• Nenhum resultado encontrado

4. MATERIAL E MÉTODOS

4.2 Atividades avaliadas

Na pesquisa foram avaliadas as atividades de abertura de covas pelo método semimecanizado, plantio pelo método manual e adubação de arranque pelo método manual.

4.2.1 Coveamento pelo método semimecanizado

O coveamento consiste na abertura das covas, operação executada de forma semimecanizada com o uso de uma máquina denominada perfurador de solo, utilizada em áreas de difícil acesso ou com declividade acentuada, onde o uso de máquinas tradicionais mostra-se inviável.

O perfurador de solo utilizado era da marca Stihl e modelo BT121, com peso de 9,6 kg (tara), capacidade do tanque de 640 ml (0,6 kg), motor 2 Tempos com 30,8 cm3 de cilindrada, potência de 1,3 kW, rotação em marcha lenta de 2.800 rpm e rotação máxima de 12.300 rpm e peso total do equipamento abastecido de 10,25 kg (Figura 3).

Figura 3. Abertura de covas com uso do perfurador de solo.

4.2.2 Plantio pelo método manual

O plantio consiste na inserção das mudas no solo, executado de forma manual com o uso de uma plantadeira. O equipamento é composto por um duto onde a muda era colocada e

inserida diretamente na cova. A plantadeira era da marca FRS, com peso total de 24,15 kg, sendo o peso da plantadeira de 5,9 kg, bomba costal de 3,2 kg, calda (água e hidrogel) de 12,25 kg, caixa de 0,8 kg e mudas de 2,0 kg.

O método de plantio utilizado na empresa pode ser visto na Figura 4. O trabalhador realizava o plantio com a plantadeira manual, conectada por meio de mangueiras a uma bomba costal abastecida com hidrogel. Este produto era formado por grânulos, que em contato com a água, umedeciam e de forma lenta liberavam a água para a muda, evitando perdas (evaporação e lixiviação) e aumentando a taxa de sobrevivência da muda no campo. Em cada muda plantada era adicionado em torno de 300 ml de hidrogel, e o operador, em seguida, cobria o torrão com o solo acumulado próximo à cova, utilizando o pé (calçando botas).

Figura 4. Plantio com o uso de plantadeiras manuais. 4.2.3 Adubação pelo método manual

A empresa normalmente realiza as adubações de arranque, por cobertura e de replantio. A primeira adubação, também denominada adubação de plantio ou arranque, é realizada concomitantemente ao preparo do solo. A adubação de cobertura é realizada em torno de um mês após o plantio ou assim que a muda se estabelece no solo, enquanto a

adubação de replantio é realizada em talhões onde ocorre a mortalidade das mudas, com a necessidade de sua substituição (replantio) e adubação adicional.

Durante o período de realização da pesquisa estava sendo realizada a adubação manual de arranque e de replantio. Para a realização da adubação foi utilizado um dosador, composto por uma adubadeira tipo “matraca”, ligada por mangueiras a um recipiente com adubo acondicionado nas costas do operador. Quando o trabalhador inseria a matraca no solo e acionava o dispositivo, eram liberados 200 gramas de adubo por planta, sendo aplicados 100 gramas em cada lado da cova (Figura 5).

O equipamento utilizado era da marca FRS, composto por adubadeira pesando 4,3 kg, bomba costal pesando 3,9 kg e produto (adubo) pesando 12,50 kg, sendo o peso total do conjunto, em condições de trabalho, de 20,7 kg.

Figura 5. Adubação manual de arranque.

4.2.4 Descrição das fases das atividades estudadas

Para a coleta de dados referentes à avaliação da carga de trabalho físico, biomecânica e fatores ambientais, as atividades de coveamento, plantio e adubação foram subdivididas em fases, descritas na Tabela 5.

Tabela 5. Descrição das fases de cada atividade estudada.

Atividades Fases Descrição

Coveamento

Abastecimento da máquina

Inserção da mistura de combustível no tanque do perfurador de solo desde a parada do trabalho para o abastecimento até o reinicio do trabalho.

Deslocamento cheio

Deslocamento do trabalhador desde o ponto de abastecimento até a linha a ser coveada, com o equipamento abastecido e apoiado nas costas.

Coveamento propriamente dito

Posicionamento do trabalhador em frente à marcação da cova, perfuração do solo, encerrando quando este saía da linha para abastecer.

Deslocamento vazio

Deslocamento do trabalhador com o equipamento vazio desde a linha coveada até o ponto para novo abastecimento.

Interrupções

Interrupções pessoais (tomar água, repousos, necessidades fisiológicas e fumar) e interrupções operacionais (deslocamentos entre os talhões, deslocamentos entre linhas, aguardando trator de combustíveis e eventuais manutenções de máquinas).

Plantio

Abastecimento de mudas e hidrogel

Chegada do trabalhador próximo ao trator, abastecimento da caixa com mudas e o carregamento da bomba costal com hidrogel.

Deslocamento cheio

Deslocamento após o abastecimento até a chegada à linha de plantio, carregando nas costas os equipamentos abastecidos.

Plantio propriamente dito

Posicionamento do trabalhador em frente às covas, inserção das mudas, cobertura com o solo, encerrando quando este saía das linhas para abastecer. Deslocamento

vazio

Deslocamento do trabalhador, a partir da saída da linha de plantio, até sua chegada próximo ao trator para realizar o abastecimento.

Interrupções

Interrupções pessoais (tomar água, repouso, fumar, necessidades fisiológicas) e interrupções operacionais (deslocamento dos trabalhadores do ônibus até áreas de trabalho, deslocamento entre talhões, deslocamento entre linhas, espera pelo trator para abastecimento, eventuais manutenções das plantadeiras, procura por linhas mal sinalizadas, deslocamento até a área de vivência para almoço).

Adubação

Abastecimento do recipiente de adubo

Posicionamento do trabalhador carregando nas costas a adubadeira junto ao trator e abastecimento da adubadeira costal.

Deslocamento cheio

Deslocamento a partir do primeiro passo dado pelo trabalhador em direção à frente de trabalho e até sua chegada à linha de adubação.

Adubação propriamente dita

Aplicação do adubo nas mudas e terminava quando o trabalhador saía da linha retornando ao trator para novo abastecimento.

Deslocamento vazio

Deslocamento do trabalhador com a adubadeira vazia desde a linha a ser adubada até a chegada próxima ao trator, para novo abastecimento.

Interrupções

Interrupções pessoais (tomar água, repouso, fumar, necessidades fisiológicas) e interrupções operacionais (deslocamento até os talhões, deslocamentos entre talhões, deslocamentos entre linhas, espera do trator para reabastecimento, eventuais manutenções das adubadeiras, procura por linhas a serem adubadas e deslocamentos da área de trabalho até a área de vivência)

Documentos relacionados