• Nenhum resultado encontrado

3 ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS UNIDOS DO

3.3 CONTROLE DE QUALIDADE DOS MATERIAIS NA ASSOCIAÇÃO DE

3.4.2 Autoridade, responsabilidade

As atividades da associação estão divididas em duas etapas a primeira consiste em cumprir os objetivos da SMMA (recepcionar e triar) e a segunda consiste na comercialização

e venda dos materiais pesados e prensados. Fayol expõe que na administração de uma empresa devem existir funções específicas com responsáveis no comando. Todavia, em Assembleia Geral, foram propostas outras funções além das estabelecidas pelo estatuto de fundação.

Da mesma maneira a SMMA coloca que as associações precisam ter uma diretoria e que o trabalho deve ser em equipe. Porém, os catadores precisam capacitar-se para executar funções administrativas, trabalhar com computadores, programas, planilhas, lidar com bancos, fazer bom uso dos equipamentos e estabelecer regras de segurança e higiene.

Por exemplo, aqueles que fazem atividades diferentes de suas funções justificam-se e assumem outras responsabilidades. Porém, quando é necessário assinar documentos, eles o fazem segundo os cargos que foram nomeados. Há também resistências para capacitação para os cargos, e mesmo para assumi-los na sua íntegra. Outros demonstram interesse em aprender habilidades e competências dos cargos que assumem. A vice-presidente e duas fiscais assumem o comando somente quando a presidente está ausente. Os demais associados devem manter a higiene das suas baias, cooperar com a limpeza da cozinha e contribuir para o bom funcionamento da rotina.

Existe uma instabilidade nas políticas públicas que reflete na capacitação e manutenção dos barracões. Segundo Ferraz (2016) a Acuba já obteve ajuda da Fundação de Ação Social (FAS), Associação Aliança Empreendedora, Fundação AVINA e o Movimento Nacional dos Catadores. O Instituto Lixo e Cidadania (ILIX) (2018) presta assistência técnica administrativa, financeira-contábil e jurídica para que a Associação desenvolva a autogestão e autonomia do grupo. A diretoria da Associação goza da ajuda do Instituto na contabilidade, registro de documentos (atas em cartórios), licença ambiental, alvarás, entre outros requisitados (FERRAZ, 2016).

Segundo Fayol a autoridade é um direito dos superiores, complementada pela responsabilidade. Envolve a cooperação, respeito, compromisso e cumprimento das obrigações sociais, fiscais e contábeis. A presidente da Acuba é eleita como representante, com atribuições específicas como emitir normas e ordens executivas para disciplinar e organizar o funcionamento das atividades. As políticas públicas estimular a autogestão dos barracões, mas exigem relatórios, informes e satisfação da aplicação dos recursos.

Segundo Hudson (2010), as teorias da autogestão, que pressupõem a ausência de intermediários e setores especializados, incentivam a autonomia. Contudo, fazer a gestão interna, que alcance princípios da autogestão, exigiria a presença de profissionais que

tratassem somente das funções da secretária e tesoureira. Os associados teriam, consequentemente, mais tempo para os trabalhos de separação, classificação e comércio.

A autoridade e responsabilidade sobre a pesagem dos materiais pode ser observada nas operações realizadas mensalmente. A balanceira, durante a semana, verifica o material, anota os pesos em impressos individuais, pede assinaturas de comprovação e repassa as informações para a secretaria, que as digitaliza e fornece recibos. A operadora da balança faz uso da autoridade para tirar os materiais que podem ser contraproducentes para o comprador e comprometer os acordos estipulados de qualidade.

Com uma das catadoras tive que parar e revisar todo porque todas as garrafas pet ficaram cheias de ar, além disso, o material PEAD Branco e Colorido não estava certo. Precisei de ajuda para agilizar o processo. Não tem como devolver o associado para sua mesa para que reorganize o material, implica mais tempo porque os associados conforme têm o material pronto vão posicionando a área e fica impossível mover todos os Bag, três catadoras próximas ajudaram a tirar os plásticos que não tem comercialização e tirar as tampas das garrafas PET. Fiquei a manhã toda e parte da tarde só com uma associada. Normalmente atendo três a quatro associados por dia (DEPOIMENTO, 2018).

