• Nenhum resultado encontrado

prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Vamos esquematizar:

Zé Curioso: “Professor, como faço para definir se determinada conta deve ser apresentada no Ativo Circulante ou

no Ativo Não Circulante? E os subgrupos, o que é classificado em cada um deles”? Vamos dar um pulo até o art. 179? Veja:

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

ATIVO

Circulante

Não Circulante

Realizável a Longo

Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

ATIVO

Decrescente

de liquidez

I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; V – (Revogado pela Lei nº 11.941, de 2009)

VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

Neste momento eu não quero que você se desespere com todos estes conceitos. Não vamos discutir hoje o que, exatamente, deve ser classificado em cada subgrupo, ok? Apenas estamos “conhecendo o gramado”, tendo uma ideia inicial! Ao longo do curso analisaremos todos estes aspectos com calma...

Vamos analisar cada um destes subgrupos. Mas antes, mais uma bateria de exercícios!

(Quadrix – Técnico – CRQ/SP – 2018) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

( ) CERTO ( ) ERRADO RESOLUÇÃO:

Segundo a Lei n° 6.404/76 no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

Assim, correta a assertiva. GABARITO: C

(UECE – Auditor de Controle Interno – Sobral/CE – 2018) De acordo com a Lei nº 6.404/76, as contas do ativo devem ser classificadas em ordem

a) crescente do grau de exigibilidade. b) decrescente do grau de liquidez.

c) crescente do grau de relevância para a entidade. d) decrescente dos valores por elas apresentados.

RESOLUÇÃO:

Segundo o art. 178, § 1°, da Lei n° 6.404/76, no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

Assim, correta a alternativa B. GABARITO: B

(CFC – Exame de Suficiência – Bacharelado – 2019) A Lei nº 6.404/76, apresenta a ordem de classificação das contas do ativo:

“Art. 178 [...]

§ 1º “no ativo, as contas serão classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez”. Essa afirmativa acarreta no fato da(s):

A) Contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal será classificada como Reserva de Capital.

B) Contas de Ativo Circulante serem apresentadas antes das contas que informam o Ativo Não Circulante – Imobilizado pertencente à companhia.

C) Participações Permanentes em outras sociedades e os Direitos de qualquer natureza serem classificados no Ativo Não Circulante – Ativo Intangível.

D) Ações em Tesouraria deverão ser destacadas no Balanço Patrimonial como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

RESOLUÇÃO:

Segundo o art. 178, § 1°, da Lei n° 6.404/76, no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

Isso significa que as contas mais líquidas são apresentadas primeiro no Balanço Patrimonial. Consequentemente, os contas do Ativo Circulante são apresentadas antes das contas do Ativo Não Circulante.

Assim, correta a alternativa B. GABARITO: B

(VUNESP – Contador – Transerp/SP – 2019) No Balanço Patrimonial os elementos ativos serão apresentados em ordem decrescente de grau de liquidez, de acordo com a seguinte alternativa:

A) ativo circulante, realizável a longo prazo, intangíveis e estoques. B) ativo circulante, investimentos e o diferido.

C) ativo não circulante, realizável a longo prazo e imobilizados. D) ativo não circulante, investimentos, diferido e intangível.

E) ativo circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. RESOLUÇÃO:

O Ativo é separado em dois grupos: Circulante e Não Circulante. Este, por sua vez, é subdividido em quatro subgrupos, a saber: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Vamos esquematizar:

Assim, correta a alternativa E. GABARITO: E

(Quadrix – Auditor de Controladoria – Pref. Jataí/GO – 2019) No ativo, as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. Ele se subdivide em ativo circulante a ativo não circulante. Compõem o ativo não circulante o(s)

A) ativo realizável a longo prazo, os investimentos, os estoques e as reservas de capital. B) ativo realizável a longo prazo, os estoques, o ativo imobilizado e as reservas de lucros. C) investimentos, o ativo imobilizado, o ativo intangível e as reservas de capital.

D) ativo realizável a longo prazo, os investimentos, o ativo imobilizado e o ativo intangível. E) ativo imobilizado, o ativo intangível, os estoques e as reservas de capital.

RESOLUÇÃO:

O Ativo é separado em dois grupos: Circulante e Não Circulante. Este, por sua vez, é subdividido em quatro subgrupos, a saber: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Vamos esquematizar:

GABARITO: D

(FEPESE – ISS Criciúma/SC – 2017) Analise o texto abaixo:

“As contas do Balanço Patrimonial devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.”

Sobre as contas, grupos de contas e classes de contas do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei 6.404, de 15 dezembro de 1976, e suas alterações vigentes.

a) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante e ativo não circulante.

b) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante; ativo realizável a longo prazo; ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

c) Em investimentos, são registradas as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.

d) No ativo realizável a longo prazo, são registrados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.

e) No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos: passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e lucros acumulados.

RESOLUÇÃO:

a) Correta. Conforme verificamos, no ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante e ativo não circulante.

b) Incorreta. Conforme verificado o Ativo é dividido em Circulante e Não Circulante, cujos subgrupos são Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

c) Incorreta. Em investimentos, são registradas as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa

d) Incorreta. No ativo realizável a longo prazo, são registrados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia

e) Incorreta. No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos: passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

GABARITO: A

(FUNRIO – Analista Legislativo – CM SJM/RJ – 2018) O Balanço Patrimonial da empresa resumidamente expressa os seguintes valores:

Documentos relacionados