• Nenhum resultado encontrado

Anexo I. Autorização para a realização do estudo na Unidade Local de Saúde do Alto Minho Anexo II. Requerimento e autorização por parte do Conselho de Administração para consulta dos processos clínicos e dados informáticos das pessoas com Esclerose Múltipla acompanhadas na consulta de Neurologia da Consulta Externa da ULSAM, EPE

Anexo III. Parecer da Comissão de Ética

Anexo IV. Autorização para utilização do MOS SF-36v2 Anexo V. Consentimento Informado

Anexo VI. Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Clínica Anexo VII. Questionário de estado de saúde (MOS SF-36v2)

Anexo VIII. Grelhas de análise de (alguns) artigos científicos no âmbito da QV e EM decorrentes da pesquisa bibliográfica efetuada

Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Dr. Franklin Ramos

Rosa Emília da Rocha Rodrigues, Enfermeira Coordenadora da Consulta Externa na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, mestranda do Curso de Mestrado de Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Unidades de Saúde da APNOR, encontra-se a desenvolver o trabalho de investigação subordinado ao tema “Da qualidade de vida dos doentes com

Esclerose Múltipla aos custos: Um contributo para a gestão da Unidade Hospitalar”, com os seguintes objetivos:

 Estudar a relação da qualidade de vida percebida pelos doentes com Esclerose Múltipla nos diferentes subgrupos;

 Relacionar a qualidade percebida com os custos para a Instituição Hospitalar;  Relacionar a percepção da qualidade de vida dos doentes co Esclerose Múltipla dos diferentes subgrupos e os custos.

A investigação proposta inscreve-se no paradigma quantitativo do tipo correlacional. O instrumento de recolha de dados consiste no instrumento Short Form Health Survery 36- item,

SF-36 para aplicar a 50 doentes de Esclerose Múltipla, da Consulta Externa do ULSAM.

Assegura-se o cumprimento criterioso de todos os pressupostos éticos inerentes ao trabalho, designadamente a confidencialidade quer dos participantes quer da instituição.

Mais se informa, que o estudo será desenvolvido sob orientação das Prof. Doutoras Carminda Morais e Paula Odete Fernandes.

Neste contexto, solicita-se autorização para a realização do estudo em apreço na Instituição que preside.

Tratando-se de um trabalho académico, cujos prazos são rigorosamente estabelecidos, solicita-se, desde logo, a brevidade possível na resposta.

Para uma maior explicitação do estudo, junto se anexa o projeto de investigação bem o instrumento de recolha de dados. Disponibiliza-se, também, os contactos: Telef. 919503993 e email rmilir@hotmail.com, para qualquer informação que entendam por bem solicitar.

Respeitosos cumprimentos,

Viana do Castelo, 13 de Dezembro de 2012 Pede-se deferimento

Anexo II. Requerimento e autorização por parte do Conselho de Administração para consulta dos processos clínicos e dados informáticos das pessoas com Esclerose Múltipla acompanhadas na consulta de Neurologia da Consulta Externa da ULSAM

Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Dr. Franklin Ramos

Rosa Emília da Rocha Rodrigues, Enfermeira Coordenadora da Consulta Externa na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, mestranda do Curso de Mestrado de Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Unidades de Saúde da APNOR, encontra-se a desenvolver o trabalho de investigação subordinado ao tema “Da qualidade de vida dos doentes com Esclerose Múltipla

aos custos-Um contributo para a gestão da Unidade Hospitalar” e que junto cópia da

autorização da Comissão de Ética.

Vem por este meio solicitar a V. Excelência, se digne autorizar a consulta dos processos clínicos e dados informáticos dos doentes com Esclerose Múltipla, que frequentaram a consulta de Neurologia da Consulta Externa, nos últimos 5 anos. Assim como, autorização para recorrer ao envio dos questionários por correio para a residência dos doentes ou efectuar contacto telefónico, caso não se verifique atempadamente, o número suficiente de questionários aplicados, por forma a obter uma amostra representativa para o trabalho de investigação. Assegura-se o cumprimento criterioso de todos os pressupostos éticos inerentes ao trabalho, designadamente a confidencialidade quer dos participantes quer da instituição.

Mais se informa, que o estudo esta a ser desenvolvido sob orientação da Prof. Doutoras Carminda Morais e Prof. Doutora Paula Odete Fernandes.

Tratando-se de um trabalho académico, cujos prazos são rigorosamente estabelecidos, solicita-se, desde logo, a brevidade possível na resposta.

Respeitosos cumprimentos.

Viana do Castelo, 11 de Junho de 2013

Pede-se deferimento

Ex.ma Senhora:

Em resposta ao pedido que me formalizou é com todo o prazer que envio a versão portuguesa do instrumento de medição SF-36 (MOS Short Form Health Survey – 36 Item - version 2) para aplicar no âmbito do trabalho de investigação que pretende realizar. Este instrumento permite (i) medir e avaliar o estado de saúde de populações e indivíduos com ou sem doença; (ii) monitorizar doentes com múltiplas condições; (iii) comparar doentes com condições diversas; e (iv) comparar o estado de saúde de doentes com o da população em geral.

A sua validação e a obtenção dos valores normais encontram-se nas seguintes referências:  Ferreira PL, Santana P. Percepção de estado de saúde e de qualidade de vida da

população activa: contributo para a definição de normas portuguesas. Revista

Portuguesa de Saúde Pública 2003; 21 (2): 15-30.

 Ferreira PL. Criação da versão portuguesa do MOS SF-36. Parte I – Adaptação cultural e linguística. Acta Médica Portuguesa 2000; 13: 55-66.

 Ferreira PL. Criação da versão portuguesa do MOS SF-36. Parte II – Testes de validação. Acta Médica Portuguesa 2000; 13: 119-127.

Mais informação sobre as características desta medida poderá encontrar em http://www.uc.pt/org/ceisuc/RIMAS/Lista/Instrumentos/SF36

Desejo-lhe o melhor êxito para o seu trabalho.

Com os meus melhores cumprimentos.

Prof. Doutor Pedro Lopes Ferreira

Carta enviada por correio eletrónico

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Av. Dias da Silva, 1653004-512 COIMBRA • tel/Fax 239 790 507

Centro de Estudos

e Investigação em Saúde da Universidade de

Coimbra

Pedro Lopes Ferreira

Professor Associado com Agregação Email: pedrof@fe.uc.pt