• Nenhum resultado encontrado

5.4 – Atividades Desenvolvidas na Sala de Fitness

Na tabela 8, podemos verificar a distribuição semanal (em dias e horas) das diferentes aulas de grupo, bem como as modalidades ministradas pelos diferentes estagiários do IPGym.

Tabela 8: Distribuição semanal das aulas de grupo.

horas segunda terça quarta quinta sexta

13:00

13:45 Total Fitness Zumba

Estagiário Tânia

Martins

Tânia Martins

18:15

19:00 Aeróbica Zumba kids CombatBody Step Training Circuit

Step/Localizada Estagiário David Carreira Professora Bernardete Jorge José Pinho Professora Bernardete Jorge João Pedro Pereira 19:00

19:45 Pump Zumba fitness Extreme workout Zumba fitness

Estagiário José Pinho Professora Bernardete Jorge Tânia Martins Tânia Martins

Na primeira reunião de estágio, optou-se por oferecer aos utentes/frequentadores uma grande variedade de modalidades, de modo a proporcionar-lhes um maior conjunto de vivência de cada uma delas. A atribuição das modalidades que cada estagiário iria dar, foi feita com base na experiência e aptidão de cada um na respetiva modalidade.

Houve o cuidado de colocar as modalidades das aulas de grupo ao fim da tarde, de modo a permitir uma maior afluência por parte do público externo à comunidade do IPG, tendo havido nessas aulas uma menor percentagem de pessoas da comunidade do IPG (Alunos, Professores e Funcionários).

Nas modalidades que não eram lecionadas ao fim da tarde, mas sim durante o dia, verificou-se que houve uma maior participação da comunidade do IPG,

principalmente de alunos, e menor percentagem de público externo à comunidade do IPG.

Nas aulas de Step/Aeróbica, Zumba e Pump procurava-se fazer uma iniciação com movimentos básicos, de forma a haver boa perceção e desempenho por parte das utentes. No decorrer das sessões, no que toca à parte de aeróbica, procurou-se elaborar pequenas coreografias e depois implementá-las na aula.

Na parte de ginástica localizada, tentámos ao máximo executar exercícios que fossem o mais variado possível, sempre com vista a trabalhar o maior número de grupos musculares. Tivemos como objetivo provocar alguma fadiga muscular nas alunas e transmitir-lhes poder e confiança, de modo a despertarmos a felicidade, a saúde e o bem-estar, tanto físico como psicológico/ emocional, decorrentes deste tipo de prática desportiva.

Quanto às aulas de circuito, tivemos como objetivo principal fortalecer o maior número de grupos musculares, com o apoio de todo o equipamento disponível nas aulas. Fazendo a análise das Modalidades acima referidas, podemos constatar que houve uma planificação cuidada das aulas e uma sequência progressiva das mesmas, de modo a prestar um serviço de qualidade, satisfatório e de bom ambiente para os utentes. (Ver Anexo IX)

5.4.1 – Circuit Training 4

O Circuit Training, ou aulas de Circuito, caracteriza-se por ser muito completo e adequado, tanto na preparação cardiopulmonar como neuromuscular.

Havia una média de seis pessoas que frequentavam esta aula, sendo três pessoas da comunidade exterior, dois alunos do IPG e um docente.

4 Texto construído com base nas informações obtidas através da consulta ao manual:

American College of Sports Medicine (ACSM). (2002). Position stand: Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults. Medical Science Sports Exercise, 34(2), pp. 364-380.

O Circuit Training apresenta uma diversidade de aulas assentes em três metodologias: a primeira, circuito de tempo fixo, no qual o utente realiza o número de exercícios possíveis dentro de um tempo pré-estabelecido em cada estação; a segunda, circuito de carga fixa, em que o utente faz o circuito realizando um número predefinido de repetições em cada estação; por fim, a terceira, Circuito de Carga individualizada, é ajustado à individualidade, à condição física de cada um e ao valor do volume e da intensidade da curva do treino e do microciclo.

Em termos de qualidades físicas, os utentes devem ter uma boa resistência aeróbica ou anaeróbica, força explosiva, flexibilidade e velocidade.

O Circuit Training consiste então num conjunto de exercícios chamados de estações, previamente planeados de forma sequencial realizados sucessivamente sem paragens. Entre as várias estações deve-se alterar as intensidades e os grupos musculares trabalhados, de uma estação para outra.

Apresenta como desvantagem o facto de se trabalhar muitas qualidades físicas, o que não permite a especificidade de uma, de modo a potenciá-la. Em termos de vantagens, é muito breve em termos de tempo gasto, possibilita a prática de um elevado número de utentes ao mesmo tempo, com resultados a curto prazo, sendo de fácil controlo para quem ministra a aula, existindo facilidade de aplicação da sobrecarga.

Em termos de volume de treino, o circuito apresenta dez a quinze exercícios, por cada circuito, onde podem ser feitas uma volta, para circuitos anaeróbios, a três voltas, para circuitos aeróbios, tendo cerca de quinze repetições para a componente velocidade, vinte e cinco repetições para a componente resistência muscular, seis para a força explosiva e quatro para a força máxima. Na estação seguinte nunca se deve trabalhar o mesmo grupo muscular anterior.

5.5 – Outras atividades desenvolvidas

Para além das atividades supra descritas, desenvolveram-se outras, em que os estagiários participaram ativamente, conforme se descreve a seguir.

5.5.1 – Atividades

No dia 14 de outubro:

Este dia foi dedicado à elaboração do cartaz para promover as aulas de grupo e a sala de Musculação, à elaboração da ficha de inscrição das atividades do ginásio para controlo dos utentes, e à elaboração de informações para os utentes relativamente às regras no ginásio.

5.5.2 - Atividades de Apoio a Docentes

No dia 24 de novembro: Aula de Circuit Training

A pedido da Professora Natalina Casanova, no âmbito da Unidade Curricular ministrada por si, demos-lhe apoio numa aula de condição física no ginásio de musculação, com início pelas 9h00min. e fim às 10h00min. Esta aula iniciou-se com uma boa ativação funcional, executada através dos ergómetros existentes, e movimentos livres sem pesos. Posteriormente, a parte principal da aula consistiu em exercitar os vários músculos do corpo, fazendo uma passagem por algumas das máquinas de musculação, seguindo o protocolo de circuito de treino. Nos últimos 5 minutos da aula procedeu-se ao retorno à calma, com exercícios de alongamentos, e de respiração, de modo a reduzir de forma gradual a atividade do corpo, para um estado normal.