• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO XIV- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

AUXILIAR DE VETERINÁRIO Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Animal. 2) Noções de Farmacologia e Toxicologia Veterinária Básica. 3) Vias de administração de medicamentos e materiais descartáveis. 4) Noções de Microbiologia e Parasitologia Animal. 5) Principais Zoonoses. 6) Noções Básicas sobre Nutrição Animal. 7) Doenças infecto contagiosas e vacinas. 8) Noções básicas de Preparação Cirúrgica - Paramentação e Instrumentação. 9) Esterilização de instrumentos cirúrgicos e clínicos. 10) Noções de primeiros socorros. 11) Limpeza de equipamentos do local de trabalho. 12) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 13) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- ANDRIGUETTO, Jose Milton. Nutrição animal: bases e fundamentos. Nobel.

- COLVILLE, Thomas. Anatomia e Fisiologia Clínica para Medicina Veterinária. Elsevier. - CRMV-RS. Manual de Zoonoses. Vol I e II.

- FEITOSA, Francisco Leydson F. Semiologia Veterinária -A arte do diagnóstico. 3a Ed. Roca.

- LAPCHIK, V. B. V.; MATTARAIA, V. G. M.; KO, G. M. Cuidados e Manejo de Animais de Laboratório. Atheneu. - SANTOS, Mário Marcondes Dos; FRAGATA, Fernanda Da Silva. Emergência e Terapia. 1a Ed. Roca.

- NATALINI, CLÁUDIO C. Teoria e técnicas em anestesiologia veterinária. Artmed.

- NATIONAL RESEARCH COUNCIL OF THE NATIONAL ACADEMIES. Guia para o cuidado e uso de animais de laboratório. 8a Ed. Porto. EdiPUCRS.

- PADDLEFORD, Robert R. Manual de Anestesia de Pequenos Animais. 2a Edição. Roca.

- QUINN, P. J.; MARKEY, B. K.; CARTER, M. E.; DONNELLY, W. J.; LEONARD, F. C. Microbiologia veterinária e doenças infecciosas. Artmed.

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. BORRACHEIRO

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Pneus, câmaras de ar e pneumáticos em geral: tipos, modelos e indicações de uso. 2) Revisão, calibragem, troca de pneus e câmaras de ar, reparo de pneumáticos em geral, troca de válvulas de câmaras de ar, montagem e desmontagem de pneus, trabalhos de recauchutagem de pneumáticos. 3) Noções básicas sobre combustíveis e ferramentas. 4) Noções sobre limpeza do local de trabalho. 5) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 6) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos listados. COLETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Limpeza das vias públicas. 2) Materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. 3) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 4) Primeiros Socorros. 5) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho. Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. COVEIRO

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Conhecimentos de construção em geral, pintura e jardinagem. 2) Produtos, materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. 3) Limpeza e conservação em geral. 4) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 5) Primeiros Socorros. 6) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. COZINHEIRO

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Noções gerais sobre: a) alimentos, b) função dos alimentos, c) vitaminas e nutrientes, d) estocagem dos alimentos, e) controle de estoque, f) reaproveitamento de alimentos, g) conservação e validade dos alimentos. 2) Fundamentos de Alimentação e Nutrição humana. 3) Preparação e higiene de alimentos e refeições em geral. 4) Higiene, vigilância sanitária de alimentos e segurança alimentar. 5) Limpeza e conservação dos objetos de uso, de equipamentos e do local de trabalho. 6) Produtos, materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. 7) Faxina, limpeza, arrumação e higiene em geral. 8) Coleta

seletiva, separação e destinação correta do lixo. 9) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. CUIDADOR SOCIAL

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações relacionadas com os conteúdos indicados. Conhecimentos Específicos:

1) Família. 2) Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 3) O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. 4) Cuidados e atenção com crianças, adolescentes e jovens. 5) Educação Social eEducação não formal. 6) Trabalhos e oficinas em grupo e a organização do trabalho sócioeducativo. 7) Violência: formas, prevenção e combate. 8) Saúde, bem-estar, higiene e cuidados corporais. 9) Alimentação. 10) Primeiros Socorros. 11) Álcool e Drogas: fundamentos, prevenção, abordagem, ações. 12) Doenças transmissíveis e nutricionais. 13) Inclusão Social. 14) Atividades de apoio e atendimento em abrigos. 15) Direito de Crianças e Adolescentes. 16) Risco e Vulnerabilidade na Infância e na Adolescência; Adolescente Infrator. 17) Proteção Social Básica. 18) Benefícios Assistenciais. 19) Objetivos das Assistência Social. 20) Legislação

Referências Bibliográficas:

- BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e alterações. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

- BRASIL. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

- BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 e alterações. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Dez Passos para uma Alimentação Saudável. Brasília, 2002.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Série Cadernos de Atenção Básica, n.11. Brasília, 2002.

- BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. 2010.

- AFONSO, Maria Lucia Miranda. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Casa do psicólogo.

- BIZATTO, José Ildefonso. Adolescente Infrator - Uma proposta de Reintegração social baseada em políticas públicas. Editora Baraúna.

- CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. A Família Contemporânea em Debate. Cortez.

- CRAIDY, Carmem Maria (Org.). Medidas Sócio-Educativas: da repressão à educação: a experiência do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS.

- DIEHL, Alessandra; FIGLIE, Neliana Buzi. Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?. Artmed.

- GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez.

- HUTZ, Cláudio Simon. Situações de Risco e Vulnerabilidade na Infância e na Adolescência: aspectos teóricos e estratégias de intervenção. Casa do Psicólogo.

- OLIVEIRA. Walter Ferreira de. Educação Social de Rua - As bases políticas e pedagógicas para uma educação popular. Artmed.

- OUTEIRAL, José. Adolescer: estudos revisados sobre a adolescência. Revinter.

- TEJADAS, Silvia da Silva. Juventude e ato infracional: as múltiplas determinações da reincidência. EdiPUCRS, - TIBA, Içami. Juventude e Drogas: anjos caídos.Integrare Editora.

- Site http://www.mds.gov.br/

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. ELETRICISTA

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Princípios básicos e Leis da eletricidade. 2) Conhecimentos sobre sistemas elétricos em geral. 3) Instalação, manutenção e reparos de sistemas elétricos em geral. 4) Materiais e ferramentas utilizados nas instalações elétricas. 5) Desenhos e simbologias utilizadas em projetos. 6) Unidades de medida e grandezas elétricas. 7) Equipamentos elétricos. 8) Instrumentos de medição elétrica. 9) Dimensionamento de circuitos e determinação da potência a instalar. 10) Lâmpadas e sistemas de iluminação. 11) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho. 12) Organização do local de trabalho. 13) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 14) Primeiros socorros. 15) NBRs.

Referências Bibliográficas:

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão. - MINISTÉRIOS DO TRABALHO. NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

- LARA, Luiz Alcides Mesquita. Instalações elétricas. IFMG. - MILLER. R. H. Operação de sistemas de potência. McGraw-Hill. - Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. GARI

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Noções gerais sobre limpeza e higiene em geral. 2) Materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. 3) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 4) Primeiros Socorros. 5) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. GUARDIÃO

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre: a) guarda e vigilância de bens públicos; b) rondas e inspeções; c) controle de entradas e saídas; d) preservação e conservação do patrimônio; e) medidas preventivas contra sinistros e desordens; f) postura e providências em caso de sinistros e desordens; g) atendimento e auxílio ao público; h) higiene e apresentação pessoal; i) limpeza e organização no trabalho; j) primeiros socorros, h) coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo, i) noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. LAVADOR DE VEÍCULOS

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações relacionadas com os conteúdos indicados. Conhecimentos Específicos:

1) Limpeza de veículos e máquinas em geral. 2) Produtos, materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. 3) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. 4) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. MECÂNICO I

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Características, função, localização, manutenção, defeitos, reparo, substituição e regulagem de peças e dos diversos sistemas de veículos, máquinas e motores movidos à gasolina, a óleo diesel ou qualquer outro tipo de combustível. 2) Prevenção, identificação e conserto de problemas mecânicos de veículos, máquinas e motores. 3) Características e reparo dos sistemas elétricos de veículos ou máquinas. 4) Lubrificação, regulagens e calibragens de equipamentos mecânicos, pneumáticos e hidráulicos. 5) Ferramentas de trabalho. 6) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho. 7) Organização do local de trabalho. 8) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo.

Referências Bibliográficas:

- Publicações e legislações que contemplem os conteúdos indicados. MECÂNICO II

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos sobre cidadania e consciência ecológica. Conhecimentos Específicos:

1) Características, função, localização, manutenção, defeitos, reparo, substituição e regulagem de peças e dos diversos sistemas de veículos, máquinas e motores movidos à gasolina, a óleo diesel ou qualquer outro tipo de combustível. 2) Prevenção, identificação e conserto de problemas mecânicos de veículos, máquinas e motores. 3) Características e reparo dos sistemas elétricos de veículos ou máquinas. 5) Soldagem, recondicionamento, substituição e adaptação de peças. 6) Montagem e desmontagem de pneus, conserto de câmaras de ar, serviços de borracharia em geral. 7) Ferramentas de trabalho. 8) Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho. 9) Organização do local de trabalho. 10) Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo.

Referências Bibliográficas:

MESTRE DE OBRAS