• Nenhum resultado encontrado

Atendimento para questões sociais e culturais

5 Políticas de atendimento ao corpo discente

5.3 Atendimento para questões sociais e culturais

A Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, como apresentado no capítulo 3 deste documento, responsabiliza-se pela gestão da dimensão social do apoio aos alunos da universidade, reforçando em cada uma de suas ações o caráter confessional e filantrópico da PUC-Rio. É responsável, também, pelo atendimento das demandas culturais do corpo discente. No contexto social, diversos programas são oferecidos. Destaca-se, em primeiro plano, o sólido e extenso programa de bolsas de graduação. Implantado desde a década de 70, o programa de concessão de Bolsas de Estudos da PUC-Rio está pautado no conceito de igualdade de

oportunidades. São concedidos diversos tipos de bolsa, visando alcançar estudantes dos cursos

de graduação oriundos de diversos segmentos da sociedade, com o propósito de promover o desenvolvimento humano, com o propósito de promover o desenvolvimento humano, conectado à formação superior de excelência.

Em dezembro de 2004, além das modalidades de bolsa oferecidas pela própria universidade, a PUC-Rio aderiu ao Prouni – Programa Universidade para Todos, do Ministério de Educação (MEC). A distribuição das diferentes modalidades de bolsas tem critérios claros, e é rigorosa e cuidadosamente avaliada por assistentes sociais da universidade26.

Além das bolsas concedidas pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, há bolsas de incentivo e reconhecimento de desempenho acadêmico destacado, gerenciadas pela Vice- Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Na Tabela 5.1, são expostas algumas das principais modalidades de bolsa advindas dos recursos da PUC-Rio (excluídas as bolsas Prouni, com financiamento governamental).

26 Para informações sobre o número de alunos atendidos pelo programa de bolsas da universidade, ver o capítulo

Tabela 5.1: Principais modalidades de bolsas de graduação

MODALIDADE DEFINIÇÃO PRINCIPAIS TIPOS RESPON-SÁVEL

Acordos Sindicais

Decorrentes de acordo trabalhista das categorias de auxiliares de administração escolar, de professores da universidade e do Município do Rio de Janeiro. Professor, Dependente de Professor, Funcionário, Dependente de Funcionário, Dependente VRC Cunho Acadêmico

Destinadas aos melhores colocados no ENEM e do Vestibular; a alunos que semestralmente obtiverem os melhores Coeficientes de Rendimento; aos alunos premiados em olimpíadas de física, química, matemática.

Licenciatura, Desempenho,

Prêmio, Vestibular CCG

Filantrópicas Destinadas a estudantes que estejam dentro perfil de filantropia, até o limite estabelecido

pela Lei Nº 12.101. Filantrópica VRC

Cunho

Comunitário não Filantrópicas

Destinadas a atender estudantes em dificuldade financeira comprovada e com bom desempenho acadêmico; aos estudantes que participam como membros do Coral da PUC-Rio; aos estudantes que participam de equipes desportivas da PUC- Rio; descontos a parentes de discentes já matriculados.

Ação Social da PUC- Rio, Coral, Esporte,

Bolsa Fraterna VRC

Estágio Concedidas em função da realização de atividade específica na área de formação do estudante. Estágio VRC

Cunho Religioso

Concedidas aos membros da Associação de Universidades Confiadas a Companhia de Jesus na América Latina; Concedida a religiosos para o curso de teologia.

AUSJAL, Teologia. CCCI, VRC Financiadas por

Terceiros e por

Antigos Alunos Decorrentes de doações específicas.

Empresas diversas

e Antigos Alunos CCG, VRC Intercâmbio Decorrentes de convênios internacionais de cooperação acadêmica. Convênios com universidades em

diversos países CCG, CCCI

Para propiciar a permanência do aluno-bolsista na universidade, o Fundo Emergencial de Solidariedade (FESP), projeto de auxílio de permanência estudantil da PUC-Rio, complementa as concessões comunitárias para alunos com bolsa de carência financeira, proporcionando auxílio para a subsistência na universidade, como alimentação, transporte, materiais e equipamentos didático-pedagógicos, além de acessórios para leitura.

A Pastoral Universitária busca, através de seus projetos, suscitar valores éticos, humanos e cristãos na juventude universitária. Inserida na rotina acadêmica do estudante, a Pastoral tem como missão contribuir na formação do futuro profissional orientando o mesmo em seu projeto de vida. A Pastoral atende os alunos como um espaço para preparação para a crisma, para divulgação de valores por meio de projetos em coautoria com os alunos (apresentados na Feira de Valores) e para grupos de discussão sobre direitos humanos.

Para o apoio da realização de eventos comunitários e culturais, a universidade conta com a Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), órgão vinculado à Vice- Reitoria para Assuntos Comunitários. No âmbito comunitário, a CACC procura estimular a participação dos alunos e demais segmentos da comunidade acadêmica em ações sociais

através da produção de atividades que despertem o comportamento voluntário e cidadão. No âmbito cultural, as atividades propostas pelos alunos e por órgãos estudantis são avaliadas (para verificar se são consistentes a imagem institucional da PUC-Rio), oferecendo o suporte necessário para a realização das mesmas.

