• Nenhum resultado encontrado

AUTORAS E AUTORES

No documento ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS (páginas 115-119)

Alessandra A. Viveiro (org.)

Possui Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atualmente, é docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (Unesp/Unicamp) e do Grupo Formar-Ciências (Unicamp). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

E-mail:alessandraviveiro@gmail.com

Iône Inês Pinsson Slongo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado em Educação/Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Educação pela UFSC. É Professora Associada I da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Docente Permanente do Programa de Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Formação de Professores: conhecimentos e práticas educacionais. Atuou como Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID-UFFS no período de 2014 a 2018 e Diretora de Pós-Graduação da UFFS no período de 2018-2019. Líder do grupo de pesquisa Educação matemática, científica e tecnológica. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação em Ciências na Educação Básica, Formação de professores, Epistemologia de Fleck e Pesquisas do estado do conhecimento nas áreas de Educação e Ensino de Ciências.

E-mail: ione.slongo@uffs.edu.br

Jorge Megid Neto (org.)

Possui Licenciatura em Física, mestrado em Educação/Ensino de Física e doutorado em Educação/Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor de Física do Ensino Médio entre 1979 e 1995. Desde 1996 é professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase no campo da Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências para crianças e jovens, pesquisas do estado da arte, formação inicial e continuada de professores, avaliação de materiais didáticos. Exerceu vários cargos de gestão acadêmica na FE/Unicamp: Diretor associado 2000-2004; Diretor 2004-2008; Coordenador de Extensão 2011-2013; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática 2010-2013. Integra o Grupo de Pesquisa Formar-Ciências desde 1997, tendo sido seu coordenador em 2000-2001 e 2008-2017.

Kely Cristina Enisweler

Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista CAPES (2016/2017). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática. Atualmente, é doutoranda em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Horta escolar e Formação do professor Pedagogo.

E-mail: kelyenisweler@hotmail.com

Leonir Lorenzetti

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

E-mail:leonirlorenzetti22@gmail.com

Maria Cristina de Senzi Zancul

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Realizou estágio de pós- doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora aposentada do Departamento de Ciências da Educação e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/Unesp). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (Unesp/Unicamp). Foi colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, ensino de ciências e de física e educação ambiental. Tem realizado, também, estudos relacionados ao patrimônio educativo, focalizando objetos antigos para o ensino de ciências e de física.

Natalina Aparecida Laguna Sicca

Possui Licenciatura em Química e em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) onde desenvolveu pesquisas na área de ensino de ciências especialmente voltadas para formação de professores de química. Atualmente é professora/pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda, na linha de pesquisa: Currículo, cultura e práticas escolares. Líder do grupo de pesquisa Currículo, História e Poder. Participou da elaboração de material didático do Programa Proformação, PROJOVEM e PROJOVEM URBANO. Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo pesquisas nas sub-áreas de: currículo, formação de professores, ensino de ciências e ensino de química. Coordenou vários programas voltados para a formação continuada de professores.

E-mail:nalsicca@yahoo.com.br

Patrícia E. C. Chipoletti-Esteves

Possui Licenciatura em Ciências, graduação em Ciências Biológicas e especialização em Biologia Molecular pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestrado em Ciências pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp. Atualmente, é professora da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, Professora Colaboradora do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp.

E-mail:patricia-chipoletti@uol.com.br

Pedro Wagner Gonçalves

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Livre Docente pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2011). Pesquisa a área interdisciplinar que cruza Ensino de Geologia, História da Ciência e Formação de Professores. Tópicos principais de Pesquisa: James Hutton (1726-1797), formação continuada de professores e Ciência, tecnologia e Sociedade. Defende que o conhecimento geológico é parte relevante da alfabetização científica para formar cidadãos na sociedade tecnológica. Atualmente é professor do Instituto de Geociências da Unicamp.

E-mail:pedrog@ige.unicamp.br

Rubiana do Nascimento Souza

Licenciada em Pedagogia com ênfase em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão da Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Foi bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT/UFFS), nos projetos de pesquisa "Educação em Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com a produção acadêmica" (2015/2016) e "Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o que diz a produção acadêmica nacional?" (2013/2014). Atuou como Professora do Ensino Fundamental I - Ênfase para Alfabetização e Letramento entre 2017 e 2020.

Vilmar Malacarne

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu (PPGE e PPGECEM). Tem

experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ética, ciência e religião. É coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (NUPECIM).

E-mail:vilmar.malacarne@unioeste.br

Edições Hipótese by Cazulo © 2020

No documento ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS (páginas 115-119)