• Nenhum resultado encontrado

Atividades de promoção do sucesso escolar

I- INTRODUÇÃO

5. Atividades de promoção do sucesso escolar

De modo a promover a aquisição de aprendizagens e a inclusão evidenciadas pelos alunos, o Agrupamento organiza e disponibiliza um conjunto de apoios educativos, a saber:

5.1. Oferta complementar

A oferta complementar está prevista nas matrizes curricular dos 1º, 2º e 3º ciclos e são as seguintes:

CICLO ANO OFERTA COMPLEMENTAR

1º CICLO

1º Ano Oficina do Conhecimento 2º Ano Oficina do Conhecimento 3º Ano Oficina do Conhecimento

4º Ano Programação

2º CICLO 5º Ano

Oficina de Português/ Oficina de Matemática Oficina do Conhecimento

6º Ano Oficina do Conhecimento Espanhol e Francês

3º CICLO

7º Ano Oficina do Conhecimento Oficina de Português Oficina de História 8º Ano Oficina do Conhecimento Oficina de Matemática

Oficina de Geografia 9º Ano Oficina do Conhecimento Oficina de Português

Oficina de Matemática

*Em Oficina do Conhecimento do 1.º ciclo serão desenvolvidos projetos de Educação Alimentar no 1º ano, nos 2º e 3º anos serão desenvolvidos projetos ligados a conteúdos das áreas curriculares.

Nota: Todas as disciplinas são anuais de frequência obrigatória, com exceção da disciplina de Espanhol e Francês em que a língua estrangeira funciona em regime semestral de frequência obrigatória.

5.2. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

As medidas são organizadas em três níveis de intervenção:

Nível um – Medidas Universais Nível dois – Medidas Seletivas Nível três – Medidas Adicionais

Estas medidas são mobilizadas nos diferentes níveis ao longo do percurso escolar dos alunos, em função das suas necessidades educativas. A definição de medidas a implementar é efetuada com base em evidências decorrentes da monitorização, da avaliação sistemática e da eficácia das medidas na resposta às necessidades de cada criança ou aluno.

Podem ser adotadas, em simultâneo, medidas de diferentes níveis, ouvidos os pais ou encarregados de educação e / ou outros técnicos que intervêm diretamente com o aluno.

5.2.1. Medidas Universais

As Medidas Universais correspondem às respostas educativas que a escola tem disponíveis para todos os alunos com o objetivo de promover a participação e a melhoria das aprendizagens. As medidas universais, incluindo o apoio tutorial preventivo e temporário, são mobilizadas para todos os alunos.

Consideram-se Medidas Universais, entre outras:

b) acomodações curriculares; c) enriquecimento curricular;

d) promoção do comportamento pro-social;

e) intervenção em foco académico ou comportamental em pequenos grupos.

5.2.2. Medidas Seletivas

As Medidas Seletivas visam colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem não supridas pela aplicação das medidas universais.

Consideram-se Medidas Seletivas:

a) percursos curriculares diferenciados; b) adaptações curriculares não significativas; c) apoio psicopedagógico;

d) antecipação e reforço das aprendizagens; e) apoio tutorial.

5.2.3. Medidas Adicionais

As Medidas Adicionais visam colmatar dificuldades acentuadas e persistentes a nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagens que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem e à inclusão.

A aplicação das medidas adicionais depende da demonstração da insuficiência das medidas universais e seletivas previstas nos níveis de instrução anteriores (medidas universais, medidas seletivas). A fundamentação das insuficiências deve ser baseada em evidências e espelhadas no Relatório Técnico-Pedagógico.

Consideram-se Medidas Adicionais:

a) frequência do ano por disciplinas; b) adaptações curriculares significativas; c) plano individual de transição;

d) desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado; e) desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social.

A aplicação das medidas Universais e Seletivas é realizada na turma pelos diferentes docentes e, sempre que necessário, em parceria com o docente da educação especial enquanto dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem e de avaliação. As medidas Adicionais que requerem a intervenção de recursos especializados, nomeadamente o docente da educação especial sendo, preferencialmente, implementadas em contexto de sala de aula.

De salientar a existência de grupos de coadjuvantes para os alunos que, eventualemente, venham a ser colocados num regime não presencial.

OUTRAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO

CICLOS ANOS HORÁRIO ATIVIDADES TEMPOS

1º CICLO

1º e 2º

Anos presente documento Vide n.º 4 do

Ensino do Inglês 1 Tempo

O Giro das Histórias 1 Tempo

Expressões

Plástica/Dramática/Musical 1 Tempo

Vamos Respirar, Sentir e Jogar 1 Tempo

Atividade Física e Desportiva 2 Tempos

3º ano presente documento Vide n.º 4 do

Atividade Física e Desportiva 2 Tempos

Vamos Respirar, Sentir e Jogar 1 Tempo

Expressões

Plástica/Dramática/Musical 2 Tempos

4º Anos presente documento Vide n.º 4 do

Clube das Ciências 1 Tempo

Expressões

Plástica/Dramática/Musical 1 Tempo

Atividade Física e Desportiva 2 Tempos

CICLO 6ºAnos 5º /

A aguardar

autorização Dança Contemporânea 1 Tempo

A aguardar

autorização Pequeno Cientista 1 Tempo

A aguardar

autorização Teatro 1 Tempo

A aguardar

autorização Fotografia 1 Tempo

A aguardar

autorização Desportos Natureza 1 Tempo

A aguardar

autorização Banda da Escola 1 Tempo

A aguardar

autorização Acordeão 1 Tempo

Aulas de português para falantes de outras línguas - Estas aulas desenvolvem-se quer em

blocos de noventa minutos quer em blocos de quarenta e cinco minutos.

 Podem ser individuais ou em grupos muito pequenos; tendencialmente os grupos deverão integrar alunos de origens linguísticas e culturais próximas;

 Deverão ser fornecidas aos alunos competências linguísticas e culturais, de forma a integrá-los na nossa sociedade.

Apoio Pedagógico Personalizado – medida que visa prestar apoio individualizado aos alunos

de acordo com as suas características e necessidades, no sentido de colmatar as dificuldades de aprendizagem e/ou consolidar as aprendizagens adquiridas.

Outras respostas promovidas pelo agrupamento:

Aulas PROMED (PROjeto para a MElhoria do Desempenho dos alunos) ‐ é um projeto de

incentivo à utilização dos resultados da avaliação externa dos alunos para a melhoria das suas aprendizagens.

Estas aulas visam dotar os alunos com as competências específicas inerentes a cada disciplina sujeita a prova final e/ou exame nacional e que lhes permita ter bom desempenho em qualquer circunstância, mais especificamente na avaliação externa. Pretende-se assim, contribuir para a consolidação, aprofundamento e domínio de saberes e proporcionar aos alunos o contacto com a tipologia dos instrumentos de avaliação externa. Por outro lado, procuram desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar os critérios de classificação gerais/específicos de classificação emitidos pelo GAVE, tornando-a uma prática corrente. Estas poderão incluir todos os alunos de uma turma, apesar de decorrerem muitas vezes em pequenos grupos de alunos, uma vez que são facultativas.

Assessorias/ coadjuvâncias - As assessorias/coadjuvâncias em sala de aula permitem aos

discentes um ensino mais individualizado, sendo possível implementar assessorias/coadjuvâncias específicas, tanto a Português como a Matemática, do 2.º e 3.º ciclos. As assessorias/coadjuvâncias em sala de aula possibilitam ainda ajudar o professor titular da turma a controlar o comportamento dos alunos em turmas onde o comportamento é considerado não satisfatório.

Propostos que sejam os alunos para qualquer destas modalidades de apoio, devem os encarregados de educação ser informados do horário de funcionamento, assumindo o compromisso de assiduidade. Periodicamente, o professor ou técnico responsável deverá entregar ao diretor de turma um relatório sobre a atividade desenvolvida. Os conselhos de turma, nas reuniões de final de período, pronunciam-se acerca da eficácia e da manutenção dos apoios ministrados.

Porto de Abrigo ‐ medida de Tutoria alargada assente numa dinâmica colaborativa entre os

diversos elementos da comunidade escolar (alunos, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos) e ainda da comunidade no seu todo. Desde famílias a parceiros externos, tais como: Comissão de Proteção de Crianças e Menores, Tribunal de Família e Menores, Segurança

Social, Hospitais, Câmara Municipal, entre outros. Cada problemática é única e implica uma intervenção no terreno e em tempo útil.

Esta medida destina-se a todos os alunos, embora com maior incidência no 3° ciclo e Ensino Secundário. É uma medida de impacto positivo que promove o Sucesso Educativo e Social em detrimento do Absentismo e Abandono Escolar.

Os objetivos a atingir a médio e longo prazo deverão ser a integração do aluno nos contextos: turma, comunidade educativa e não educativa, promoção da cidadania, respeito por si próprio e pelos outros e a tão desejável sã convivência.

Documentos relacionados