A gestão do Coral da PUC-Rio também é responsabilidade do segmento cultural da CACC, reunindo alunos e membros de outros segmentos da comunidade universitária. O Coral da PUC-Rio é um espaço de educação e cultura, de vivência e experimentação da sensibilidade estético-musical.

A Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (CEIC), órgão vinculado à Vice- Reitoria para Assuntos Comunitários, apoia os alunos na organização e coordenação das cerimônias diversas, em particular das formaturas, prestando serviço interno de consultoria em termos de cerimonial e protocolo na solenidade acadêmica.

A PUC-Rio incentiva a prática esportiva, por meio da Coordenação de Educação Física (CEF), vinculada à Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, como forma de desenvolvimento e integração saudável da comunidade PUC-Rio. Para os alunos da graduação, a CEF oferece atividades extracurriculares em diversas modalidades esportivas, além da formação de equipes esportivas de competição, que potencializam o convívio com a diversidade, o respeito ao próximo e às normas, o trabalho em equipe, entre outros itens.

Ouvidoria

A Ouvidoria da PUC-Rio foi implantada em 2008 como um canal suplementar de comunicação entre a PUC-Rio e sua comunidade acadêmica. Tem como objetivos:

 Receber, analisar e encaminhar reclamações e sugestões aos diferentes órgãos da universidade;

 Acompanhar as reclamações e sugestões encaminhadas, verificando as providências tomadas e as ações implementadas para sua solução; e

 Identificar falhas nos processos de comunicação dos diferentes setores da universidade com a comunidade PUC-Rio, sugerindo mudanças que os tornem eficazes e eficientes. O modelo de ouvidoria da PUC-Rio foi estabelecido com base na estrutura organizacional da universidade, aliando novas práticas de atendimento à cultura de discussão de demandas, sugestões e reclamações por meio da representação dos segmentos universitários em instâncias colegiadas.

De forma resumida, no que se refere à estrutura organizacional da PUC-Rio, as instâncias executivas – unidades e departamentos – são fortemente voltadas para o atendimento das necessidades de professores, alunos e funcionários, de modo a garantir o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão com a marca de qualidade da universidade. Além do atendimento no âmbito executivo, o conjunto de instâncias colegiadas garante, em diferentes níveis, a representatividade dos diversos segmentos da comunidade acadêmica. Deste modo, as críticas, sugestões e reclamações, quando não podem ser solucionadas no interior das unidades e departamentos, por meio de seus coordenadores e diretores, são encaminhadas aos órgãos colegiados, cujos membros são eleitos por cada um dos diferentes segmentos da comunidade universitária (professores, alunos e funcionários). Tanto na esfera executiva quanto nos órgãos colegiados, é sempre possível recorrer à instância superior quando uma questão não obtiver solução em uma determinada instância.

A Ouvidoria da PUC-Rio pauta-se nos princípios de transparência e de agilidade e, para tanto, privilegia o meio eletrônico de comunicação. Apresenta estrutura descentralizada segundo a

competência de cada órgão e equipe para a solução das questões encaminhadas, intervindo de modo suplementar ao encaminhamento de críticas e sugestões, formais ou informais, através das unidades, departamentos e órgãos colegiados.

À Ouvidoria para Assuntos Acadêmicos cabe receber sugestões, críticas e questões relativas ao ensino e à pesquisa e aos seus serviços de apoio no âmbito administrativo e de prestação de serviços computacionais. As mensagens eletrônicas são encaminhadas aos responsáveis de acordo com a pertinência do assunto, dentro da seguinte classificação: ‘Graduação’, ‘Pós- Graduação’ e ‘Outros Assuntos Acadêmicos’ (quando o tópico tem caráter mais genérico, como, por exemplo, assuntos relativos à infraestrutura física necessária ao bom andamento das atividades acadêmicas). O atendimento da Ouvidoria para Assuntos Acadêmicos é realizado na modalidade eletrônica, viabilizando o encaminhamento ágil do processo. No contexto específico do atendimento de assuntos de admissão e registro (matrícula, requerimentos acadêmicos, etc.), o atendimento é realizado em outra localização eletrônica, na página da Diretoria de Admissão e Registro (DAR), de modo a se localizar próxima ao contexto de interação do aluno quando esta lida com questões acadêmicas de cunho administrativo. À Ouvidoria para Assuntos Comunitários, também eletrônica, cabe responder a questões de competência da Vice-Reitoria Comunitária, a saber: bolsas de estudos, auxílios diversos, atividades sociais e culturais, questões de comunicação interna e externa. Tal como ocorre na Ouvidoria para Assuntos Acadêmicos, o atendimento é realizado na modalidade eletrônica.