• Nenhum resultado encontrado

comunidade 3

“Devem ser abordados com muita ênfase tanto em sala, como em extensão, procurando promover campanhas, atividades envolvendo a comunida- de.” (Estudante 18)

“Com materiais específicos, procurando atingir a todos os estudantes. Projetos para a população em geral; extra campus.” (Estudante 21)

Ações

interdisciplinares 1

“Devem ser abordados em todas as disciplinas de maneira que levante a importância e os prós de uma organização sustentável.” (Estudante 2) Fonte: Autoras.

Para Macedo, Freitas e Guerra (2013) a formação de pessoas e profissionais preocupados com os problemas socioambientais deve estar entre as responsabilidades educacionais das instituições de ensino. Seu papel deve ser o de instigar o debate e proporcionar in- formações consistentes acerca dos problemas socioambientais e da responsabilidade que se tem sobre estes problemas.

Dentre as questões que abordaram o assunto sustentabilidade nas empresas, 73% dos estudantes marcaram que uma formação ambiental nestas organizações é de grande importância, e 52,2% di- zem já ter ouvido falar sobre empresas sustentáveis, porém apenas 4 alunos conseguiram dizer o nome de pelo menos uma empresa com ações sustentáveis. Além das instituições de ensino e do gover- no, as empresas representam outra entidade de grande poder sobre a sociedade com relação à sustentabilidade.

As decisões tomadas dentro dessas organizações podem gerar impactos significativos na sociedade e no meio ambiente. A propor- ção que essa temática tem tomado dentro das empresas traz como consequência uma carência de profissionais com uma formação voltada para essas questões. É nesse contexto que se destaca a im- portância da abordagem de temáticas como: a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental na formação dos administradores e nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior (IES) responsáveis pela formação desses profissionais(MACEDO, FREI- TAS e GUERRA, 2013).

Pelos resultados, pode-se observar também, que os alunos não conheciam alguns assuntos relacionados às empresas sustentáveis, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propos- tos pela ONU (87%) e as normativas das ISOs (78%). Dentre os alu- nos que disseram que conhecem as ISOs sobre gestão socioambien- tal, todos descreveram normativas sobre a qualidade do produto ou da empresa, normativas ambientais não eram conhecidas. Esta questão demonstra que os alunos não tinham conceitos formados sobre gestão socioambiental empresarial tendo em vista que os te- mas sobre os ODS e as ISO podem orientar a construção de uma empresa sustentável.

115

Tabela 2

Opiniões dos alunos sobre a rentabilidade de uma empresa sustentável

econômica das empresas sustentáveis e a sua importância no meio em que está inserida. Para 69,6% (16 respostas) dos alunos, a em- presa pode sim ser viável economicamente e render mais lucro que uma convencional. Porém, alguns alunos discordaram (Tabela 2). As empresas que estabelecem uma responsabilidade socioambien- tal podem se beneficiar de uma imagem diferenciada, que possibi- lita preços agregados em seus produtos que são valorizados pelos consumidores (BERTONCELLO e JÚNIOR, 2007).

Alternativas % Exemplo de citações dos estudantes Sim (16 respostas)69,6%

“Pois reutilizando materiais, utilizando os ‘bens’ racio- nalmente é possível obter economia.” (Estudante 9) “Se souber reaproveitar seus recursos, pode obter mais lucros” (Estudante 12)

Não (7 respostas)30,4% “Pois na maioria das vezes elas necessitam de um maior investimento e seus produtos acabam sendo mais caros.” (Estudante 7)

Fonte: Autoras.

Mesmo com perspectivas diferenciadas sobre a economia de uma empresa sustentável, os alunos parecem concordar quanto a impor- tância destes tipos de ações para com o meio ambiente, como relata o estudante 5:

É importante, pois a maioria das empresas agride o meio ambiente de alguma forma, e fazer com que elas consigam trabalhar poluindo menos e ainda gerando lucro, ainda mais que uma empresa grande faz com que um maior nú- mero de pessoas se conscientize, e outras empresas adotem o mesmo método, preservando o ambiente onde elas se ins- talam (Estudante 5).

Percepção dos acadêmicos após as intervenções

Ao final do semestre um segundo questionário foi aplicado - dia 4 de dezembro de 2017, para analisar os conceitos adquiridos ao lon- go do semestre, bem como analisar a eficácia da proposta.

A relação de perguntas abrangeu questões semelhantes ao pri- meiro questionário para identificar se a opinião dos acadêmicos ha- via mudado. Em relação ao interesse dos alunos pode-se observar mudanças, sendo que no primeiro momento 25% dos estudantes se demonstravam muito interessados no assunto e no segundo ques- tionário o interesse subiu para 50%.

Em relação à formação ambiental dentro dos cursos de gradu- ação e nas empresas as opiniões também mudaram, podendo ser observado que os alunos tiveram um processo de aprendizagem efi- ciente, sendo que no primeiro momento as respostas obtidas foram

116

Tabela 3

Opinião dos alunos referente à abordagem de temas sobre meio ambiente na graduação

54% achavam muito importante ter educação ambiental na gradua- ção e 73% achavam muito importante ter este tipo de educação nas empresas. Já no segundo questionário os valores aumentaram para 95% e 82% respectivamente.

Sobre a metodologia aplicada na disciplina, as respostas per- maneceram de “bom” a “ótimo”. Porém quando os acadêmicos foram abordados sobre o referencial bibliográfico, as respostas fo- ram diversificadas, mostrando uma certa insatisfação no material encontrado na instituição. Todos os alunos acharam pertinente os métodos empregados, a maioria concordou que este trabalho deve continuar para os próximos semestres, porém com algumas melho- rias.

Quando os alunos foram abordados sobre a importância de com- partilhar seus trabalhos com a comunidade, as respostas foram unânimes. Todos os alunos concordam que é muito importante para aumentar o conhecimento da comunidade, principalmente para as pessoas que não têm contato com tais informações. “Tudo o que aprendemos deve ser compartilhado, pois nem todos têm um alcance de tais informações” (Estudante 19).

Dentre as questões abertas do segundo questionário, havia per- guntas sobre as opiniões dos alunos quanto aos assuntos ligados ao meio ambiente dentro da graduação (Tabela 3).

As duas últimas questões do questionário foram sobre a impor- tância das empresas sustentáveis e se elas seriam viáveis na região de Gaspar. Os alunos concordam que essas empresas auxiliam o meio ambiente e a sociedade. Porém, com relação à viabilidade os alunos tiveram ideias divergentes. A maioria dos alunos acredi- ta que estas empresas serão bem aceitas em Gaspar pelo fato que agregarão valor em suas mercadorias e/ou serviços. Já outros alu- nos acreditam que estas empresas não serão bem-sucedidas, pois a própria comunidade não se interessaria pela proposta.

Ações Nº de

respostas Exemplos de citações dos estudantes

Debates, palestras e

projetos 11

“Acredito que precisamos de mais espaços em nossas aulas para debater, questionar, trazer questões atuais para ganhar sentido. Que não fiquemos tão presos aos planos de aula e dialo- guemos mais sobre a questão do meio ambien- te.” (Estudante 1)

“Com ideias, trabalhos práticos, conscientização dos alunos, para que eles saiam com essa ideia.” (Estudante 6)

“Os assuntos devem ser abordados com feiras e pesquisas, algo mais prático do que teórico.” (Estudante 12)

117

Documentos relacionados