• Nenhum resultado encontrado

4. CASO DE ESTUDO

4.2 Cumprimento de parâmetros da check-list

4.2.1 Auditorias 5S-SA

A aplicação de conceitos do 5S, explicitados no capítulo 2.4 e fazendo parte do ponto SGI 13 da check-list, é verificada com uma regularidade definida, de dois em dois meses, por auditoria de forma a confirmar a sua aplicabilidade e determinar quais os locais a melhorar e em que melhorar. Estas auditorias servem também para reforçar a todos os trabalhadores e em todos os departamentos a necessidade de padrões de qualidade, neste caso encontrando-se relacionados com a organização, arrumação e condições de higiene dos espaços de trabalho (Michalska & Szewieczek, 2007).

Uma particularidade destas auditorias, no contexto da JMF, é o facto de se ter optado por relacionar a mesma com a segurança alimentar, verificando desta forma não só a higiene dos

42

espaços no ponto de vista organizacional como também no ponto de vista de segurança do produto. Apurando ainda a conformidade com alguns dos pré-requisitos descritos no programa de pré- requisitos (PPR) da empresa, como por exemplo, a utilização dos uniformes e equipamentos de proteção individual, pelos operadores das áreas de produção e laboratório.

Durante o período de estágio a check-list 5S-SA foi ainda alinhada com o referencial BRC de modo a possibilitar que esta auditoria interna passasse a cumprir também as auditorias exigidas pelo referencial permitindo desta forma cumprir um novo ponto do BRC e simplificar os processos de auditoria ao sistema.

Estas auditorias são realizadas por colaboradores dos vários departamentos sendo que a equipa auditora de um determinado departamento não pode auditar o seu próprio departamento, permitindo desta forma envolver toda a organização sem se obter resultados falaciosos.

As auditorias 5S-SA são realizadas com base numa check-list própria, exemplificada nas figuras 4.5 e 4.6. Para simplificar o processo de auditoria e porque nem todos os pontos da check-list podem ser verificados em todas as áreas o modelo exposto foi adaptado para cada área passando desta forma a incluir apenas os pontos que podem ser verificados em cada área.

43 Figura 4.5 - Modelo geral da check-list 5S-SA – página 1

44

45 Como resultado das auditorias 5S-SA, é atribuída uma nota ao departamento sendo da melhor para a pior representadas com: garrafa de espumante e garrafa cheia, garrafas cheia, meia garrafa e garrafa vazia. Os resultados são ainda afixados na zona de passagem comum a todos os trabalhadores bem como na entrada de cada sector auditado de forma a aumentar a competitividade construtiva entre os vários departamentos proporcionando desta forma uma maior produtividade e eficiência do sistema 5S.

No período de estágio foi possível assistir e contemplar os resultados de três auditorias 5S- SA tendo sido verificado que os departamentos que alcançavam uma nota inferior, meia garrafa, na auditoria redobravam os seus esforços para conseguir na seguinte retomar a classificação de garrafa cheia. Foi verificado ainda, em contacto com os vários departamentos, que o sistema de garrafas, bem como o aplicação de garrafa espumante como forma de vangloriar um departamento pelos seus esforços, onde neste galardão a secção é considerada um exemplo máximo de aplicação de 5S-SA, tem um efeito positivo no empenho dos trabalhadores tendo sido verificado, em altura do afixar de resultados, um interesse por todos os trabalhadores dos respetivos departamentos, quer em saber o resultado geral quer em saber os motivos de tal resultado, ou seja, as possíveis oportunidades de melhoria do mesmo.

Mesmo sendo os resultados, na sua maioria, garrafas cheias, é importante denotar que ainda existe sempre espaço para melhorias no que diz respeito à aplicação de 5S-SA, daí ser importante a continuidade e a prevalência destas auditorias na planificação do SGQSA garantindo assim o cumprimento do shitsuke e também o aumento da produtividade a que esta ferramenta de organização leva (Kaizen, 2015; Kobayashi et al., 2008; Prates, 2013).

Em geral, foi verificado que o método de auditorias 5S-SA e de resultados possui um efeito positivo nos trabalhadores não tendo sido verificadas necessidades de alteração do mesmo e verificando-se ainda que a realização das mesmas de 2 em 2 meses se encontra adequada mas, como os resultados das mesma se têm mantido constantes ao longo dos últimos anos, é possível que estas possam ser realizadas com periodicidade inferior, como por exemplo, trimestralmente, diminuindo desta forma a carga de todos os sectores.

4.2.1.1 Aplicação dos resultados da 5S-SA

Aquando da realização das auditorias 5S-SA, são determinadas várias oportunidades de melhoria onde muitas vezes é verificada a necessidade de substituir ou criar novas etiquetas com o objetivo de permitir uma melhor identificação do material, dos locais onde este deve ser armazenado ou de locais específicos dentro do perímetro da empresa, representando isto o cumprimento do seiton (Michalska & Szewieczek, 2007; Lista, 2016). Alguns destes parâmetros são ainda verificados entre auditorias pelos diversos departamentos sendo que quando são detetadas necessidades de substituição de materiais ou de etiquetas dos mesmos, estas têm que ser aplicadas nos locais.

Como tal, durante o período de estágio foram elaboradas diversas etiquetas, algumas de raiz enquanto outras foram adaptadas ou apenas impressas, de modo a poder proceder à sua substituição.

46

A etiquetagem do material, bem como de avisos para relembrar determinadas informações como localizações, o impedimento de utilização ou as instruções de trabalho, permite uma maior organização da empresa, facilitando e melhorando a eficiência e produtividade dos sectores. Na figura 4.7 encontram-se representados exemplos de etiquetas que foram criadas para satisfazer alguns dos pontos inumerados.

A utilização de etiquetas permite ainda aos novos colaboradores compreenderem melhor onde as coisas estão localizadas e/ou a possibilidade ou impossibilidade de realizar determinadas ações, acabando por facilitar o seu processo de integração no espaço que os rodeia.

Figura 4.7 - Exemplos de algumas das etiquetas desenvolvidas

4.2.2 Simulacro de Segurança: Presença de Pessoas Estranhas ao Serviço