• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo encontram-se os resultados da aplicação das atividades propostas no capítulo anterior.

5.1.

Desenvolvimento das atividades pelos professores da Rede

SESI-SP de

Ensino

As atividades foram desenvolvidas pela autora/pesquisadora e mais quatro professores da Rede SESI-SP de Ensino de outras unidades, voluntariamente.

Foram apresentadas, essas atividades, pela autora/pesquisadora aos docentes do SESI- SP num curso de formação continuada de professores , da região, que ocorreu na cidade de Boituva-SP no segundo semestre de 2014. Elaboramos um material para cada um, com as atividades construídas passo a passo para o desenvolvimento das mesmas, pois alguns professores não sabiam trabalhar com o software Geogebra. Além disso, enviamos para a editora SESI-SP fazer uma análise das atividades elaboradas, se aprovadas e aceitas, para que demais professores de outras redes, outras regiões, possam aplicar aos seus alunos e assim divulgar as atividades propostas.

Desenvolveram as atividades junto aos seus alunos e acompanharam o desenvolvimento da construção das mesmas, verificando as dificuldades apresentadas e se conseguiram atingir as expectativas. Cada professor respondeu um relatório com a devolutiva das atividades; nível de dificuldade das atividades, tanto para o docente como para o aluno; se conheciam o software Geogebra, etc..

A tabela 1 mostra em qual centro educacional (CE) da rede a atividade foi aplicada, a cidade, quantos alunos desenvolveram as atividades, turma e a data da aplicação.

Tabela 1: Dados dos envolvidos nas atividades

SESI CIDADE ALUNOS Turma Data da aplicação das atividades CE 123 CE 124 CE 126 CE 192 Sorocaba Itapetininga Sorocaba Alumínio 30 26 20 32 1o E.M. 9 o Ano 9 o Ano 9 o Ano 06/02/2015 14,18 e 21/11/2014 16/10/2014 21/11/2014

5.2.Modelo do relatório

A seguir apresentamos a avaliação das atividades entregue a cada professor que desenvolveu as atividades propostas neste trabalho.

Professor: Unidade Escolar: Público Alvo: Data: Conteúdo: Expectativa:

Relatório : Atividades aplicadas no software Geogebra 1- Você conhece o software Geogebra? Já utilizou?

2- Relate a sua opinião sobre o material apresentado. Quais foram as dificuldades apresentadas?

3- A atividades foram bem elaboradas? Você conseguiu entender o desenvolvimento das atividades?

4- Ao desenvolver as atividades com os alunos, qual foi a maior dificuldade?

5- Quais as dificuldades que os alunos apresentaram em desenvolver as atividades no software Geogebra?

6- Os alunos conseguiram atingir as expectativas? 7- Sugestões.

5.3.Devolutiva dos professores

Abaixo seguem as devolutivas dos professores envolvidos no desenvolvimento das atividades propostas.

Professora: Adriane de Oliveira Leite (pesquisadora) Unidade escolar CE 123- Sorocaba- SP

Público Alvo: 30 alunos -1°EM

Data: "Atividade aplicada em fevereiro de 2015, pois em 2014 era a mesma turma do 9o ano, e eu mesma fui a professora, onde na última etapa de 2014, trabalhei com a expectativa de 'Semelhança'”.

“ Antes de começar a atividade no laboratório de informática, a unidade de “Semelhança” foi retomada. A atividade desenvolvida foi sobre o Teorema de Tales, os alunos não apresentaram dificuldades na construção, alguns tinham mais facilidade que os outros, mas para aqueles que ficavam mais atrasados era só explicar mais detalhado que conseguiam acompanhar. Os alunos tiraram suas conclusões movimentando os segmentos e verificando os valores de suas razões, assim, concretizando o teorema.

Professora: Cássia Aparecida de Castilho Unidade Escolar: C E124- Itapetininga Público Alvo: 26 Alunos do 9º ano Data: 16/12/2014

Devolutiva:

“A sequência didática bem elaborada, as atividades bem explicadas e demonstradas, a dificuldade foi em compreender as ferramentas a serem utilizadas. Depois que conheceram as ferramentas do software não tiveram grandes dificuldades, mas ficaram receosos ao responder as perguntas sobre as conclusões sobre o desenvolvimento das atividades. A última atividade, em compreender como determinar os ângulos de 90º.”

