• Nenhum resultado encontrado

4.4 Tarefas executadas

4.4.3 Atendimento ao público (não comercial)

O atendimento ao público durante o período de estágio focalizou mais o acompanhamento e esclarecimento dos clientes para a demonstração e uso das máquinas automáticas, também para o pedido das mais diversas informações de ajuda sendo depois redirecionados para o respetivo balcão de atendimento.

Operações com Cadernetas

As minhas funções consistiam no apoio à utilização das cadernetas.

É um modo menos complexo que a CGD tem para os clientes estarem atualizados quanto às suas finanças. A caderneta permite-lhe controlar permanentemente todos os movimentos,

Custos dos cartões A maior parte dos cartões

normalmente tem uma anuidade. Um cartão multibanco, normalmente está associado a uma conta cartão, que por sua vez está associada a uma conta corrente do cliente. Tal conta corrente, que pode ter associada vários cartões e produtos, tem despesas ao longo do mês, trimestre ou ano.

Independentemente da utilização ou movimentos ou não, da conta, as despesas são certas nas datas previamente fixadas.

podendo contar com a informação sempre atualizada, descriminada levando em conta o montante dos movimentos e saldo da conta.

A caderneta permite-lhe realizar no Serviço Caixautomática todas as operações que efetua com o seu cartão: levantamentos, consultas, transferências e depósitos, necessitando apenas de um código pessoal.

A CGD deixou de enviar extratos para os clientes, passando a ser oficial a utilização das cadernetas para este fim (ou então a consulta feita online, pelo serviço caixa direta). As cadernetas são cedidas independentemente da situação do cliente com o banco. Devo frisar que o público mais idoso é apologista desta modalidade por causa da sua facilidade em tornar os movimentos mais físicos e palpáveis.

Apoio ao serviço Caixadirecta Online

Com o serviço Caixadirecta o cliente tem toda a matéria sobre as suas economias disponível na ponta dos dedos ou à distância de um clique. Para além disso, com este serviço o cliente tem ainda a oportunidade de começar a poupar com taxas mais vantajosas do que as soluções equivalentes disponíveis nas Agências.

O meu trabalho consistia em dar apoio aos clientes na utilização do Caixa Direta Online.

Há um maior incentivo para que as pessoas usem o sistema da Caixa direta Online, porque além de evitar o estresse das filas de espera, também poupa nos custos que advém de se adquirir um documento ao balcão, como por exemplo a declaração pedida pela universidade para aquisição de bolsa para cada ano letivo que tem um custo de perto de 30 euros se pedida ao balcão, mas se for retirada pelo serviço caixa direta online é completamente grátis.

O serviço caixa direta online, é o serviço do banco mais perto de si. E tem vantagens como:  Pagamento de Serviços

 Transferências

 Investir e aplicar o seu dinheiro  Pedido de declarações

 Carregamentos de telemóvel

 Adesão a produtos, como Cartões e Poupanças  Consulta de contas, créditos e cartões

 Realização de transferências nacionais e internacionais  Requisição de cheques e outras operações

 Agendamento de operações para a data que pretenderes.

No serviço Caixadirecta, operações correntes como transferências e requisição de cheques, têm um preçário mais favorável do que se efetuadas na Agência.

Pagamento de bilhetes de Lotaria

Uma parceria que a CGD tem com a Santa Casa da Misericórdia vem do facto de que se existir um cliente com um bilhete válido com prémio, poder ser feito o pagamento do mesmo pela CGD.

Aqui faz-se o preenchimento de uma ficha que é enviada por fax à Santa Casa de Misericórdia, aguarda-se a resposta e procede se ou não ao pagamento mediante as coordenadas enviadas.

Encerramento de conta e de autorizações de débito – tarefa oficiosa

Não tendo a autonomia para poder encerrar contas sozinha, acompanhei este processo e executei alguns passos.

Nesses casos, mesmo que a gerência tome a decisão de encerrar a conta por diversos motivos, a que ter em conta outras situações (por exemplo, o cliente não pode ter pendentes monetários). Há um impresso que todos os titulares têm de assinar, fazer a entrega de cartões e cheques, e anular todas as autorizações de débito.

Somente o cliente é quem pode proceder a eliminação ou anulação das autorizações de débito associadas as contas cartão.

Um cliente é cotado pelo número de cliente e pode ter várias contas associadas, (empréstimo habitação, varias conta cartão, etc..)

5 RESULTADOS DO ESTÁGIO

A experiência dos quatro meses de trabalho na CGD complementou o conhecimento adquirido no mestrado. Nesta perspetiva, e relembrando o objetivo referido de “Integrar o estagiário no mercado profissional bancário, ajudando a CGD em atividades funcionais diárias”, os principais resultados deste estágio são:

a) Preparação para lidar com clientes, percebendo o sentido de ética profissional b) Aumento da capacidade de utilização tecnologias de informação e comunicação c) Treino comercial na apresentação e venda de produtos

d) Preparação para apoio nas tarefas diárias de uma agência bancária

e) Compreensão da situação económico-financeira de uma instituição bancária (pontos fortes e fracos) *

f) Caracterização dos aspetos relevantes à aplicação de poupanças * g) Caracterização de carteiras de investimento *

* Nos subcapítulos seguintes desenvolvem-se os três últimos resultados indicados em cima: uma análise do ponto de situação económico-financeira da CGD (4.1), que traduz os pontos fortes e fracos da instituição. Neste contexto justifica-se a CGD como instituição para investimento das poupanças (4.2). Por fim, apresenta-se uma situação prática de aconselhamento de dois planos de investimento a um cliente com grande liquidez (4.3).

5.1 Análise económico-financeira da CGD

Documentos relacionados