• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II Desenvolvimento e Avaliação da Intervenção

2.1. Aula diagnóstica

De forma a dar cumprimento ao primeiro objetivo do projeto de intervenção - analisar as representações e motivações dos alunos relativamente ao uso de documentos audiovisuais para a aprendizagem da língua -, realizou-se uma aula de avaliação diagnóstica de modo a perceber que visão os alunos tinham do uso de documentos audiovisuais na aula e se estes e as atividades decorrentes deles poderiam potenciar a aprendizagem da língua e levar ao desenvolvimento da competência comunicativa.

Esta avaliação diagnóstica consistiu na análise das reações dos alunos ao uso de documentos audiovisuais na aula, da sua competência a nível da compreensão audiovisual e da expressão escrita, das estratégias que utilizavam para descodificar as mensagens veiculadas pelo anúncio publicitário apresentado – Fábrica de Sueños - relativo à temática “Navidades”. Neste anúncio publicitário da lotaria de Natal vemos crianças que, durante a noite, saem de suas casas para recolher os sonhos dos adultos com umas máquinas para depois os depositarem numa tômbola gigante e sortear o premiado de modo a concretizar os sonhos da pessoa selecionada ao acaso.

O anúncio publicitário foi utilizado com a função motivadora, no sentido de, não só provocar nos alunos determinadas reações e emoções, estimular a sua participação e interação, como também sensibilizá-los para a temática em estudo. Foram desenhadas tarefas possibilitadoras para ativar os conhecimentos prévios dos alunos e fornecer-lhes mais informações relativamente à forma como se celebra a época natalícia em Espanha, de forma a conduzi-los a uma reflexão e comparação entre a sua própria cultura e a espanhola. A tarefa final, à semelhança do que acontecia no vídeo, consistia em escrever um sonho que gostariam que se concretizasse no novo ano para colocar numa caixa de recolha de sonhos das pessoas. Esta atividade de pós-visionamento surge como complemento e extensão do próprio vídeo apresentado na aula, pois decorre diretamente do trabalho realizado aquando da sua exploração.

As atividades que antecederam o visionamento do anúncio tiveram como objetivos mobilizar conhecimentos relativos aos costumes e tradições natalícias e criar a oportunidade de estabelecer comparações entre as duas culturas através da enumeração de semelhanças e diferenças entre elas de modo a desenvolver a sensibilidade e abertura cultural e sociocultural dos alunos.

49

A metodologia adotada na exploração deste vídeo baseou-se no esquema de pré- visualização, visualização e pós-visualização, Assim sendo, foi mostrado apenas um fotograma do anúncio com a imagem congelada para que os alunos pudessem fazer deduções e formular hipóteses sobre o assunto do mesmo.

Foi-lhes mostrada a imagem inicial do vídeo no qual aparecia uma criança a fechar uma porta e pediu-se-lhes que descrevessem a personagem, o local onde se encontravae o que estaria a fazer, que apontassem razões para esse comportamento, que identificassem a relação existente entre o tema que tínhamos estado a trabalhar e o conteúdo do vídeo, o tipo de documento audiovisual e o seu objetivo.

Os alunos mostraram-se bastante participativos (recorrendo muitas vezes à língua materna para dar o seu contributo) e demonstraram ser bastante perspicazes nas inferências e deduções que fizeram. Depois deste momento, que visava situar os alunos e propor algumas sugestões sobre o conteúdo do anúncio, o vídeo foi visualizado com pausas estratégicas e os alunos foram questionados sobre alguns aspetos do vídeo para possibilitar novas deduções que iam sendo comprovadas à medida que o vídeo ia sendo exibido. Através de questões como: ¿Qué están

haciendo los niños?; ¿Dónde van solos por la noche?; ¿por qué se separan y siguen caminos diferentes?; ¿por qué son los niños que recogen los sueños y no los adultos?; os alunos fizeram

suposições que permitiram inferir o conteúdo do vídeo.

50

Outro aspeto a salientar foi o facto de os alunos terem mobilizado informações fornecidas nesta aula para as hipóteses que apontaram. Os alunos corresponderam bem e como esperado, pois desejava-se que fossem capazes de transferir conhecimentos sobre os costumes natalícios para inferir e interpretar a mensagem veiculada pelo anúncio, descodificar e comprovar as hipóteses apontadas, através da pedagogia da descoberta e, na grande maioria, conseguiram fazê-lo. Seguiu-se um pequeno debate e troca de ideias sobre o tipo de vídeo, o seu conteúdo, o

slogan “Si sueñas, loterías”, o seu significado e o objetivo do jogo de palavras presente no

mesmo.

Como tarefa final e atividade de pós-visualização, foi proposto aos alunos que escrevessem os seus próprios sonhos (esta atividade foi feita anonimamente para não criar constrangimentos nem inibições nos alunos) num cartão que iria ser recolhido numa caixa, à imagem do que acontecia no vídeo, para depois serem partilhados com o grupo.

A partir destas atividades foi possível verificar que os alunos revelavam algumas dificuldades na expressão oral, principalmente pela falta de vocabulário, e que este aspeto determinava a sua participação na aula. Embora tivessem participado bastante, os alunos tiveram de ser, na maioria das vezes, solicitados para o fazer e só o faziam espontaneamente em tarefas que não exigiam um maior domínio da língua como descrições ou justificações. No que diz respeito à tarefa de expressão escrita verificou-se algumas carências a nível do vocabulário e da ortografia, mas a nível da estrutura frásica e do uso dos conteúdos gramaticais, estes demonstraram ter um maior domínio.

Os resultados desta aula diagnóstica permitiram reforçar a importância de uma metodologia estruturada na exploração dos documentos audiovisuais, contemplando as fases de pré-visualização, visualização e pós-visualização. Por outro lado percebeu-se a necessidade de desenhar atividades que promovessem a expressão e interação oral, visto que foram as atividades de língua em que os alunos demonstraram mais dificuldades e fragilidades. Não se pretendeu contudo negligenciar ou pôr de parte todas as outras atividades de língua (compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão e interação escrita), uma vez que o objetivo principal deste projeto de intervenção era desenvolver a competência comunicativa e a aprendizagem da língua espanhola de forma global (quer oral, quer escrita) através do uso dos documentos audiovisuais.

51