• Nenhum resultado encontrado

Atualizações dos frameworks na atualidade

No documento FRAMEWORKS PARA O DESENVOLVIMENTO WEB (páginas 77-81)

8. COMPARAÇÃO JSF X TAPESTRY

8.7 Atualizações dos frameworks na atualidade

Outro fator importante para ser feita uma boa escolha de um framework a ser utilizado no desenvolvimento de uma aplicação, é levar em conta se o framework possui constantes atualizações e manutenções atualmente, pois possuindo, sempre surgirá uma solução mais moderna e novas técnicas para a utilização do framework, fazendo com que o mesmo se adapte às exigências do mercado atual.

Se uma aplicação grande é desenvolvida com um framework que não é mais atualizado pela empresa que o desenvolveu, quando a aplicação necessitar novos recursos exigidos atualmente, terá que ser desenvolvida uma implementação para o framework realizar a nova tarefa exigida, o que pode ser um trabalho que leve grande tempo para realizar e que necessitará de bons casos de teste para a nova implementação, sendo que se esta implementação fosse feita e homologada pela empresa responsável pelo framework, certamente os testes já teriam sido realizados e a solução pronta poderia até tratar determinados erros que seriam encontrados futuramente e que necessitaria uma nova manutenção na implementação realizada.

Portanto, é muito importante uma profunda análise do framework que será utilizado em uma aplicação, verificando se o mesmo possuirá constantes atualizações pela empresa responsável por mantê-lo, tendo em vista que depois que uma grande aplicação foi desenvolvida utilizando um framework, se torna inviável migrar a aplicação para um

framework mais moderno, pois isto levaria muito tempo e ainda corre-se o risco de alterar por

engano uma lógica de negócio, tornando esta errada e afetando diretamente a funcionalidade da aplicação.

Neste ponto, os dois frameworks estão no mesmo nível, nenhum levando vantagem sobre o outro, pois as empresas que os mantêm, continuam realizando manutenções e correções, sendo que ambos os frameworks são open source, portanto conta ainda com a colaboração da comunidade que utiliza os frameworks, que é um ponto que favorece muito, pois dia a dia problemas e melhores soluções são encontradas pelos desenvolvedores que utilizam os frameworks, e como os frameworks são open source, o desenvolvedor pode verificar o código-fonte para realizar determinadas melhorias e posteriormente estas serem disponibilizadas para uma próxima versão ou patch do framework.

9. CONCLUSÕES

O trabalho foi focado no estudo de frameworks baseados em componentes para o desenvolvimento web.

Foram desenvolvidos dois protótipos de aplicações web com a mesma funcionalidade, um utilizando o framework JSF e outro utilizando o framework Tapestry. Com o desenvolvimento destes protótipos, foram tiradas conclusões práticas e foi realizado um estudo comparativo entre os dois frameworks utilizados, apontando quais às vantagens e desvantagens encontradas no desenvolvimento e nas pesquisas e quais recursos podem ser utilizados em um framework que não podem ser utilizados no outro ou que possui determinadas limitações.

No estudo comparativo que foi feito entre os frameworks utilizados, foram apontados os seguintes fatores:

• Praticidade em sua utilização no desenvolvimento;

• Complexidade do ambiente necessário para a utilização do framework; • Quantidade de componentes nativos disponíveis para utilização;

• Quantidade de componentes de terceiros disponíveis para o framework; • Ferramentas disponíveis para a utilização do framework;

• Utilização do framework no mercado atual; • Se o framework possui constantes atualizações.

Através da análise dos fatores citados, chega-se a conclusão de que um framework não é melhor que o outro no geral e sim em pontos específicos, portanto para ser feita a seleção do

framework ideal é necessário analisar todo o contexto onde o framework será utilizado,

levando em consideração o tamanho da aplicação que será desenvolvida, a disponibilidade de

hardware, a relevância de construção de componentes, entre outros fatores que englobam o

ambiente em que o framework será utilizado.

Mesmo utilizando apenas estes dois frameworks no trabalho (JSF e Tapestry), pode-se obter algumas técnicas utilizadas em outros frameworks para o desenvolvimento de aplicações

web e conseqüentemente obter um maior conhecimento neste paradigma de programação de

aplicações web que envolve muitos recursos, não se limitando somente em uma linguagem, mas sim em vários fatores, como por exemplo, o ambiente necessário para que uma aplicação

web possa ser executada corretamente e a tecnologia que será utilizada.

