• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III- PLANIFICAÇÃO E LECIONAÇÃO DA UNIDADE LETIVA “ A

3. Proposta de planificação e descrição da Unidade Letiva

3.3. Aula 3 – A comunidade dos crentes em Jesus Cristo O símbolo do cristianismo

Metas de aprendizagem Objetivos a atingir Conteúdos a desenvolver SUMÁRIO: A comunidade dos crentes em Jesus Cristo.

O símbolo do cristianismo. C. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa.

3. Perceber que os cristãos encontram Deus na comunidade

 A Igreja é:

- a assembleia de crentes, reunida e convocada por Deus;

- a família de Deus (universal e local)

Figura 5 – Metas, Objetivos e Conteúdos (extraídos grelha planificação aula nº3)

A aula inicia com o acolhimento, onde a professora pede aos alunos que retirem de cima das mesas a caixa com o material escolar de modo que estas fiquem desocupadas; segue

164 Ver Documento V – Ficha de Trabalho. 165 Ver Documento VI – Planificação aula nº3.

58 com o registo do sumário no quadro. Convida um aluno novo para distribuir os rolos identificativos.

Faz uma retrospetiva da aula anterior, retoma a canção “Fazer comunidade” convida os alunos a fazer de novos os gestos criados para em seguida todos cantarem acompanhando com os gestos.

A professora, provoca o diálogo com os alunos para recuperar as palavras comunidade (como a mais importante da canção), casa, grupo e assembleia; dá ênfase à Igreja como assembleia de crentes.

É lançado o desafio da descoberta do símbolo do cristianismo, por isso a professora entrega a cada aluno, e aos colegas estagiários que também convida a participar na dinâmica, uma folha de papel do tamanho A4 de diversas cores. Antes de iniciar toda a dinâmica pede que sigam com muita atenção todos os passos que a professora concretiza, qualquer dificuldade que tenham peçam ajuda à mesma, e que não coloquem no lixo qualquer sobra de papel pois este irá ser recolhido para utilização posterior e assim estão a cuidar da casa comum de todos.

Inicia a dinâmica explicando que cada folha representa uma pessoa e que as cores diferentes se devem ao facto de as pessoas serem todas diferentes; então como pessoas por vezes há dificuldades que surgem e por isso se fazem alguns sacrifícios e como sinal desses sacrifícios convida os alunos a dobrarem a folha ao meio, mas continua explicando que apesar de pessoas diferentes também temos algumas coisas em comum; nesta altura a professora começa a dobrar a folha e constrói um chapéu. Explica que nada melhor que um chapéu para demonstrar o que há em comum nas pessoas pois este simboliza festa, reunião de pessoas, e numa festa normalmente estão pessoas que têm algo em comum. Interroga depois os alunos se conhecem outras palavras relacionadas com as palavras comum e festa, com o intuito de os alunos mencionarem a palavra Igreja e comunidade, uma vez referidas, constrói novamente um chapéu e explica que também em Igreja se faz festa e se vive em comunidade. Conforme vai dobrando o chapéu, a professora questiona os alunos sobre o significado da palavra comunidade e o que significa viver em comunidade, uma vez que já foi afirmado que em Igreja se vive em comunidade; descobrem que construíram um barco.

Com o barco já construído, é explicado que um barco simboliza viagem, que se pode fazer caminho, que este representa a caminhada na e da Igreja. De seguida, a professora, convida a pensarem em três coisas negativas que podem afetar a viagem na e da Igreja e pede que cortem essas três coisas que pensaram. Após cortarem as pontas e a proa do barco, pede que abram e descobrem uma camisola que simboliza que em Igreja todos vestem/devem vestir a mesma camisola; prossegue o diálogo focando a importância de a Igreja ser uma assembleia

59 de crentes que vive em comunidade mas deve estar unida e que existe. Ao mesmo tempo que abre a camisola e se descobre a cruz explica que a mesma é o símbolo do Cristianismo.

Após a dinâmica, a professora pede ao aluno que guarde os rolos identificativos, despede-se dos alunos e solicita que saiam em ordem da sala de aula.

3.4. Aula 4 – A vida do dia a dia dos cristãos 166

Metas de aprendizagem Objetivos a atingir Conteúdos a desenvolver SUMÁRIO: A vida do dia a dia dos cristãos.

D. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa.

E. Identificar o núcleo central do cristianismo e do catolicismo

4. Perceber que os cristãos encontram Deus na comunidade 5. Descobrir a fé das comunidades cristãs.  A Igreja é:

- a assembleia de crentes, reunida e convocada por Deus;

- a família de Deus (universal e local)  As comunidades dos cristãos vivem a fé através de:

- celebrações comunitárias - testemunho e anúncio - prática da caridade

- comunhão entre os seus membros.

Figura 6 – Metas, Objetivos e Conteúdos (extraídos grelha planificação aula nº4)

A professora inicia a aula com o acolhimento, onde relembra as regras da sala de aula nomeadamente a participação, responsabilidade e a questão da caixa de materiais que está colocada em cima das mesas, de seguida faz o registo do sumário no quadro. Convida um novo aluno para distribuir os rolos identificativos.

Convida os alunos para um jogo de descontração denominado “Eu vi um leão” onde os alunos todos de pé seguem os gestos, as questões e as ordens da professora que comanda o jogo; no fim do mesmo pede aos alunos que se sentem nos seus lugares. Inicia uma retrospetiva da aula anterior incidindo na dinâmica da descoberta da Cruz – o símbolo do cristianismo. Solicita silêncio e lê a história “Aos domingos”, 167 refere que a autora da

história é a jornalista e escritora Alice Vieira, que também escreve histórias infantis e únicas, como é o caso desta. Pergunta aos alunos de que fala a história e o que acharam mais importante na mesma.

166 Ver Documento VII – Planificação aula nº4.

167 Cf. Ana Maria Landeiro et al., O Grão de Trigo - Manual do Aluno – Educação Moral e Religiosa Católica –

3ºano, ed. Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (Moscavide: Gráfica Almondina, 2010), 133- 135.

60 Posteriormente, distribui uma folha branca tamanho A4168 e pede aos alunos que façam um desenho livre sobre a mensagem apreendida por cada um.

Para finalizar apresenta um vídeo, https://www.powtoon.com/my-powtoons/#/, elaborado para o efeito, com a síntese da aula; pede ao aluno que recolha os rolos identificativos, despede-se dos alunos e solicita a saída de forma ordenada.

168 Ver Documento VIII – Ficha de Trabalho.

Figura 7 - Slide extraído do vídeo Figura 8 - Slide extraído do vídeo

61