• Nenhum resultado encontrado

3 A TUTORIA EM EAD NO BRASIL\SÉCULO XXI

3.4 O Curso de Filosofia Licenciatura a Distância da UEMA e a

3.4.3 A atuação do professor tutor

Para o bom andamento e acompanhamento dos discentes, o curso de Filosofia conta com o aporte pedagógico de um professor formador (já falado anteriormente) e um professor tutor à distância por disciplina, além do auxilio do tutor presencial por polo. Ao professor da disciplina, cabe a responsabilidade de planejar, organizar, definir os materiais didáticos, definir a forma da avaliação e sua aplicação, a capacitação e funcionamento da tutoria em geral ficando sob a responsabilidade do ‘professor-tutor’ que dá o suporte pedagógico necessário ao professor para que a disciplina aconteça de acordo com o planejado.

Quanto às formas de tutoria podemos qualifica-las e distingui-las com base nas referências de Mill et al. (2007, p. 22) que considera que a tutoria:

[...] é composta pelo grupo de educadores que acompanha os alunos, presencialmente, com encontros frequentes ou esporádicos, enquanto que a [...] tutoria virtual ou tutoria a distância, é dedicada ao acompanhamento dos educandos virtualmente (a distância), por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Embora cada polo seja acompanhado por um tutor presencial, é o professor-tutor (tutor a distância) que executa a interação pedagógica com os alunos, o tutor presencial, em nosso caso, exerce uma atividade com características mais técnicas, de auxiliar o aluno no manuseio das tecnologias, nas postagens de atividades, e na realização das atividades em grupo; isso quando o aluno o procura, porque na maioria das vezes ele recorre primeiramente ao professor-tutor, uma vez que nem sempre pode ir ao polo, e a resposta que obtém por meio do desse é mais rápida e fácil, considerando esse deslocamento.

Esse fato, aliado ao entendimento de que o professor tutor é o principal referencial no processo de aprendizagem do aluno, faz com que esse se constitua como o principal responsável pela relação pedagógica com o aluno.

A ação do professor tutor a distância, como sabemos, se efetiva majoritariamente por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que, em nosso caso, é por meio da plataforma Moodle. O professor tutor a distância, no curso em questão, possui uma carga horária semanal de 10horas. Ele tem autonomia para dividir essas horas de maneira a conciliar suas atividades como professores em outras instituições, ou mesmo em outros setores, e as ações no AVA, uma vez que atua em locais independentes das instalações da UEMA. Não obstante, a coordenação do curso e de gestão dos tutores sugere que eles dediquem duas horas por dia ao AVA e que comuniquem os alunos a respeito dos horários que estão na condição de online, para que possam interagir com eles. Embora seja estabelecida a carga horária de 10

horas semanais, sabemos, nós que atuamos na coordenação de gestão de tutores, que eles as extrapolam. O tempo que passam com os alunos, computadas as horas para correção de atividades e provas, realmente é muito maior que a estabelecida por esta coordenação.

Sobre suas responsabilidades, consideramos que no contexto do nosso curso, as ações efetivamente executadas pelo professor tutor a distância não se limitam àquelas elencadas pela Capes, visto que é ele que assume a efetividade da ação pedagógica com os alunos. Sua incumbência é esclarecer todas as dúvidas relacionadas aos conteúdos da disciplina pela qual é responsável, àqueles que não tiverem condições de tirá-las devem recorrer ao professor formador. Também auxiliam os alunos na resolução de atividades, orientá-los na realização de trabalhos, instruí-los no manuseio do AVA e de outras TIC necessárias ao desenvolvimento das atividades, promover discussões e fóruns, participar dos chats com os alunos, monitora os e-mails dos alunos em relação à disciplina. Eles também são responsáveis pelas correções de atividades avaliativas a distância e presencial. Para auxiliar na realização da ação pedagógica junto aos alunos, é preciso desenvolver um minucioso trabalho em âmbito local, para isso, em nosso contexto, os professores tutores a distância exercem a tarefa de ministrar aulas presenciais in loco nos polos, relativas às disciplinas que estão sob sua tutoria. Essa ação se dá sempre que são identificadas dificuldades dos alunos quanto aos conteúdos das disciplinas. Para isso, é elaborado um plano de ação, todo orientado e monitorado pelo professor formador para que o professor tutor a distância possa realizar essa tarefa.

Esse conjunto de ações, que envolve o contato cotidiano com os alunos por meio do AVA, bem como as atividades presenciais, faz com que se estabeleça um vínculo de proximidade, ainda que na maior parte das vezes não presencial, mas frequente, entre o professor tutor e o aluno, o que gera uma relação como àquela que se estabelece entre professor e aluno em sala de aula na modalidade presencial. Nessa conjuntura, as confissões de angústia, os problemas, os anseios, as necessidades pedagógicas ou para além delas, são expostas. Assim, aquilo que ocorre com o professor em sala de aula presencial, se efetiva com o professor-tutor em sala de aula virtual, ou seja, o seu trabalho vai muito além do que suas atribuições lhe competem.

No capítulo a seguir, faremos a exposição e análise dos dados obtidos na fase empírica desta pesquisa, a saber, na aplicação de questionários aos alunos e tutores do curso de filosofia da UEMA, tabulando-os em gráficos e estabelecendo as devidas relações e implicações com a literatura analisada nos capítulos anteriores.

4 INVESTIGAÇÃO ACERCA DA PRÁTICA DA TUTORIA À DISTÂNCIA ENQUANTO MEDIAÇÃO NO CURSO DE FILOSOFIA DA UEMA

Neste capítulo, faremos a exposição e análise dos dados levantados para realização desta pesquisa, para tanto iniciaremos essa sessão dando uma ideia geral das características que consideramos necessárias para traçar o perfil profissional dos nossos entrevistados, para isso elencamos algumas questões, como: Gênero, idade, graduação, pós- graduação, atuação na educação básica, atuação na educação superior, tempo de experiência na EaD, o que fez esse profissional buscar essa profissão.

Quanto à descrição dos instrumentos utilizados, optamos pela aplicação de questionários aos professores tutores (tutores a distância) do referido curso e aos alunos já egressos do mesmo, constituindo a parte empírica da pesquisa. Quanto aos questionários podemos defini-los:

Como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc. (GIL, p.128, 1999).

O mesmo autor supracitado (p.128/129) apresenta as seguintes vantagens do questionário sobre as demais técnicas de coleta de dados: a) possibilita atingir grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica muito extensa, já que o questionário pode ser enviado pelo correio; b) implica menores gastos com pessoal, posto que o questionário não exija o treinamento dos pesquisadores; c) garante o anonimato das respostas; d) permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente; e) não expõe os pesquisadores à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado.

Da totalidade de 52 professores tutores atuando no curso, foram aplicados questionários à amosta de 16 tutores, o que corresponde a uma amostra de 30%. Quanto aos discentes, de uma totalidade de 315 alunos egressos do curso, foram aplicados questionários a 75 alunos, o que corresponde a uma amostra de 20% do total.

A amostra de tutores foi selecionada de forma aleatória, de acordo com sorteio realizado ao acaso de um conjunto constituído pelos 52 no total, dos quais foram sorteados 20 professores tutores e 16 dos mesmos enviaram o questionário respondido dentro do prazo máximo solicitado. Quanto aos alunos, o critério adotado para a sua escolha foi a ordem

alfabética das inicias de seus nomes. Foram escolhidos 100 alunos, dos quais 75 aceitaram participar da pesquisa enviando o questionário respondido dentro do prazo máximo solicitado.