do capital social da Companhia, com a conseqüente alteração do caput Art. 5º do Estatuto Social da Companhia; 2. Deliberar sobre a delegação de poderes à Diretoria da Companhia para implementar todos os atos necessários para a efetivação do cancelamento das ações ordinárias e preferenciais mantidas em tesouraria.

4) Presenças: acionistas representando 59,68% do capital social com direito a voto, conforme assinaturas constantes do Livro de Presença de Acionistas. Presentes, também Michel Neves Sarkis (Diretor de Finanças e de Relações com Investidores) e Rodrigo Panico (Consultor Geral Jurídico).

12/03/2008 14:45:59 Pág: 126

(i) cancelamento de 5.886.700 ações ordinárias e 11.773.900 ações preferenciais mantidas em tesouraria, sem redução do capital social da Companhia, com a conseqüente alteração do caput do Art. 5º do Estatuto Social da Companhia, visando adaptar a quantidade de ações em que se divide o capital social. Com a operação de cancelamento de ações ordinárias e preferenciais, o capital social da Companhia passa a ser representado por 364.461.117 ações nominativas e sem valor nominal, sendo 121.487.217 ações ordinárias e 242.973.900 ações preferenciais. O caput do Art. 5º do Estatuto Social da Companhia passa a ter a seguinte redação: “Artigo 5º - O capital social é de

R$223.873.116,10 (duzentos e vinte e três milhões, oitocentos e setenta e três mil, cento e dezesseis reais e dez centavos), dividido em 364.461.117 ações, sendo 121.487.217 ações ordinárias e 242.973.900 ações preferenciais, todas escriturais, nominativas e sem valor nominal.”; e

(ii) delegação de poderes à Diretoria da Companhia para implementar todos os atos necessários para a efetivação do cancelamento das ações ordinárias e preferenciais mantidas em tesouraria ora aprovado.

7) Encerramento: Nada mais tendo sido tratado, foi autorizada a lavratura da presente ata na forma de sumário, que, após lida e achada conforme, foi assinada pelos acionistas presentes, que autorizaram sua publicação sem as respectivas assinaturas, na forma do artigo 130, § 2º, da Lei nº 6.404/76. Confere com o original lavrado em livro próprio.

Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2006.

Luciene Sherique Secretária

12/03/2008 14:46:02 Pág: 127 concorrentes estão indicados abaixo. Também competimos com diversas outras empresas, como por exemplo, fornecedores para mercados de nicho, empresas de consultoria e inúmeras empresas pequenas que oferecem serviços de baixo valor agregado (principalmente serviços de telemarketing de chamadas ativas). Além disso, competimos com contact centers internos, que continuam a representar o maior segmento de atividades de contact center. Adicionalmente, alguns dos nossos serviços ativos também competem com outras formas de marketing direto, como cartas e mensagens eletrônicas, e com a mídia tradicional, como televisão e rádio.

Acreditamos que a prestação de serviços offshore, onde o prestador dos serviços de contact center não está localizado no mesmo país que seus consumidores, não representa uma ameaça e tampouco uma oportunidade significativa para o nosso negócio no momento. Tendo em vista que o Brasil é um país de baixos custos, cujo idioma oficial é o português, é improvável que prestadores de serviços de contact center em outros países, geralmente referidos como instalações offshore, possam prestar serviços a um cliente em português a um custo menor do que os prestadores no Brasil. Embora o Brasil tenha custos trabalhistas competitivos em comparação com outros países e possua mão-de-obra ampla e qualificada, não acreditamos que oportunidades significativas existam para prestar serviços para outros países no momento. Monitoramos tais oportunidades regularmente.

Também enfrentamos concorrência de serviços automatizados de atendimento ao cliente, através do uso da Internet, Unidade de Resposta Audível (URA), reconhecimento de voz e outras tecnologias. Fornecemos serviços automatizados de atendimento ao cliente como parte dos nossos serviços de contato e continuamos a desenvolver tecnologia nessa área. Todavia, um aumento na utilização de serviços automatizados poderá nos impedir de repassar, de forma efetiva, custos aos nossos clientes e também poderá encurtar o tempo das nossas chamadas.

Em decorrência da concorrência intensa, os serviços de contact center são freqüentemente sujeitos às pressões de precificação. A concorrência por contratos para muitos dos nossos serviços ocorre por meio de apresentação de propostas, considerando fatores como qualidade, capacidade técnica e custos.

Em 2005, a Companhia se tornou a maior empresa de contact center do Brasil em termos de receita, com base nas demonstrações financeiras mais recentes publicadas por outras empresas brasileiras de contact center. Nosso principais concorrentes no Brasil são:

• Atento. A Atento, pertence ao grupo espanhol Telefónica, que no Brasil controla uma grande operadora de telefonia fixa (Telefônica), uma provedora de Internet (Terra) e, juntamente com a Portugal Telecom, a principal operadora de telefonia móvel no Brasil (Vivo). A Atento atua no mercado brasileiro desde 1999. Após a aquisição de diversas sociedades no setor, a Atento se tornou um dos maiores fornecedores de serviços de contact center no Brasil. Dois dos seus principais clientes são a Telefônica e o Unibanco.

• Teleperformance. A Teleperformance é uma companhia francesa que opera em aproximadamente 36 países. Em 2004, a Teleperformance ampliou suas operações no Brasil através da incorporação à Companhia Brasileira de Contact Center (CBCC), após o que, a Teleperformance se tornou um dos maiores fornecedores de serviço de contact center do Brasil. Acreditamos que o principal cliente da Teleperformance - o grupo Brasil Telecom (uma das maiores operadoras de

12/03/2008 14:46:02 Pág: 128 • ACS. Controlada pelo Grupo Algar, um conglomerado diversificado brasileiro, a ACS foi

constituída em 1999 e tem sede em Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Acreditamos que os dois principais clientes da ACS são CTBC (uma operadora de telecomunicações de Uberlândia que pertence ao Grupo Algar) e American Express.

• Brasil Center. A Brasil Center pertence ao grupo mexicano Telmex, que atualmente controla a Embratel (uma das maiores operadoras de telecomunicações no Brasil de serviços de longa distância e de dados) e a Claro (subsidiária da American Movil e uma das maiores operadores móveis do Brasil). Até agora, a Brasil Center não tem buscado, de forma ativa, uma penetração no mercado de serviços de contact center fora do seu grupo de controle.

• Dedic. A Dedic pertence ao grupo português Portugal Telecom, que controla, juntamente com a Telefônica, a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, a Vivo. A Dedic presta serviços, principalmente, direta e indiretamente, às subsidiárias da Portugal Telecom no Brasil.

• Telefutura. A Telefutura pertence ao grupo brasileiro Grupo Votorantim e ao Banco Pátria. A Telefutura iniciou suas operações no Brasil em 2000, e já é hoje o 5º mais importante provedor de contact center no país. Dois dos seus principais clientes são o Banco Santander e o Banco Itaú.