O prenseiro é responsável por sua atividade e também pela verificação do material que lhe é entregue pelos associados. Foi observado que ele não recebe e nem passa ordens. Trabalha o dia todo no seu posto e toma suas decisões sem consultar os demais. Ao encher a prensa enfardadeira para plástico, ele aproveita as embalagens de ração de animais para fazer o fundo e o topo do fardo, e verifica o estado de cada garrafa plástica. A compressão do material é feita lentamente, e por partes. O profissional conhece os limites e dificuldades das prensas. Por esta razão, faz intervalos até conseguir fechar o fardo e dispô-lo em uma parte do barracão até o dia da vinda do comprador. Todo movimento dos materiais no barracão é feito com a ajuda de carrinhos e os fardos são pesados no momento da vinda do comprador.

Todas as atividades mostram que a secretária e a presidente cumprem com as responsabilidades profissionais, e exercem a autoridade quando necessitam manter a ordem e a claridade das atividades. Não foi verificada uma hierarquia com força de organização e autoridade na Acuba para fazer prevalecer a equidade.

Esta afirmação pode ser exemplificada com os momentos da recepção dos caminhões da Prefeitura dos Programas SE-PA-RE ou câmbio verde, enviados pelo programa Ecocidadão no pátio externo do barracão. Depois de verificado o lacre nas portas, elas são abertas por dois funcionários. Quando os associados ouvem o barulho do motor do veículo, partem, em corrida, de suas baias com sacos de ráfia vazios (bag) e param em frente às portas abertas. Quem chegar primeiro começa a receber o material. Parece ser assim, mas o que se

observou é que a secretaria se posicionou ao lado da porta e dirigiu a distribuição, sobretudo reservando material para aqueles que faltaram no dia.

Se a carga do caminhão for menor que 800 quilos, a divisão dos materiais pode ser desigual. Quando não há quantidade para todos em uma viagem do caminhão, aqueles que não receberam materiais serão os primeiros do próximo caminhão. Ao final da entrega, o motorista apresenta o documento que contém todas as informações sobre os materiais para ser assinado. A Associação fica com um ticket15 que traz o Peso Total Bruto (PTB) dos materiais. Qualquer um pode assinar e entregar para a secretaria, que certifica a entrega.

A divisão de materiais é por volume do bag, e quando este está cheio, passa-se para outro. Na medida em que o líder, à frente da porta traseira do caminhão, vê que os materiais ensacados não são de valor, deposita-os no pátio: vidros, brinquedos, material orgânico, mobiliário (cadeiras de praia), guarda-chuvas, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, e sucatas em geral. Calcula-se, ao observar a operação até o final, que 20% do material ficam no pátio. A percepção adquirida com o trabalho empírico colabora para reduzir a tarefa e o tempo de levar e trazer para fora do barracão. Esta operação colabora para que os associados carreguem menos peso no trajeto para suas baias que medem em média15 metros quadrados (Ver Fotografia 1).

Fotografia 1- Recepção dos materiais e ticket da PMC com peso total bruto.

Fonte: Registro pela Autora. Acuba (2018).

15 Ticket representa o aval dos materiais recebidos para o respectivo pagamento pelos serviços prestados. PMC, SMMA, Comissão especial de credenciamento, CURITIBA. (CREDENCIAMENTO/EDITAL N.º 003/2017- SMMA, 2017)

Na baia, acomodam o saco ao lado da mesa de triagem, que é pequena (três metros de comprimento e um metro de largura). Nas laterais, ela possui ganchos para pendurar sacolas de separação, que servem apenas para materiais de pequeno porte. Bombonas de 250 litros ficam neste espaço para serem descartados os rejeitos.

Depois da saída do caminhão, é necessário limpar o pátio. Há o pagamento coletivo dos associados para que um associado faça este serviço, considerado imprescindível pela Comissão Especial de Credenciamento da PMC: 4.12 - “Caberá à Contratada manter a área interna e externa limpa e desobstruída. É vedada a utilização da área de passeio para qualquer etapa do processo de manuseio do material reciclável” (CURITIBA. CREDENCIAMENTO/EDITAL n. 001/2017, 2017, p. 36).

Os rejeitos restantes da separação são coletados pela Prefeitura. As quantidades podem ser parâmetros para analisar a eficiência do processo de separação. Segundo o Departamento de Limpeza Pública, a diferença de peso entre a quantidade de rejeitos e o material entregue, bem como a quantidade comercializada são índices de eficiência e eficácia. Vale destacar que somente a avaliação dos pesos e das quantidades pode incorrer em falhas porque o material recebido contém resíduos orgânicos, hospitalares, fezes de animais, animais mortos, embalagens de venenos, e outros resíduos contaminantes. (Ver Fotografia 2).

Fotografia 2- Rejeitos dos materiais separados

Documentos relacionados