Portanto com a parte prática do trabalho, o desenvolvimento dos protótipos e o estudo comparativo entre os frameworks, foi possível obter ou aperfeiçoar algumas técnicas de desenvolvimento e de modelagem no que se diz respeito a aplicações web e entender melhor como funciona o processo de desenvolvimento desta área que está crescendo e já tem uma grande importância nos dias de hoje.

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASF (The Apache Software Foundation). Tapestry. Disponível em: http://tapestry.apache.org/. Acesso em: 10 Jun. 2007a.

______. Apache Tomcat. Disponível em: http://tomcat.apache.org/. Acesso em: 17 Jun. 2007b.

______. The Apache MyFaces Project. Disponível em: http://myfaces.apache.org/. Acesso em: 03 Ago. 2007c.

______. Creating Tapestry components. Disponível em:

http://tapestry.apache.org/tapestry4/UsersGuide/components.html. Acesso em: 09 Set. 2007d.

BALL, Jennifer et al. The Java EE 5 Tutorial. Santa Clara: Sun Microsystems, 2006.

BAYEUX. Tapestry Bayeux. Disponível em: http://tapestry-bayeux.sourceforge.net/. Acesso em: 01 Out. 2007.

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: Como Programar. Prentice-Hall, 2005.

ECLIPSE (The Eclipse Foundation). Eclipse. Disponível em: http://www.eclipse.org/org/. Acesso em: 18 Set. 2007.

GOOGLE. Google Trends. Disponível em: http://www.google.com/trends. Acesso em: 08 Out. 2007.

HIBERNATE. Hibernate. Disponível em: http://www.hibernate.org/. Acesso em: 11 Nov. 2007.

HIGHTOWER, Richard. JSF for nonbelievers: JSF component development. Disponível em: http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-jsf4/. Acesso em: 07 Nov. 2007. JANDL JR, Peter. Java – Guia do Programador. São Paulo: Novatec, 2007.

JAVA.NET (The Source for Java Technology Collaboration). nbtapestrysupport. Disponível em: https://nbtapestrysupport.dev.java.net/. Acesso em: 07 Out. 2007.

LIEBERMAN, B. A. Applying an analytical framework. Disponível em:

http://www.ibm.com/developerworks/library/ar-anframe/. Acesso em: 08 Jun. 2007. MARTINS, D. F. Molhando os pés com Tapestry, parte 2. Disponível em:

http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=190. Acesso em: 08 Jun. 2007. MANN, K. D. Java Server Faces In Action. Greenwich: Manning, 2005.

NETBEANS. Introduction to the JSF Framework. Disponível em:

http://www.netbeans.org/kb/articles/jAstrologer-intro.html. Acesso em: 30 Mai. 2007a. ______. NetBeans Visual Web Pack. Disponível em:

http://www.netbeans.org/products/visualweb/. Acesso em: 01 Out. 2007b. ORACLE. Oracle ADF Faces Components. Disponível em:

http://www.oracle.com/technology/products/adf/adffaces/index.html. Acesso em: 01 Out. 2007.

SCHALK, Chris. Building Cutom Java Server Face UI Components. Disponível em: http://www.theserverside.com/tt/articles/article.tss?l=BuildingCustomJSF. Acesso em: 07 Nov. 2007.

SDN (Sun Developer Network). Java Studio Creator at a Glance. Disponível em: http://developers.sun.com/jscreator/. Acesso em: 06 Out. 2007.

SHIP, H. M. L. Tapestry In Action. Greenwich: Manning, 2004. SUN (Sun Microsystems). The Java EE 5 Tutorial. Disponível em: http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/. Acesso em: 10 Jun. 2007a. ______. JavaServer Faces Technology. Disponível em:

http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/. Acesso em: 17 Jun. 2007b. TASSEL. Tapestry Searchable Selection of Components. Disponível em: http://www.tapestrycomponents.org/Tassel/app. Acesso em: 01 Out. 2007.

No documento FRAMEWORKS PARA O DESENVOLVIMENTO WEB (páginas 77-81)

Documentos relacionados