Professoras: Édna de Jesus Alves Fogaça de Paiva, Eliana Alexandre Boix Gonçalves Unidade escolar CE 192- Alumínio- SP Público Alvo: 32 alunos 9°ano

Devolutiva:

As professoras trabalharam juntas. A professora Édna já conhecia e já havia utilizado o software Geogebra e se propôs ajudar a professora Eliana que não conhecia o software.

Elas relataram que na primeira leitura tiveram algumas dúvidas para realização das atividades, fizeram uma releitura atentando para os pontos de dúvidas e conseguiram realizar as atividades. Relataram também que alguns alunos que não conheciam o software encontraram dificuldades, principalmente na digitação da sentença para cálculo da razão na caixa de entrada. Além dos seus alunos atingirem as expectativas eles reportaram as atividades com exatidão no tempo empregado pelas professoras, a maioria dos alunos avaliaram o software como sendo um dos meios mais fáceis de conferir a veracidade do teorema.

Professora : Silvia Helena A. Marques Unidade escolar CE 126- Sorocaba - SP Público alvo: 20 alunos 9°ano

Devolutiva:

"Na aplicação da atividade 1, os comandos ficaram bem explícitos, porém para os alunos ficaram dúvidas. Os comandos estavam com o “nome da tecla”, porém para os alunos só aparecia a tecla com o desenho e o nome quando passavam o mouse sobre a tecla. Na construção das retas paralelas, os alunos não conseguiam criar as retas a partir da inicial, o que fez com que, na movimentação dos pontos, em alguns casos não mantivesse a proporção. Aqueles que conseguiram construir as figuras corretamente, ficaram surpresos com a razão ser a mesma e comprovaram que mantiveram a proporção. Faltou tempo para a realização das outras atividades, mas a realização deste exercício foi importante. A atividade foi realizada em duplas, no laboratório de informática."

5.4.

Análise das atividades desenvolvidas pelos alunos

Analisando as atividades aplicadas pelos professores da Rede SESI-SP de Ensino aos seus respectivos alunos, foi possível elencar as dificuldades encontradas pelos alunos (ver tabela 2).

Tabela 2. As dificuldades encontradas pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas

Tarefa Profª Adriane Profª Cássia ProfªÉdna/ Eliana Profª Sílvia Compreender as ferramentas 25% 38% Determinar ângulos 30% Calcular as razões 12,5% 25% Mover linhas 12,5% Entender o comando 6,25% 30%

Na movimentação dos pontos não conseguiram manter a proporção

Os professores escolheram as atividades que se adequavam ao conteúdo que estavam trabalhando. Sendo assim as dificuldades apresentadas na tabela foram analisadas de uma maneira geral.

Somente a professora Cássia do CE-126- Itapetininga, escolheu atividades envolvendo construção de ângulos, conforme dificuldades apresentadas na tabela.

Os alunos da pesquisadora, CE-123-Sorocaba, desenvolveram as atividades juntamente com a mesma, somente 25% deles, tiveram dificuldade em compreender as ferramentas.

De um modo geral, todos conseguiram atingir as expectativas, com o intermédio do professor, construindo passo a passo a atividade, retomando o comando quando necessário.

5.5.

Devolutiva da Rede SESI-SP de Ensino

As atividades elaboradas pela pesquisadora foram enviadas para os Analistas Educacionais na Divisão de Educação e Cultura, Gerência de Educação Básica, da Rede SESI- SP de Ensino, para serem analisadas e para que os mesmos verificassem se o material elaborado estava de acordo com Referencial Curricular da rede e se realmente contribuiriam para o auxiliar os professores no ensino e aprendizagem dos seus alunos.

Os analistas enviaram um parecer (Anexo F), onde relatam que foi feita uma análise do material, e que o material vai ao encontro do Referencial Curricular e que o uso de recursos diversos e tecnologias de ensino é algo desejado a proposta educacional. Fizeram uma análise mais específica das atividades em relação ao material didático da rede, e concluíram que o material elaborado está integrado ao material didático e que os temas não foram aleatórios, e que seu uso facilita a sua inserção no plano de trabalho docente, enriquecendo a prática do professor em sala de aula. Puderam constatar, realizando algumas atividades, que o material é um bom instrumento para visualização e validação das propriedades. Verificaram que os procedimentos metodológicos estão presentes nas atividades, e que estão aptos para a faixa etária proposta.

Documentos relacionados